TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importâNCIA DA ARTE NA FORMAÇÃO ESTÉTICA

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Neste trabalho apresento a importância da arte na formação estética. Como a criança começa a desenvolver a arte, como ela utiliza a arte para expressar seus sentimentos.

Apresento também a vida e obra do artista Romero Britto. Como se iniciou sua carreira, os primeiros traços de Romero, onde já se via que seria um excelente artista, e as pessoas que o auxiliaram e que deram forças para continuar na busca do sucesso, não o sucesso financeiro, o sucesso pessoal, o amor pela arte falava mais alto dentro dele.

DESENVOLVIMENTO

A criança começa desde cedo a incluir a arte em sua vida, como por exemplo, os rabiscos e o desenho livre. Isso faz parte da educação infantil como forma de expressão e linguagem. A criança utiliza varias formas para expressar sua arte, desde pintar seu próprio corpo, e ate mesmo desenhar na areia.

A arte visual está conectada aos sentimentos, aos pensamentos e a realidade. A criança muitas vezes se expressa por meio de desenhos. Muitos casos são desvendados através de desenhos feitos pelas crianças. Como o caso do menino de 06 anos que foi abusado sexualmente dentro da escola em 2013.

[...] Um desenho feito por um menino de 6 anos revelou que ele teria sido abusado sexualmente na Escola Parque 210 Norte. Segundo informações da Polícia Civil, que investiga o caso, o menino tem aula no local onde o crime teria ocorrido apenas às terças-feiras à tarde e a criança teria feito o desenho para a diretora da instituição que ele freqüenta nos outros dias da semana.[...]

(http://www.camaraempauta.com.br/portal/artigo/ver/id/4743/nome/Policia_investiga_estupro_de_crianca_que_revelou_crime_atraves_de_desenho)

Os elementos da arte são influenciados por elementos da cultura. A criança elabora a arte por meio de sua historia de vida.

O artista plástico brasileiro, Romero Britto, é consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop. Nasceu no Recife, Pernambuco, no dia 06 de outubro de 1963. Com oito anos já mostrou interesse e talento pela arte. Iniciou pintando em sucatas, papelão e jornal, isso tudo com muita criatividade e imaginação. Sua família Daca o maior apoio, ajudando a desenvolver seu talento natural, mostrando livros de arte, outros artistas, com isso ele foi se apaixonando pela arte visual. Ele ficava sentado copiando Toulouse e outros mestres dos livros, por dias e dias.

Sua primeira exibição publica foi aos 14 anos e vendeu seu primeiro quadro à Organização dos Estados Americanos. Mesmo encorajado pelo sucesso precoce, as circunstâncias modestas de sua vida o motivaram a estabelecer metas e a criar seu próprio futuro. Ele mesmo diz que na condição de criança pobre no Brasil, teve contato com o lado mais sombrio da humanidade. Como resultado, passou a pintar para trazer luz e cor para sua vida.

Como freqüentou escolas publicas, recebeu bolsa de estudos para uma escola preparatória e com 17 anos entrou para a Universidade Católica de Pernambuco, no curso de Direito. Também viajou para a Europa e visitou novos lugares e viu a arte que só conhecia em livros. Exibiu seus trabalhos em vários países como Espanha, Inglaterra, Alemanha e outros, durante um ano. Assim que voltou para o Brasil, seu desejo pelo contato com o mundo ficou mais forte, queria continuar mostrando sua arte. Logo desistiu do curso de direito e decidiu visitar um amigo de infância, Leonardo Conte, que estava estudando inglês em Miami, Estados Unidos. A paisagem cultural diversa e a beleza tropical o fizeram lembrar-se do Brasil. Decidiu então fazer de Miami sua residência permanente.

Conheceu uma norte-americana chamada Sharon, com quem se casou e teve um filho, Bradon, que está sendo educado em Miami. Lá trabalhou como atendente em lanchonete e lava - rápido ajudante de jardineiro e caixa de loja. Durante esse tempo fez muitas amizades e através desses amigos conheceu Cheryl Ann , sua segunda esposa, e teve um filho, Brendan Britto. Enquanto estava em busca de uma galeria onde pudesse mostrar sua arte, Romero começou a exibir seu trabalho nas calçadas de Coconut Grove, na Florida. Depois chegou até a Steiner Gallery, em Bal Harbour, também localizado na Florida. Galeria onde Berenice Steiner e Robyn Tauber começaram a vender seus trabalhos à entusiastas da arte do mundo inteiro.

Depois, Romero iniciou uma parceria com uma loja que vendia móveis artísticos em Coral Gables, Coconut Grove e Bayside Marketplace, em Miami. Suas obras eram vendidas nesta loja. O Dono das lojas, Sr Mato, decidiu assinar um contrato de aluguel de curto prazo, no então famoso Mayfair Shops, em Coconut Grove, por estar tão entusiasmado com as vendas das obras de Romero. O local que foi alugado era antes um salão de beleza. Porem o Sr Mato não renovou o contrato, com isso, as obras de Romero estavam sendo mostradas entre os equipamentos do salão. Assim foi criado o estúdio de Romero. E ainda, o Sr Mato deu a ele a oportunidade de manter a loja até terminar o período de locação. Quando terminou o prazo de 04 meses, o artista assumiu a locação e manteve se estúdio em Mayfair Shops durante 06 anos.

Foi também, neste mesmo estúdio, que Michael Roux, na época diretor presidente da Absolut Vodka, convidou Romero para criar uma pintura para ser usada em uma nova campanha publicitária da vodka. Artistas pop muito conhecidos e conceituados, como Andy Warhol, Keith Haring, Kenny Scharf e Ed Ruscha, também trabalharam nesta campanha. Romero foi o 5º a ser contratado pela vodka. As mais importantes revistas publicavam os anúncios publicitários. Ao todo foram 62 publicações nos Estados Unidos. Essas mesmas publicações foram distribuídas ao redor do mundo inteiro muito rápido e foram vistas por milhares de pessoas. Empresas de renome como a Grand Manier, Pepsi Cola,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (88 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com