TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Semana de Arte Moderna

Por:   •  1/12/2017  •  Monografia  •  11.818 Palavras (48 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 48

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo geral analisar a forma de se trabalhar com poesias em sala de aula não visando formar grandes leitores, mas transformando o aluno no leitor crítico aptos a interpretar e compreender o que o poeta quer transmitir por meios de suas poesias, neste caso o poeta Vinicius de Moraes, no qual foi analisadas em dez projetos nas escolas públicas e privadas do 2º Ano do Ensino Fundamental I, através de pesquisas na internet. E como objetivos específicos compreender e analisar a forma que esses projetos promoveram aos educandos o prazer pela leitura, na utilização do lúdico. Para que isso fosse possível foi realizado um estudo em caráter qualitativo e quantitativo através de pesquisa bibliográfica e documental. Em busca de subsídios para a realização da analise dos projetos desenvolvidos nas escolas, foram estudados e obtidas através de livros fundamentados em autores como Lajolo &Zilberman (2010), Paulo Freire (2002), Bordini (1991), Pinheiro (2007) e Vinícius de Moraes (2014), com seus poemas da coletânea A Arca de Noé. Revistas pedagógicas, arquivos relacionados ao contexto abordado. Também, projetos escolares envolvendo a mesma proposta, que será a ferramenta principal para analisar a problemática levantada. Finalizando o estudo ressaltando que a poesia é de fundamental para o desenvolvimento pessoal e social, pois ela transforma a realidade de cada aluno. É através da poesia que o aluno amplia a cultura e o letramento enfatizando as poesias de Vinicius de Moraes, pois são próprias para esses alunos nos anos iniciais, com poesias musicadas e torna o ensino mais prazeroso.

Palavras-chave: Vinícius de Moraes, Poesias, Pequeno Leitor.

  1. INTRODUÇÃO

A poesia para criança é o ponto de partida para formar leitores reflexivos, criativos e recheados de experiências positivas. Consequentemente, ousa-se dizer que através dos poemas é possível instruir, educar e também divertir, o público mirim.

O interesse por estudar este gênero literário, a poesia, bem como suas implicações em sala de aula, surgiu através de observações feitas ao longo de estágios nas escolas publicas nos municípios de Olinda e Recife. Pela falta ou o mau uso deste gênero.

Percebe-se que o uso da leitura e em especial da poesia tem sido esquecidas nas escolas. Muitas vezes por falta de tempo o professor deixa de trabalhar com textos que o ajudaria no futuro e seria de fundamental importância e significado para os alunos.

Com esta percepção é oportuno afirma que os docentes tendem a deixar passa despercebidos essa importante ferramenta para o aprendizado. A constatação desse ocorrido não é atribuída pela falta da prática a esse tipo de literatura, e sim metodologia usada pelos profissionais da educação, que deixam a deseja. A pouca valorização e o despreparo de alguns professores vêm causando a perda de um dos tesouros cultural da língua portuguesa, a poesia.

Nesse sentido as questões problematizadas que nortearam o estudo foram: Qual a contribuição da poesia de Vinicius de Moraes para a formação intelectual, emocional e social do aluno? Em que sentido a obra de Vinícius de Moraes, A Arca de Noé, é considerada uma ferramenta para o aprendizado? Como o universo literário do autor Vinícius de Moraes pode ser um estimulo para o prazer de ler?

Pretende-se, por meio da presente pesquisa, explorar a problemática vivenciada nas salas de aulas, a qual mostra que a leitura está sendo pouco explorada em sala de aula, no entanto ela é de fundamental importância para a formação de conhecimentos sabendo que através da mesma o aluno conhece diferentes culturas, etnias, lugares e crenças.

Dentro da literatura existem vários gêneros textuais, cada um com suas características especificas, o poema é um gênero rico em vários aspectos que devem ser explorados na sala de aula.

Falar de poesia é falar de texto que toca o coração, que invade a alma e desperta o que de melhor há no ser humano, o amor: pelo outro, pela vida e pelo que ela pode-lhe proporcionar.

Citar Vinícius de Moraes como poeta principal é reconhecer o mérito de quem tanto fez pela poesia brasileira, e os caminhos aberto para os poemas infantis. Seus textos, da Arca de Noé (1974), fizeram parte da infância de muitos adultos e hoje serve de acervo cultural para as crianças.

Vinícius foi um dos poetas que mais compreendeu a poesia infantil. Libertando os poemas, escrito para criança, do compromisso tradicionalista contendo valores pedagógicos. Contudo, isso só foi possível através da Arca de Noé, uma coletânea de poesias infantis, que percorre pelo o imaginário, o mundo fantástico de muita criatividade e ousadia, no qual proporciona um delírio lúdico para os pequeninos.

O presente trabalho tem como objetivo geral, analisar como o trabalho desenvolvido a partir do universo literário de Vinícius de Moraes, mobilizado pela poesia contribui na formação de futuros leitores. E como objetivos específicos os de verificar como a obra do autor Vinícius de Moraes (A Arca de Noé), desenvolver a criatividade e o pensamento crítico. Identificar como os projetos com as obras tem estimulado o prazer de ler. Verificar através dos projetos vivenciados e publicados nos sites, as estratégias contidas para oferecer um trabalho de qualidade e alcançar resultados significativos, com as obras literárias de Vinícius de Moraes.

A pesquisa apresentada terá como base, referências obtidas através de livros fundamentadas em autores como Lajolo &Zilberman (2010), Paulo Freire (1984), Bordini (1991), Pinheiro (2007), Coelho (2010) e Vinícius de Moraes (20014), com seus poemas da coletânea A Arca de Noé. Revistas pedagógicas, internet a qual servirá usada nas coletas de dados, pesquisar arquivos relacionados ao contexto abordado. Também, projetos escolares envolvendo a mesma proposta, que será a ferramenta principal para analisar a problemática levantada.

A abordagem deste estudo será de caráter qualitativo, quantitativo através de pesquisa bibliográfica e documental. A análise se dará por meio dos projetos envolvendo a obra de Vinicius e Morais nos anos iniciais em dez escolas cujas atividades tenham sido publicadas na mídia com intuito de propagação.  

2   A POESIA

        De acordo com o poeta Paul Valéry (1999, p.180) "A origem da palavra poesia advém do grego “poiesis” que em sua acepção significa criar, fazer". Nota-se que em todos os momentos históricos no mundo, houve e há alguém que através de evocações, impressões e emoções por meio de sons e ritmos harmônicos criaram, recriou e fez da poesia, a linguagem dos sentimentos e das emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (77.1 Kb)   pdf (524.7 Kb)   docx (247.2 Kb)  
Continuar por mais 47 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com