TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SITUAÇÃO PROBLEMA: TRABALHO DE PEDAGOGIA

Por:   •  14/3/2020  •  Ensaio  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

SITUAÇÃO PROBLEMA

Muitas crianças dentro do Maternal 2 não têm grande desenvolvimento da fala. A criança que tem problemas para se expressar acaba apenas usando o gestual para mostrar o que quer. E isso pode inibir seu processo de desenvolvimento na área da linguagem, além de não praticarem a atenção auditiva. Para isso, se faz a prática da Contação de Histórias para o Maternal 2.

JUSTIFICATIVA

As crianças de 02 à 03 anos são caracterizadas por estarem em pleno desenvolvimento cognitivo. Porém, muitas crianças ainda não conseguem dialogar e proferir palavras. A falta da oralidade sucede-se pela criança ainda estar em formação, e para isso é muito importante os recursos que a história consegue oferecer. Com a Contação de histórias na sala, segundo RCNEI (1998, p.24), a criança passa a verbalizar mais, e criar hipóteses imaginárias que ajudam a criar seu caráter nesta etapa da vida, além de enriquecer sua comunicação e interação social.

PÚBLICO-ALVO

Crianças do Maternal 2: de 02 à 03 anos de idade.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL

• Ofertar um estímulo para adesão de vocabulário para os pequenos, ajudando-os a pronunciar as palavras e atenção para a escuta da história falada.

OBJETIVO ESPECÍFICOS

• Trazer histórias lúdicas que envolvam palavras pequenas e curtas para crianças de 02 à 03 anos pronunciarem.

• Desenvolver a escuta ativa e atenciosa para a história.

• Estimular a fala por meio da audição.

AVALIAÇÃO

A avaliação se dará por meio de registros feitos pela proponente e pelo monitor da sala. Será registrado os alunos que conseguiram adquirir e desenvolver sua oralidade.

PRODUTO FINAL

Serão tiradas fotos dos melhores momentos do projeto, fazendo um pequeno cartaz que poderá ser demonstrado na escola e vídeos gravados em um CD.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil. (BNCC). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JdyDVYh3RNcpRqKe2UDdaH5hPjDUZbFbqfWu6gkg9jPzZ8wKaCgXwN8MpmGa/bncc-educacao-infantil--ebook-nova-escola.pdf . Acesso em 2019.

CASTRO, Gisely M. Contação de Histórias na Educação Infantil. Disponível em: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/contacao-de-historias-na-educacao-infantil/56729 Acesso em 2019. Acesso em 2019.

SCHNOOR, Daiane. GEOVANA. Maternal II tem Contação de Histórias. 2019. Disponível em: https://www.iraceminha.sc.gov.br/noticias/index/ver/codMapaItem/126024/codNoticia/550462. Acesso em 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com