TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da historia e geografia

Por:   •  1/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da História e Geografia[pic 1]

                                                             

     História é a ciência humana que estuda o desenvolvimento do homem no tempo, analisando os processos históricos, para poder compreender um determinado período já a Geografia é a ciência que estuda as características da superfície do planeta, fenômenos climáticos e a ação do ser humano no meio ambiente. As duas matérias são consideradas ciência auxiliar uma da outra, tendo em comum o objetivo para a formação da cidadania.

     A Geografia só foi implantada nas escolas como obrigatoriedade no ano de 1837, com o principal objetivo voltado aos cargos políticos e ao longo dos anos isso foi mudando e ela passou a ter sua devida importância e a História por sua vez também estava entrelaçada a política, após a proclamação da república, a construção da identidade do país passou a ser de grande importância, para poderem ensinar aos alunos os grandes heróis nacionais e feitos políticos grandiosos, isto até hoje não mudou muito.

     As matérias são importantes tanto no ensino básico como no fundamental para que as crianças possam entender melhor suas origem, meio ambiente, ética, pluralidade, cultura entre outros, e ai que entra os PCN`S para garantir que todos tenham o mesmo ensino em todo país.

     Então pensando em Historia e Geografia no âmbito escolar, voltada até o ensino fundamental, podemos concluir que são indispensáveis estas matérias para a construção da cidadania, pois ajudam as pessoas a entenderem melhor a si mesmas e o mundo em que vivem para podermos construir um futuro melhor. Conforme Paulo Freire dizia “ A educação não muda o mundo, a educação muda as pessoas, e as pessoas mudam o mundo.”

Nome: Ana Claudia Degani dos Santos RA: 6653388462

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (90.5 Kb)   docx (181.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com