TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA[pic 1] REGISTRO DE AVALIAÇÃO

Por:   •  5/12/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.183 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL SUBSECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA[pic 1]

REGISTRO DE AVALIAÇÃO – RAv

DESCRIÇÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE ANO LETIVO: 2020

ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS

Coordenação Regional de Ensino: Guará

Unidade Escolar: Escola Classe SRIA

Ano: 1º ano

Turma: B          

Turno:

(     ) Matutino

( X        ) Vespertino

Professor(a):

Estudante:

Bimestre: 1°

Total de dias letivos:

Total de Faltas:

Professor (a), ao elaborar o Registro de Avaliação (RAv) - Descrição do Processo de Aprendizagem do Estudante, é importante considerar, conforme as DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO (2014, p.49) “que o mesmo contenha elementos da avaliação diagnóstica observados pelo docente e/ou pelo Conselho de Classe: as aprendizagens evidenciadas e as dificuldades percebidas devem ser descritas na primeira parte do documento. Em seguida, devem-se apresentar as estratégias utilizadas ou as intervenções conduzidas para sanar tais dificuldades, bem como os resultados das intervenções e outras orientações que se fizerem necessárias para que o registro cumpra a sua função formativa”. Importante considerar também o Currículo em Movimento da Educação Básica, da SEEDF, e o Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.

Esse relatório compreende ao 1º bimestre, e refere-se aos períodos de aulas presenciais (fevereiro e março) e não presenciais (período do atendimento remoto), seguindo as orientações da Portaria nº132/2020, no DODF nº 108, devido à pandemia do COVID-19. Diante de tal realidade, para atendimento a(o) estudante, houve a priorização dos conteúdos do Currículo em Movimento, respaldado pela SEE/DF, impressão de atividades, e disponibilização, no AVA-Ambiente Virtual de Aprendizagem pela Google Classroom e WhatsApp, de atividades, explicações , estratégias de mediação e avaliação com o suporte pedagógico de vídeos gravados e/ou selecionados pelo professor; com o acompanhamento direto do responsável, auxiliado pelo docente. Nesse período, a frequência será computada pela realização e  devolução das atividades, bem como o acompanhamento das aprendizagens do estudante. A avaliação permanecerá com seu caráter formativo, por meio de construção de webfólio ou portfólio das atividades propostas, conforme regido no documento de Orientações à Rede Pública para o Registro das atividades Pedagógicas não Presenciais.

Durante o período de aulas presenciais, a aluna mostrou-se pontual e frequente e adaptou-se facilmente ao ambiente escolar, relacionando-se bem com a professora e os colegas. A estudante demonstrou pouco avanço na leitura, e a aplicação do teste da psicogênese revelou que não diferencia letras e números, reconhece a grafia de poucas letras e não relaciona a escrita com a fala, tendo sido classificada dentro da fase Pré-Silábica. A aluna participou de reagrupamento intra e extra-classe, e realizou as atividades em sala com atenção e interesse, tendo efetivado o cadastro de acesso à plataforma antes do dia 13 de julho.

Durante o período de aulas remotas, além das atividades impressas entregues quinzenalmente, foram utilizados diversos recursos, dentre eles: vídeos gravados pela professora, vídeos disponíveis na internet, formulários, textos para leitura online, plataformas e apps de jogos e atividades interativas, e ainda o uso do livro didático e caderno para suporte aos estudos. Entretanto, apesar de estar inserida na sala de aula virtual, a estudante não interagiu, realizou ou devolveu  as atividades pela plataforma.

Quanto ao componente curricular de Língua Portuguesa foram ofertadas atividades de contato com o alfabeto com ênfase no reconhecimento e aprendizagem dos fonemas e atividades contextualizadas de leitura, interpretação e escrita abordando os diversos gêneros textuais.

No componente curricular de Matemática, conforme identificado na avaliação diagnóstica, a estudante reconhece a grafia de alguns numerais, mas demonstra dificuldade na escrita dos mesmos. Compreende os conceitos de: igual e diferente; grande, médio e pequeno; maior e menor; grosso e fino; em baixo e em cima; perto e longe; em frente e atrás; dentre outros. Realiza a contagem de 1 a 10, e faz correpondência entre os números e as quantidades, porém necessita desenvolver as habilidades referentes às operações de adição e subtração. Neste sentido, além das atividades, foram propostos jogos interativos pela plataforma wordwall, e outros aplicativos de celular, para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Porém, a aluna não gerou devolutiva das atividades interativas nem registrou acesso aos jogos online.

Em relação aos componentes de ciências, história, geografia, e artes foram trabalhados os conteúdos sobre as fases da vida e a ideia de temporalidade (passado, presente e futuro); Eu: direito ao nome e construção da identidade; percepção de tempo e rotina; partes do corpo;  higiene do corpo; Respeito à diversidade sociocultural e familiar; espaço famíliar: percepção do espaço da casa, interno e externo; tipos de moradia; representação dos diferentes espaços e registros de memória na cidade (ruas, endereços e etc); Regras em diferentes espaços (sala de aula, escola, lugares públicos, etc). Entretanto, não foi possível avaliar as aprendizagens da estudante, devido a ausência de devolução das atividades propostas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com