TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Lingüística

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 3

PRODUÇÃO TEXTUAL

Nome do acadêmico: Karlise da Silva

Curso: Gestão Financeira

Disciplina: Leitura e Interpretação de Textos

Professor da disciplina: Roseléia Ferreira Prestes

A variação linguística na linguagem oral e escrita

Conceito e entendimento sobre a variação linguística:

A língua é o principal instrumento de comunicação humano e onde há comunicação há linguagem, está pode se apresentar de formas diversas na qual os falantes se manifestam, apresento meu entendimento em relação ao fenômeno que reúne essas variantes.

Variação linguística é um fenômeno natural que ocorre com toda e qualquer língua, que por ser dinâmica e sensível se adequa de acordo a necessidade de interação social do falante.

Fatores históricos, geográficos, socioculturais, idade do falante e grau de formalidade do contexto da comunicação contribuem para essa diversificação dentro de um único sistema. Um exemplo comum no Brasil é a variação linguística regional, onde as falas de cada estado e região do país possuem suas particularidades e a mesma palavra pode apresentar diferentes significados.

As diferentes falas comprovam que a língua é viva e constante, não se limita a dicionários e regras, permitindo assim que a comunicação seja feita da forma mais eficiente e compreensível aos interlocutores.

Conceito e entendimento sobre preconceito linguístico:

Tendo em vista que a função da primordial da língua é a comunicação e o fato de vivermos em uma sociedade complexa e com diferentes grupos sociais, devemos considerar as diferentes falas como variações, jamais como erros, pois ao desprezarmos essas diferenças estaremos cometendo preconceito linguístico.

 Cria-se um padrão linguístico muito distante da realidade em que se vive a língua, pois dentre um mesmo idioma podemos observar diferenças como regionalismo, dialetos, sotaques, gírias e expressões populares, os quais são desenvolvidos ao longo do tempo e estão relacionadas a aspectos históricos, sociais e culturais de determinado grupo e é a partir do confronto entre a maneira de falar das pessoas e a língua culta, que surge a descriminação.

Para que haja respeito, esse mito que existe uma unidade linguística deve ser quebrado, pois ao desvalorizar o modo como os outros falam estamos julgando o nosso como o mais correto e colaborando com a prática da exclusão social.

Portanto todas as variações devem ser aceitas visto que se tratando de língua tudo é possível e justificável, pois ela é viva e se transforma de acordo com as necessidades do falante.

A forma como “internetês” vem transformando a escrita:

A eficiência da comunicação via internet fez com que se tornasse uma das mais utilizadas nos dias atuais, como forma de agilizar e dinamizar conversas a evolução tecnológica trouxe consigo um novo tipo de escrita o “internetês” a linguagem da internet, quanto mais pessoas foram tendo acesso ao mundo virtual maior ficou a prática dessa novidade linguística que vem se expandindo com o uso de ferramentas de comunicação online.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (214.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com