TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tendência liberal da pedagogia

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  4.221 Visualizações

Página 1 de 5

  1. Questões para estudo e compreensão do texto:
  1.  Como se caracteriza a tendência liberal da pedagogia?

R=  A pedagogia liberal acredita que eles preparam os indivíduos para que assim eles desempenhem papeis sociais, conforme a aptidão individual,assim o mesmo se adapta aos valores e normas da classe, desenvolvendo sua cultura individual.

  1. Como se caracteriza cada uma das pedagogias classificadas como liberais ?

R= Pedagogias liberais faz com que o aluno se adapte a sociedade e não o contrário. Ela é dividida em Tradicional (desenvolve o papel de memorizar), Renovada  (aborda experimentos e pesquisas) e Tecnicista (é voltada a profissionalização).

  1. Como se define a tendência pedagógica denominada como progressista?

R= O termo” progressista”,emprestado de Snyders , é usado aqui para designar as tendências que,partindo de uma análise crítica das realidades sociais, sustentam implicitamente as finalidades sociopolíticas da educação. Não tem como institucionalizar-se numa sociedade capitalista; daí ela ser um instrumento de luta dos professores ao lado de outras práticas sociais.

  1. Como se caracteriza cada uma das pedagogias denominadas progressistas?

R= A educação progressista libertadora de uma forma geral questiona concretamente a realidade das relações do homem com a natureza e com os outros homens, visando a uma transformação, daí ser uma educação crítica , tem como inspirador e divulgador Paulo freire.

   A tendência progressista libertária acredita que a escola  é  capaz de mudar a personalidade do aluno. E que o individuo é um produto social, sendo que seu desenvolvimento realizado no coletivo ,O aluno tem a liberdade de escolher se vai ou não trabalhar, tendo seu interesse pedagógico baseado nas necessidades individuais ou do grupo.

   A tendência crítico-social de conteúdos coloca em foco que a escola é um mecanismo de preparação do aluno para o mundo adulto.  E que os métodos desenvolvidos se dão através da experiência do aluno  .  O trabalho docente faz uma relação a prática vivida pelos alunos com os conteúdos propostos pelo professor, onde acontecerá a ruptura em relação a experiência menos elaborada.

 

  1. Com os critérios estabelecidos que definem tendências pedagógicas e pedagogias, analise sua experiência pessoal de escolaridade, verificando que pedagogia caracterizou ou direcionou sua vida escolar, fazendo uma  análise crítica dessa situação.

R= Acredito que seja a liberal tradicional  pois  a mesma tem a função de preparar o intelectual e moral dos alunos para que assim eles assumam seu papel na sociedade. Dessa forma o conhecimento e valores sociais que acumularam conforme o tempo foi passando foi repassados pra os alunos como uma verdade

absoluta,na minha vida escolar os professores exerciam autoridade e exigia que os alunos fossem receptivos em relação aos assuntos, o ensino era receptivo e mecânico , só que hoje existem outras tendência que está em práticas nas escolas do Brasil. Com  isso , as experiências que se adquirem é uma preparação para a sociedade numa vida adulta cheia de responsabilidades, onde o objetivo é um sucesso financeiro,onde a escola preparou  para facilitar a vida profissionalizante. Porque na verdade a escola prepara o aluno para a vida adulta para que tenha sucesso na vida profissional para que assim continue a alimentar o capitalismo, a escola, o estado, o governo,a igreja, trabalha a favor do capitalismo.  

2..sugestões de temas para a dissertação ou discussão em grupo 

  1. Uma análise crítica da sua experiência de escolaridade,do ponto de vista de orientação pedagógica.
  2. Uma opção pedagógica para sua prática docente.
  3. A direção pedagógica principal presente na prática escolar brasileira.

         Uma opção pedagógica para sua prática docente

    Escolher  uma opção pedagógica para a prática docente nos dias atuais não funciona muito, pois hoje a junção de todas traz um resultado satisfatório, é claro que uma sempre prevalece para de certo modo comandar o estilo docente,contudo tem que ter um pouco de cada tendência.

    A opção  pedagógica para a minha prática docente seria a tendência progressista crítico social dos conteúdos , porque não há aprendizagem  e confronto as realidades sociais  sem os conteúdos . a partir do que o aluno já sabe e da sua história e vida cotidiana e que se acrescentará novos conhecimentos para que assim seja feita uma aprendizagem significativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (300.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com