TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Variação Lingüística

Por:   •  18/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  579 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

 A variação linguística brasileira é muito extensa, é um fato em que nos 27 estados do pais são utilizadas muitas formas de linguagem e com isso podemos perceber que não são apenas as formas de ‘’prestigio’’ que são corretas.

 Podemos entender que a língua portuguesa é homogênea, é a forma de comunicação entre a sociedade, na qual pertence a todos os nativos do Brasil. A diferença já ocorre na fala que é individual, e sofre mudanças de acordo com a região, idade, condição social, etc.  O preconceito é realmente um dos pontos mais discutidos diante da variação,até na escola por exemplo professores tentam impor a norma linguística como obrigação a todos os alunos, como se ela abrangesse toda a população brasileira, independentemente de qualquer situação, o que é um erro.

No ano de 1960 nasceu a sociolinguística que tem a intenção de contribuir com o entendimento da língua, os pesquisadores chegaram a conclusão de alguns fatos como de que as línguas mudam, variam e evoluem. Em relação as variações podem ser citados alguns exemplos de acordo com o repertorio verbal como no estado da Bahia, podemos sentir a falta do artigo definido antes de nomes próprios, no Rio de Janeiro notamos que as pessoas ‘’puxam’’ o ‘’r’’, em Minas Gerais os mineiros são conhecidos pelas junturas das palavras.

Os jovens são um grupo no qual o uso de gírias é extremamente intenso, algumas expressões são consideradas ‘’estranhas’’ perante a norma culta, como ‘’ta ligado?’’, ‘’ta sussa’’ ‘’parça’’ ‘’ta pego?’’, etc.

Uma discussão que ocorre é em questão de qual forma é a correta de que falar, porem isto abrange um contexto enorme, pois não entra só em questão da variedade, mas também que cada ser humano tem a sua forma, entonação, ritmo na fala o que nos torna leva a um quebra-cabeça que é a variação linguística mas que quando se une nos leva a uma só língua, o português.  

Habilidades da língua.

Uma língua só pode ser compreendida por completo se a pessoa tiver o domínio da leitura, audição, fala e escrita.

Para que um professor possa trabalhar a parte oral do aluno é necessário o respeito em relação a variedade da língua do mesmo, pois a partir do momento que ele for criticado pode perder a vontade de aprender por ter sido exposto de uma forma desrespeitosa. É muito importante também trabalhar em grupo, trazer aos alunos atividades que estimulem o gosto pela língua, que busquem a criatividade do aluno, que quebre preconceitos linguísticos, e traga a sala de aula a participação de cada um que esta presente.

A exposição oral é uma parte fundamental para quebrantar a vergonha do aluno de falar em publico, a encenação de algum tipo de situação e historia ajuda muito.

Outro elemento essencial é a pratica da leitura que deve ser estimulada com atividades diária, os alunos devem criar o gosto por ler, e o professor pode fazer isto através de estratégias como atividade pós-leitura, variedades de livros na biblioteca, possibilidades de obras e gêneros escolhidos pelos próprios alunos, etc.

A pratica de produção de textos tambem é muito importante para os alunos, e para transforma-los em escritos competentes o professor deve faze-los produzir muitos textos com o objetivo de que eles consigam aprimorar as redações com o tempo independente do gênero.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com