TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A discussão sobre esse desafio que é incluir os portadores de necessidades especiais

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.889 Palavras (8 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSAO 8

4 REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO

Com o presente trabalho pretende se ampliar o conhecimento e a discussão sobre esse desafio que é incluir os portadores de necessidades especiais não somente na escola, mas em um contexto mais amplo que é a sociedade e principalmente o meio em que vivem, observando diariamente o desenvolvimento e se há progresso no resultado da inclusão. A educação especial faz parte de "um todo" que é a educação. E ter o seu valor reconhecido é muito importante para que esses alunos especiais tenham seu crescimento e desempenho educacional satisfatório.

Nota se que a educação é uma educação voltada de todos onde os ditos "normais" e os portadores de algum tipo de deficiência poderão aprender uns com os outros. Uma depende da outra para que realmente exista uma educação de qualidade.

É fundamental a importância possibilitar a compreensão sobre a especificidade de atuação do pedagogo, seja em espaços escolares, para que haja uma gestão democrática no processo educativo tornando este um espaço participativo e cada vez mais construtivo com liberdade de expressão.

Para que esses seres humanos tão especiais possam ser educados e reabilitados, é importante a participação deles em escolas e instituições especializadas. E que eles disponham de tudo o que for necessário para o seu desenvolvimento cognitivo. Para tanto é preciso considerar as limitações de cada individuo quanto ser humano.

2 DESENVOLVIMENTO

As tecnologias invadiram a escola e nos fazemos parte da sociedade do conhecimento, que exige hoje que dominemos e façamos uso, cada vez maior das tecnologias que estão nossa volta. A instituição responsável pela formação do individuo, compete escola na condição de formadora de pessoas capazes de lidar com o avanço tecnológico da comunicação e informação, bem como colocara tecnologia em favor do processo de ensino e aprendizagem.

Os professores têm que incorporarem as tecnologias as suas práticas diárias, visando ao favorecimento da aprendizagem necessária à atuação na sociedade. As tecnologias para a educação buscam novas formas de ensino, visto que o campo da educação esta permeado de mudanças.

As tecnologias permitem ampliar o conceito de aula, de espaço e tempo de comunicação. Podem modificar a maneira de ensinar e prender, bem como a forma de organizar o ensino. No entanto, requerem do professor uma profunda reflexão e uma constante formação no sentido de conhecer, dominar e organizar ensino com a mediação das tecnologias.

O professor precisa ser preparado para interagir e dialogar junto com os seus alunos em situações fora dos muros da escola, em realidades externas e em mundos virtuais, como as redes sócias (SAMPAIO; LEITE, 1999).

Sobre isso, as Orientações Curriculares Nacionais (2008, p. 174) colocam:

Deve-se observar que a adesão aos recursos tecnológicos, proposta nesta tendência pedagógica, é hoje largamente retomada na educação, particularmente em relação ao acesso à informática e à comunicação em rede (internet). Observação que nos permite chamar atenção no sentido de evitar os reducionismos do passado, desafio das propostas atuais.

A inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais não se faz por uma resolução ou decreto, mas com mudanças de atitudes, de concepções e compromissos do nosso papel transformador, considerando que a presença dessa criança especial na classe comum é proveitosa.

A educação inclusiva pode ser concebida como a capacidade de acolher a todos, independente de suas condições, possibilita revisões de nossas praticas, para assim, construir da diversidade. Na escola de todos não há espaços para praticas que exijam o domínio de aprendizagem de todos da mesma forma, a inclusão acontece por meio de acesso a um currículo flexível e adaptado, atividades e matérias diversificados.

A perspectiva inclusiva abrange novas atitudes, matérias, recursos físicos, um currículo multicultural aberto à diversidade (MARTINS, 2006).

No ambiente escolar temos que aceitar plenamente as pessoas com necessidades especiais, não impedindo o seu acesso à escola comum, ter adaptações curriculares, organização do tempo e espaço escolar, novos procedimentos e concepções avaliativas, desenvolver as potencialidades dos alunos e respeitar seu ritmo próprio.

Todo trabalho pedagógico inicia-se pelo levantamento das dificuldades apresentadas pelos alunos com necessidades educativas especiais, analisando com o professor da sala e recursos que poderá dar suporte ao professor da sala comum realizando um trabalho de parceria (MENDES, 2003).

Segundo Serra (2008) é nesta declaração que o movimento de inclusão de alunos de necessidades especiais toma corpo gerando discussões importantes em todo mundo:

Essa declaração propõe que governos e organizações sejam guiados pelos espíritos de sua proposta e recomendações, que desta forma cada criança possa ter a oportunidade de conseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem. Propõem ainda que os sistemas educativos implementados possuam a devia diversidade, a fim de que cada criança ou jovem tenham acesso a escolas regulares (SERRA, 2008, p.35).

Um dos grandes desafios que se coloca a escola inclusiva são a preparação, interação e conscientização da equipe pedagógica, bem como na formação, participação e formação de professores, ainda que se façam necessários programas de formação mais significativos para uma qualificação maior desses profissionais. Na perspectiva dessa abordagem, não é difícil verificar como a escola pode contribuir para o sucesso ou o insucesso do aluno e, que através desses mecanismos forma-se o tipo de ser humano desejável para uma determinada sociedade.

Na questão da inclusão da educação do aluno com necessidades educativas especiais o especialista deve concentrar-se em uma investigação sobre o funcionamento da instituição, seu currículo, a pedagogia que orienta a ação educativa e o tipo de avaliação, e sugerir as modificações necessárias para reduzir as diferenças e a amplitude dos possíveis insucessos escolares, não só dessas crianças, mas de todos os alunos.

Incluir é trocar entender, respeitar, valorizar, lutar contra exclusão, transpor barreiras que a sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com