TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A base da história da educação

Artigo: A base da história da educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 3

A educação se desenvolveu

Resposta nº 1

A base da história da educação começa com os gregos que investiram muito na civilização e na educação, realizaram muitas coisas começando com junção da educação com a Cultura. Trabalhavam nas suas escolas a alfabetização a escrita, além de realizarem um ensino público onde muitos tinham a chance de estudar, mas a Grécia era divida em dois grupos, os espartanos que se dedicavam a ginastica e educação moral e os atenienses pela retórica e para o exercício da política. O investimento que os gregos faziam na educação era alto já que educavam através dos textos de Homero, e ensinava a virtude, o cavalheirismo, o amor à glória. Tinham Sócrates, Platão e Aristóteles que é eram filósofos importantíssimos da época que exerciam grande influência sobre eles; tendo também os sofistas que eram responsáveis por ensinar à retórica.

A história da educação na sociedade romana começa com a necessidade de forma administradores no estado. A igreja cristã inicia esse pensamento pedagógico. No governo de Constantino, o império adotou o cristianismo como religião oficial, e fez pela primeira vez à escola tornar-se o aparelho ideológico do estado a parti desses acontecimentos a educação em romana se desenvolve tendo apenas um ponto negativo já que o clero e a nobreza tinham acesso a uma boa educação, aonde as classes trabalhadoras tinham a educação oral, transmitida de pai para filho.

Já no pensamento renascentista o que influencio direto na educação foi teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico e através disso surgem fatos que favoreceram esse pensamento pedagógicos sendo eles as grandes navegações e o capitalismo comercial. A educação mudou muito já que muitas coisas forma descobertas e a cada dia o conhecimento evolui de forma rápida em muitas áreas da educação.

A educação mudou muito se aprofundando e trazendo consigo pensamentos filosóficos que atuam no campo da reflexão para possibilitar ao homem ter ou construir uma visão crítica sobre os problemas que o afetam em suas atividades e fazendo do homem um ser reflexivo e critico.

Após varias mudanças e depois das guerras o sistema educacional continua em um processo de mudança o que leva aos países da nova era a investir na formação do cidadão aonde a escolarização assume três níveis são eles elementar, secundário e superior.

Ocorreram muitas mudanças começando com as influencias de sociólogos na educação, aonde em alguns países começou se, notar um bom desenvolvimento nessa área, exemplo disso foi o Brasil que no começo existiam os movimentos anárquicos, que tinham no seu pensamento que se não ocorressem mudanças profundas na mentalidade das pessoas, jamais se se alcançariam seus objetivos. Depois de muita luta contra o analfabetismo no Brasil consegue se um avanço, pois Paulo Freire contribui na alfabetização de jovens e adultos, tendo ele pensamentos humanistas.

O Brasil se desenvolve de uma forma rápida tendo seu pensamento pedagógico definido por duas tendências gerais; a liberal e a progressista. Sendo que o primeiro defende a liberdade do ensino e a segunda defende um cidadão critico e participante, a maior influencia no Brasil começa com os jesuítas que abriram as primeiras escolas no Brasil e depois de muitos tempos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com