TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SECRETARIA DE ECONOMIA DO DISTRITO FEDERAL: PIM VI

Por:   •  5/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.655 Palavras (11 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 11

                

UNIVERSIDADE PAULISTA

Nayara de Pádua Resende

                

SECRETARIA DE ECONOMIA DO DISTRITO FEDERAL: PIM VI

Brasília

2021

UNIVERSIDADE PAULISTA

Nayara de Pádua Resende

SECRETARIA DE ECONOMIA DO DISTRITO FEDERAL: PIM VI

Projeto Integrado Multidisciplinar V para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Pública apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador(a):

Brasília

2021

RESUMO

O Presente trabalho vem discorrer sobre as disciplinas de Finanças e Orçamentos Públicos, Planos de Negócios e Ética e Legislação Trabalhista e Empresarial, utilizando-a para a pesquisa de campo a instituição, demonstrando através de pesquisa aplicando o conhecimento adquirido no transcorrer do curso de graduação tecnológica em Gestão Pública. Especificamente tem o objetivo de evidenciar como estudo das disciplinas aqui abordadas pode melhorar o funcionamento da instituição, citando como os dados levantados partem ser debatidos, aplicando assim possíveis melhorias na gestão. Utilizando-se de metodologia de pesquisa como levantamento de dados colhidos na própria instituição e pesquisa literária especifica, fazendo-se então um cruzamento de   informações para se alcançar o objetivo. Demostrando algumas das muitas ferramentas para um melhor gerenciamento nas organizações. Ao final da leitura do presente projeto, espera-se entendimento claro por parte do leitor, tentando alcançar a coesão entre as opiniões do autor e do leitor.

Palavras-chave:  Plano de Negócios, Ética, Orçamento, Finanças, Gestão Pública.

ABSTRACT

The present work discusses the disciplines of Finance and Public Budgets, Business Plans and Ethics and Labor and Corporate Legislation, using it for the institution's field research, demonstrating through research applying the knowledge acquired during the undergraduate course. technology in Public Management. Specifically, it aims to show how studying the subjects covered here can improve the functioning of the institution, citing how the data collected starts to be debated, thus applying possible improvements in management. Using fishing methodology as a survey of data collected at the institution and specific literary research, then crossing information to achieve the objective. Demonstrating some of the many tools for better management in organizations. At the end of the reading of this project, a clear understanding is expected from the reader, trying to achieve cohesion between the opinions of the author and the reader.


Keywords: Business Plan, Ethics, Budget, Finance, Public Management.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................................... 06
  2. FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS.........................................................07
  3. PLANOS DE NEGÓCIOS ...................................................................................10

  4. ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL.............................11

  5. CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................................................13

  6. REFERÊNCIAS.....................................................................................................14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho é baseado na disciplina de Finanças e Orçamentos Públicos e tem o objetivo de abordar aspectos de análise e a defesa do tema em questão, busca mostrar a importância do estudo que será desenvolvido junto a entidade analisada que trata-se da Secretaria de Economia do Federal (SEEC). Conforme a proposta da instituição de ensino o projeto será dividido além da primeira disciplina em mais duas partes abordando as matérias de Finanças e Orçamentos Públicos, Planos e Negócios e Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, respectivamente.

No conteúdo da matéria de Planos e Negocios, haverá uma introdução do assunto abordado, bem como conceitos aplicados à realidade da entidade analisada.

Além disso vamos abordar a disciplina de Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial, sendo interligada as outras temáticas.

FINANÇAS E ORÇAMENTOS PÚBLICOS 

Orçamento público é o instrumento utilizado pelo Governo para planejar a utilização do dinheiro arrecadado com os tributos (impostos, taxas, contribuições de melhoria, entre outros). Esse planejamento é de suma importância para oferecer serviços públicos ideais, e detalhar os gastos e investimentos que foram priorizados pelos poderes.

Essa ferramenta estima tanto as receitas que o Governo espera arrecadar quanto fixa as despesas a serem efetuadas com o dinheiro. Assim, as receitas são estimadas porque os tributos arrecadados (e outras fontes) podem sofrer variações ano a ano, enquanto as despesas são fixadas para garantir que o governo não gaste mais do que arrecada.

Uma vez que o orçamento detalha as despesas, pode-se acompanhar as prioridades do governo para cada ano, como, por exemplo: o investimento na construção de escolas, a verba para transporte e o gasto com a saúde. Esse acompanhamento contribui para fiscalizar o uso do dinheiro público e a melhoria da gestão pública e está disponível no Portal da Transparência do Governo do Distrito Federal.

O processo de planejamento envolve várias etapas, porém três delas se destacam: a aprovação da Lei do Plano Plurianual (PPA), da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).

Cada uma dessas leis é proposta pelo Poder Executivo, a partir de objetivos específicos, e depende da aprovação do Congresso Nacional. Isso permite que os deputados e senadores eleitos como nossos representantes influenciem o orçamento, adequando as leis às necessidades mais críticas da população que representam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com