TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria: História, Geografia e Ciências

Por:   •  15/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Colégio Novo Horizonte

Aluna: Isabelle Silva Soares Cerqueira

5º ano

Professora:  Rosângela

Matéria: História, Geografia e Ciências.

Trabalho sobre Folclore

O que é folclore?

É a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração.

Lendas da região sul:

Mula sem cabeça, negrinho do pastoreio, saci pererê e curupira.

Provérbios:

A união faz a força.

A voz do povo é a voz de Deus.

De grão em  grão a galinha enche o papo.

Em briga de marido e mulher não se mete a colher.

Parlendas :

Dedo mindinho,

Seu vizinho,

Pai de todos,

Fura bolo,

Mata piolho.

Sol  e chuva, casamento de viúva .

Chuva e Sol, casamento de espanhol.

Comidas típicas:

No Norte o peixe assado e o pato ao tucupi, no Nordeste o acarajé e a carne de sol, no Centro Oeste a galinhada e arroz com pequi, no Sudeste a feijoada e o tutu do feijão , no Sul o pinhão assado e o churrasco .

Você conhece a Mula sem Cabeça? O Curupira? O Chupa Cabra? O lobisomem? Sabia que eles fazem parte do folclore brasileiro? Sabia né? Mas talvez você não saiba que não é só de assombração que é feito o mundo do folclore não. Têm também os costumes, tradições, músicas, linguagem, brinquedos, brincadeiras, mitos, contos, superstições, artesanato, festas populares… Daí nas festas tem as danças folclóricas como o baião, o frevo, o maracatu, a quadrilha… É. Isso tudo é folclore brasileiro e da melhor qualidade!

Além das lendas e danças folclóricas existe também a música folclórica composta pelas cirandas de roda, cantigas, serenatas, acalantos… Isso tudo sem falar da literatura de cordel, trava língua, quadrinhas, perlendas. Tem muita coisa mesmo pra gente aprender com o Folclore.

Mas nesse especial vamos falar das lendas. Você sabe o que é uma lenda? Não. Não é a filha do piolho, aquela é a lêndea. Lenda nada mais é do que uma história cheia de fantasia que é contada de geração pra geração através dos tempos. Elas são em grande parte histórias muito, muito antigas e que muita, mas muita gente já escutou.

Curiosidade: O Jogo da Peteca

De origem indígena, este jogo teve sua prática regulamentada, por muitos anos, nos Clubes América e Regatas São Cristóvão do Rio de Janeiro.

Conta-se que, em 1928, nas Olimpíadas de Antuérpia, os brasileiros exibiram esse jogo, desconhecido dos europeus, causando-lhes tão boa impressão que foi solicitada, ao médico esportivo Dr. José Maria de Melo Castelo Branco, sua regulamentação.

Enviada posteriormente, tornou-se, o jogo, mais difundido na Finlândia do que no Brasil, conforme declaração de atletas, em recente visita ao país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (89.3 Kb)   docx (297.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com