TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Geográfica para o Planejamento e Cidadania de Praia dos Recifes, Vila Velha, Litoral Sul, Espírito Santo

Por:   •  21/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  6.508 Palavras (27 Páginas)  •  443 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

CCHN – CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E NATURAIS

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE BACHARELATO EM GEOGRAFIA

        

Análise Geográfica para o Planejamento e Cidadania de Praia dos Recifes, Vila Velha, Litoral Sul, Espírito Santo

Pesquisadores: PALASSI, Patrick da Silva. palassip@yahoo.com.br

                        GOLÇALVES, Cyntia

                         MINCHIO, João Paulo

                         CAUS, Fernando

                         

VITÓRIA 2007

1.0 Considerações inicias

A constituição e a organização espacial da Região da Grande Terra Vermelha, assim como os problemas advindos das formas de uso e ocupação da área analisada nesta pesquisa, possuem geograficamente, fortes vínculos com a dinâmica do desenvolvimento econômico do município de Vila Velha.

Tal dinâmica através dos tempos vai refletir direta e indiretamente na questão da atual disponibilidade e parcelamento do solo urbano, principalmente no que tange a organização territorial nas áreas consideradas mais nobres ou de povoamento mais antigos/tradicional em detrimento das ocupações mais recentes, exceto as localizadas nas faixas mais próximas ao mar, devido a influencia do processo e especulação imobiliária ligada aos grandes empreendimentos de moradia e lazer voltados praticamente para as classes média-alta e alta.

Assim, quando se propõem pensar a questão do Planejamento Territorial do espaço e a questão da conquista a real cidadania tendo como viés teórico e metodológico a Geografia, devemos ter a consciência de que existem fortes relações entre a dinâmica espacial e territorial do município que reflete de certa maneira em conjunções e sobreposições de inúmeras e sucessivas formas de uso e ocupação do solo através da história local, regional e nacional. Tais metamorfoses espaciais se deram e ainda se dão de forma intensiva e extensiva variando de local para local, porém, sempre induzida e/ou patrocinada por diversos atores ligados principalmente a interesses econômicos e políticos.

2.0 localização da área de estudo

A área de estudo se encontra localizada na fachada litoral sul do município de Vila Velha do Estado do Espírito Santo/Brasil, mais especificamente entre as coordenadas geográficas pertencente ao quadrante formado pelos valores de  longitudes 40º 19’ 45” ; 40º 19’’ 57  W e latitude 20º 26’ 26” ;  20º 26’ 58” S.

Figura I

Mapa de Localização da Área de Estudo

[pic 1]

           Fonte: Caus, abril/2007.

O bairro da Praia dos Recifes limitado a Oeste pela rodovia Estadual ES 060 (Rodovia do Sol) e a Leste pelo Oceano Atlântico, faz parte do que se refere à Região da Grande Terra Vermelha, que se encontra, de certa forma, distante espacialmente da mancha urbana de Vila Velha, tendo como a principal via de acesso a rodovia citada.  

3.0 Apresentação da problemática

É marcante como problemáticas a serem observadas e analisadas na área de estudo quatro pontos fundamentais saber:

1) Hidrodinâmica local da costa intensa;

2) Ocupação que não leva em consideração as hidrodinâmica costeiras;

3) Intervenções pretéritas e atuais que contribuem para intensificação das atividades erosivas (inundações de quiosques e casas);

4) Intenção da prefeitura em fazer projeto de urbanização da orla;

Observou-se por meio de excursões a campo em dias alternados, associado ao levantamento bibliográfico técnico-científico feito sobre a área em questão, que a Praia dos Recifes possui hidrodinâmica intensa em relação á mobilização de feições de face de praia, principalmente nos perídios de entrada de frentes frias associadas a marés de Sizígia.  

Tal dinâmica está intimamente associada ao grande potencial de mobilização dos sedimentos e modificação da granulometria da face praial em eventos episódicos durante o ano principalmente nos meses de inverno. Assim, a ocupação da área de dunas bem como a zona de espraiamento é de certa monta gravíssimo em relação aos possíveis danos matérias e ambientais que podem ocorrem.

Contanto, observa-se que ocupação da fixa mais próxima ao mar não obedece ou despreza de maneira clara as limitações e sua hidrodinâmica natural.

As intervenções pretéritas (aproximadamente 20 anos antes do presente) somadas as de hoje, ocupação do taboal, restinga, e das bernas de tempestade, constitui-se num problema complexo a ser resolvido, visto os prejuízos ambientais e sócio-econômicos já existentes e os que podem advir da manutenção de tal situação.  

Somando-se a este quadro complexo e dinâmico inerente ao meio físico-natural e humano, consta a intenção da Prefeitura Municipal de Vila Velha em implantar um projeto de urbanização da orla, onde a Praia dos Recifes seria “beneficiada”. A questão é saber se tal urbanização vai ou não agravar ainda mais os problemas já verificados no local, ou talvez, se há a possibilidade de se mitigar os mesmos.

4.0 Metodologias aplicadas

Torna-se tarefa complexa elaborar um trabalho de compreensão dos agentes atuantes no relevo em escala de detalhe utilizando-se para tal os produtos cartográficos elaborados pelo projeto Radam-Brasil (IBGE, 1981), visto que estes se apresentam projetados ao milionésimo (1: 1.000.000) devido a sua concepção teórica e metodológica voltada ao levantamento dos recursos naturais e planejamento do território a nível nacional.

Sendo assim, tais produtos foram utilizados como alicerce das análises e indagações iniciais, entretanto mostrando-se pouco satisfatória em relação ao recorte espacial analisado (Praia dos Recifes).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.3 Kb)   pdf (988.7 Kb)   docx (805.8 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com