TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viagem do Livro

Por:   •  29/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 8

][pic 1][pic 2]

UNIP – Santos – Campus Rangel

Pedagogia

Ana Keilla Costa Rodrigues – RA: N125BB-0 – Turma: PD3P41

Helena Dias Vicario – RA: N197HD-1 – Turma: PD3Q41

Juliana Carvalho Moreira dos Santos – RA: D48084-7 – Turma: PD2P41

Kelly dos Santos Felix Monteiro – RA: D26636-5 Turma: PD3Q41

Marina Luz Agnello – RA: D433FB3-3 – Turma: PD3Q41

Renata Caroline Ferreira – RA: N1719A-9 – Turma: PD3Q41

Projeto e pratica de ação pedagógica

2018

Santos

Tema do projeto: A viagem do livro.

Situação problema:

        Após um aprofundamento maior no assunto, nós, da Escola Encanto notamos que a prática da leitura vem sido abandonada cada vez mais, não é dado o devido valor que a mesma merecia, ela vem sendo cada vez mais substituída por eletrônicos, entre outras coisas. As crianças da atualidade raramente conhecem as histórias infantis clássicas muito menos tem contato com os livros. Tendo isso em vista nós decidimos implantar para nossas crianças o projeto: “A viagem do livro”. Quem participa desse projeto são as crianças do Maternal até o Jardim III, ou seja, crianças de 1 ano e meio até 5 anos, esse projeto foi implantado apenas para as crianças da educação infantil, pois acreditamos que é de pequeno que desenvolvemos bons hábitos para nossa vida. Todas as terças e sextas-feiras uma criança diferente é selecionada por ordem alfabética para levar a mala viajante, nessa mala contém o livro de história e um caderno, este caderno serve para cada família por onde o livro passar fazer um breve relatório sobre como foi à passagem do livro pela sua casa. Logo ao abrir esse caderno é encontrada uma folha de apresentação explicando um pouco do projeto, nela há alguns tópicos que podem ser seguidos para o desenvolvimento do relatório, ele terá que ser feito por algum membro da família e ao final a criança deverá fazer um desenho ou poderão colar uma foto do momento da leitura.  

        No decorrer do projeto as crianças poderão trazer algum livro de sua casa, um livro que tenha grande importância para ela para ser o livro viajante, o livro passará pela casa de todos os amigos e por meio de um sorteio será escolhido um dos livros que as crianças trouxeram. Para cada turma será sorteado um livro. Ao final do projeto haverá uma feira literária, cada turma com sua própria barraca onde o tema será o livro sorteado, nesta barraca poderão ter cenas e partes do livro, um cantinho de leitura, pinturas a respeito, desenhos das crianças, etc. Ainda serão feitas arrecadações de livros para doação a uma instituição que está formando a biblioteca para seus moradores.

        Acreditamos que a mistura de tudo isso será de grande importância também aos pais, pois os mesmo ao notarem a empolgação de seus filhos e o seu interesse pela leitura automaticamente valorizarão mais isso em suas casas e com as demais pessoas da família.

[pic 3]                                         [pic 4] 

Como aplicar:

        O livro será enviado para casa de cada criança da turma e passará três dias com a mesma. A família é de suma importância para o desenvolvimento desse projeto, pois os pais e a família são o maior exemplo da criança, portanto, ao vê-los interessados pela leitura isso reagirá ainda mais positivamente e o interesse da criança aumentará. Ao fim, quando todas as crianças tiverem levado o livro viajante o ciclo reiniciará com um novo livro, ao fim desse as crianças poderão trazer os seus para que cada uma escolha qual levará no seu dia de ir com a maleta para casa. O projeto durará cerca de 5 meses, ao fim desses meses será realizada a feira literária onde todos os alunos e professores poderão participar e ajudar, não apenas com a organização da mesma, mas também em forma de doações.

Recursos:

        O que será usado neste projeto são os livros presentes na biblioteca do colégio, a professora irá escolher um que ainda não seja de conhecimento das crianças para que a história chame a atenção delas.

Objetivo (benefícios):

O intuito principal do projeto é despertar na criança o interesse pela leitura, mostrar a ela que esse momento é divertido e muito gostoso, isso fará com que ela tome goste pela leitura e queira repetir isso na sua rotina, assim, ela crescerá com a consciência do quão importante é a leitura e passará isso para outras pessoas. Além disso, o intuito é despertar na criança o cuidado, a responsabilidade com o material da sua turma (a maleta, o livro, o caderno) e posteriormente o livro do amigo.

Outro pró deste projeto é o aprimoramento do senso crítico, a capacidade de interpretação de texto e a capacidade expressiva da criança, ou seja, sua capacidade de compreender o que é lido e com base nisso expressar para seus colegas e professores o que lhe foi útil e serviu de ensinamento.

Cronograma do projeto para todas as turmas:

        

08/03/18 – Início do projeto. Apresentação dele para as crianças.

09/03/18 – Início do projeto. A primeira criança levará o livro.

26/03/18 – Troca dos livros.

27/03/18 – Reinicio da viagem do livro.

21/04/18 – Recebimento dos livros que as crianças trouxeram para revezar com a turma.

22/04/18 a 22/05/18 – Escolha dos livros para cada criança e envio da maleta viajante. Dia 22 será o ultimo dia da viagem.

25/05/18 – Explicação para as crianças sobre a feira literária.

29/05/18 – Sorteio do livro que será tema da barraca (um para cada classe).

01/06/18 – Início do recebimento das doações de livros para a instituição.

12/06/18 – Retorno da viagem do livro com o livro que será trabalhado por cada classe na feira literária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (77.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com