TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Piagetiana

Por:   •  3/12/2020  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 5

  Fazer uma resenha abordando cada conceito central da teoria Piagetiana e sua relação com a explicação sobre como ocorre o desenvolvimento. A resenha deve ser feita a partir dos textos e vídeos disponibilizados e deve contemplar: adaptação, assimilação, tipos de assimilação, acomodação, organização, esquema, estrutura, estádio, componentes da cognição, sistema cognitivo, ação. Atenção: Fazer um texto coeso e sem cópias.

  ALUNA: Ana Paula Bibiano       MATRICULA: 85881    

Os estudos que foram desenvolvidos pelo Piaget nos concedeu conhecer a forma como ele compreende o desenvolvimento mental da criança e como seus estudos a cerca da gênese do conhecimento pode permitir ao professor um novo olhar em sua prática na busca de ações que condicione ao sujeito a capacidade de construir conhecimento a partir de sua inteligência, ação e interação com o meio. E para poder compreender melhor os seus estudos, em relação a epistemologia genética, é necessário conhecer algum de seus principais conceitos.

 Adaptação: Possibilita ao individuo responder aos desafios do ambiente físico e social. Dois processos complementam essa adaptação, sendo eles, a assimilação ( uso de uma estrutura mental já formada) e a acomodação ( processo que implica a modificação de estruturas já desenvolvidas para resolver uma nova situação , a essência do funcionamento biológico e do funcionamento intelectual. Todos os organismos vivos possuem, ou seja, tem tendência de se adaptarem ao ambiente, sendo que ocorrem por meio de dois processos básicos, assimilação e acomodação.

            A assimilação é um processo cognitivo em que o sujeito classifica um novo dado as estruturas cognitivas prévias, ou seja, quando a criança tem novas experiências ( vendo coisas novas, ou ouvindo coisas novas) ela tenta adaptar esses novos estímulos ás estruturas.  O próprio Piaget define a assimilação como uma integração a estruturas prévias, que podem permanecer invariáveis ou são mais ou menos modificadas por esta própria integração, mas sem descontinuidade com o estado precedente, isto é, sem serem destruídas, mas simplesmente acomodando-se a nova situação.

        E assimilação se dividi entre Assimilação Reprodutora que é o exercício de repetir, tendência de repetir incansavelmente a ação e também de construir novos esquemas, pois a repetição engendra a constituição de esquemas, a Assimilação Recognitiva: ( discriminar, reconhecer) marca o aspecto interacionista da teoria.  A recognição da conta das características do real para selecionar os esquemas apropriados, ela como a reprodução supõe que o novo remete ao conhecimento, ou seja, que o presente esta religado ao passado. A assimilação é compreendida aqui como uma memória, tem também a Assimilação Generalizadora: ( extensão de esquemas novos objetos, generalizar) que exprime o caráter exploratório da atividade cognitiva e abre caminho ás novidades, e por ultimo a Assimilação Reciproca: ( coordenação de esquemas, inovar) è a que desempenha o papel mais importante no desenvolvimento do conhecimento, porque é concebida como a resultante de novas coordenações. Intervém igualmente na constituição de atos de inteligência.

Saindo das assimilações, temos o conceito da Acomodação, que è a variação de um esquema ,a criação de novos esquemas, ou a modificação de velhos esquemas, ações que resultam em uma mudança no esquema ou no seu desenvolvimento. Ela acontece quando a criança não consegue assimilar um novo estimulo, ou seja, não existe uma estrutura cognitiva que assimile a nova informação em função das particularidades desse novo estimulo. Diante desse impasse, restam apenas duas saídas: criar um novo esquema ou modificar um esquema existente. Ambas as ações resultam em uma mudança na estrutura cognitiva. Ocorrida a acomodação, a criança pode tentar assimilar o estimulo novamente, e uma vez modificada a estrutura cognitiva, o estimulo é prontamente assimilado. Resumindo, a acomodação são ajustamentos que melhoram, qualificam melhor o ato de assimilar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com