TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VILA VELHA

Por:   •  15/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ANDRESSA SIMÕES BOTELHO ALVES – RA 1742231

VILA VELHA

2017

 Como um professor pode fazer a diferença diante de uma dificuldade de aprendizagem? Qual a importância das reflexões do professor, a partir da sua percepção dos aspectos do desenvolvimento e do percurso de vida escolar dos alunos?

A partir do momento que o professor observa essa dificuldade é importante que ele não mascare que ela existe, penso que a primeira providência a ser tomada é a conversa com pedagogos e coordenação a respeito do aluno, pontuando o que foi observado em sala, pois entendo que o professor também deve ser apoiado diante da situação.
           Seguido disso, o professor deve observar a forma como o aluno reage diante das atividades e fazer intervenções quando necessárias, além de procurar estimular o aluno a gostar dos estudos ou da matéria aplicada. Caso essas ações não mudem o quadro de aprendizagem da criança é hora de recorrer aos pais e responsáveis, muitas vezes o aluno não tem adultos que possam os ajudar e orientar em suas casas, além de esse aluno poder estar passando por problemas familiares ou pessoais, o que influencia diretamente em sua aprendizagem e vontade de aprender.
          Seguindo ainda, se nada acima foi descoberto e o ajudou a resolver o problema é necessário orientar os responsáveis que façam possíveis avaliações com profissionais da área da saúde para verificar se a dificuldade não se dá devido a algum problema biológico no aluno.
          Por último, mas não menos importante, talvez seja necessário que o professor faça esforço para mudar a visão que o aluno tem dele, é importante que sejamos amigos dos nossos alunos, não apenas detentores e transmissores do saber.
          Quanto as reflexões, são necessárias não somente quando passamos por problemas na sala de aula ou quando conseguimos supera-lo, reflexões na profissão do educador é primordial. A reflexão constrói no professor novos métodos, formas, uma nova visão da educação e dos educandos a cada dia e deve fazer parte do cotidiano do professor e ser vista como uma importante ferramenta de trabalho, a qual não podemos esquecer em nossas casas. Um educador reflexivo, é um educador não limitado e com horizontes abertos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (62.2 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com