TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Unidade Taboão da Serra

Por:   •  23/3/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.381 Palavras (6 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

                ANHANGUERA EDUCACIONAL

Unidade  Taboão da Serra

PEDAGOGIA

Maria Aparecida da Silva Matias

RA

Roberto

RA

Joceli Adélia de Assis da Costa  

RA

Gisleide do Nascimento Maciel

RA

O Projeto de Vida e a formação integral dos sujeitos

Taboão da Serra ,  de Setembro 2022

PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO

Disciplinas Integradoras:

Adolescencia e Juventude no seculo xxI- Temas Atuais em Educação – Gestão Educacional-Pedagogia em Espaços não Escolares-Relação Interpessoais Administração de Conflitos ,Gestão de Projetos Educativos Educação Praticas de Estudos,Competencias Socioseducacionais.

Tutor à Distância:  Simoni Cristine Parpineli da Silva

Tutor Presencial:   Roberta

 

 

                                         

Sumário

1     INTRODUÇÃO        4

2      LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL        5

3     O PROTAGONISMO E O DESENVOLVIMENTO JUVENIL        5

4     ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA:POSSIBILIDADE E DESAFIOS        6

5     METODOLOGIAS ATIVAS        6

6     INFOGRAFICO        7

7     CONCLUSÃO        7

1   INTRODUÇÃO

Este trabalho tera como objetivo demonstrar como amenizar a evasão escolar que representa um dos maiores desafios da educação brasileira, em especial, na etapa do Ensino Médio, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) monstram que a taxa de abandono escolar no ensino medio na rede publica mais do que dobrou no ano passado. Em 2020, o percentual de estudantse que abandonaram instituições foi de 2,3%, enquanto que, em 2021 a taxa subiu para 5,6%, um aumento bem consideravel. Na escola estadual “Clarice Lispector”, esse tem sido um desafio a ser enfrentado pela equipe gestora, pois os índices de evasão aumentaram nos últimos cinco anos, principalmente, entre os alunos do Ensino Médio. Nessa escola que iremos citar o  “ Projeto de Vida e Formação Integral do Sujeito”, são  questões socioeconômicas, raciais, familiares e de saúde

A direção da escola é ocupada pela pedagoga Rute, que tem buscado compreender os fatores desse aumento e, assim, traçar estratégias para reverter a situação. A diretora prima pela gestão democrática dentro da escola e, nesse sentido, constantemente convida os professores e equipe pedagógica para refletir sobre essas questões.

Os professores, a equipe pedagógica e a diretora Rute identificaram, a partir dessa leitura, que o trabalho com o Projeto de Vida pode ser a estratégia necessária para atribuir sentido e significado às experiências escolares na vida do estudante e levá-lo a se envolver com as atividades pedagógicas desenvolvidas na escola e, consequentemente, evitar a evasão. A diretora Rute ainda acrescentou a necessidade de repensarem as abordagens metodológicas realizadas no colégio, visto que muito alunos não se sentem desafiados a atuarem de forma mais participativa nas atividades propostas.        

O Projeto de Vida deve proporcionar experiências para compreender a realidade, os desafios do mundo contemporâneo, assim como, promover a tomada de decisões éticas, formando sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis.

Iremos utilizar os textos disponiveis no plano de trabalho e materiais extraidos de pesquisas feitas em sites de buscas para esse desenvolvimento.

2  LEI E DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL

Com relação as Leis da Educação podemos dizer que tivemos algumas leis bem beneficas para os aprendizados, podemos citar algumas que foram de extrema importancia na evolução da Educação Brasileira, dentre elas.

Recentemente no Brasil, o ensino médio foi reformulado a partir da Lei n.º 13.415 de 2017, tendo sido anteriormente apresentada à sociedade por meio uma medida provisória (MP) de n.º 746 de 2016. A Lei altera artigos da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9394/96 e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Conhecida como Lei da Reforma do Ensino Médio, ela foi muito discutida SOUZA, R, A; GARCIA, L, N.S. Estudo sobre a Lei 13.415/2017 e as mudanças para o novo ensino médio Jornal de Políticas Educacionais. V. 14, n. 41. Setembro de 2020 por diversos profissionais da área da educação, pois apresenta alterações e mudanças significativas para essa etapa da educação brasileira.

O texto final da Reforma do Ensino Médio foi publicado no diário Oficial em 17 de fevereiro de 2017, porém o novo modelo do Ensino Médio para ser implantado dependia da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que só foi homologada no final do ano de 2018. Diante desses apontamentos a pesquisa se propôs a estudar sobre a temática da Reforma do Ensino Médio a partir da Lei n.º 13.415/2017, de estudos e pesquisas que discutem sobre o novo modelo proposto para o ensino médio brasileiro e a partir dos olhares de professores e alunos de um curso de Licenciatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (451.6 Kb)   docx (484.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com