TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importãncia do brincar na educação infantil

Por:   •  11/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.640 Palavras (11 Páginas)  •  6.671 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Cidade

2017


 CARINA DE FATIMA WENCESLAU[pic 6]

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Projeto apresentado ao Curso de Pedagogia da Instituição Unopar Cascavel

Orientador: Prof(ª). Gislaine Buraki

Cidade

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        12

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        13

REFERÊNCIAS        14

APÊNDICE        16

ANEXO        17


1 INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho tem como objetivo discutir a importância do lúdico na educação infantil, tendo como foco principal a necessidade de mostrar o quanto o brincar ajuda no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Estamos vivendo em um mundo com tantas mudanças que estamos esquecendo-se de repassar que o brincar é também um recurso escolar.

A proposta deste trabalho será mostrar que a imaginação a criatividade, desenvolvimento motor, estímulos de competências, melhoramento da expressividade, regras e limitações, laços afetivos, interação social e outros benefícios só são oferecidos através do brincar.

É necessário também que os pais e educadores estejam cada vez mais estimulando e conscientizando que o lúdico deve ser vivenciado na infância não somente como diversão mais também de forma agradável e como uma forma de aprendizado. Será abortado o que alguns pensadores falam sobre o lúdico na educação infantil e as transformações que vem sendo feita ao longo dos anos.

Neste estudo serão mostradas algumas brincadeiras, as razoes para brincar e quais são os objetivos das brincadeiras e como estão sendo usadas em escolas nas redes municipais de Cascavel- PR. Neste sentido, o objetivo deste estudo é explorar um pouco afundo tudo que envolve o lúdico e sua importância na Educação Infantil.

1.1 O PROBLEMA

Quais os são objetivo da ludicidade na educação infantil?

Como a ludicidade é abordada e vista hoje nas escolas?

Como o lúdico é visto por pensadores como Jean Piaget, Lev Vygotsky, Marina Montessori entre outros pensadores?

As mudanças que vem ocorrendo no brincar.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAL OU PRIMÁRIO

Mostrar a importância de praticar o lúdico na educação infantil e o quanto pode beneficiar a criança em seu desenvolvimento e ter a oportunidade de explorar, inventar e criar que só o brincar proporciona, as suas praticas pedagógicas e o papel do brinquedo.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

1. Mostrar a importância do lúdico na vida das crianças e como ela vem sendo introduzida nas vidas do mesmo.

2. Observar de que forma vem sido desenvolvida no dia a dia das crianças.

3. Como vem sendo aplicadas essas brincadeiras e como são avaliadas seus objetivos.

4. Quais as razões para brincar.

 5. O brincar e a escola.

6. Técnicas lúdicas.

7. As dificuldades encontradas.


3 JUSTIFICATIVA

        É através das brincadeiras e brinquedos que as crianças aprendem a criar, descobrir, estimular a imaginação, construir sua autonomia conseguem se expressar com maior facilidade, ouvir e também a respeitar e cada vez mais ela ira se prepara para seu meio social, ou seja, o brincar é de extrema importância e esta cada vez mais presente em nossas vidas.

 “Brincar é uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, estimula o desenvolvimento intelectual, possibilita as aprendizagens”. (Kishimoto 2003, p.15)

Consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa, bem como as contribuições social e acadêmica que o estudo pode proporcionar.

Escreva um parágrafo abordando o tema, outro demostrando o problema atual relacionado que motivou a escolha do tema. Por fim um parágrafo com a importância do seu trabalho nesse contexto, o que será abordado no trabalho que é relevante.

Não coloque experiências pessoais, este é um trabalho científico e deve ter importância para a comunidade científica bem como para a sociedade.

Neste item não é necessário inserir citações, exceto se for importante inserir dados estatísticos etc. Faça ao menos três parágrafos bem elaborados (não faça parágrafos com menos de 4 linhas).


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Lembre-se, a fonte do texto deve ser Arial, com tamanho 12. Exceto nas legendas de figuras relativas à fonte, e nas citações diretas com mais de 3 linhas, onde utiliza-se o tamanho 10. Não pule linhas entre os parágrafos.  

Neste tópico é importante apresentar o referencial teórico pesquisado pelo autor sobre o tema. Você deve fazer uma breve revisão da literatura do seu tema, aborde resumidamente o conteúdo dos seus 3 objetivos. Deve ter de 2 a 4 páginas e conter as referências nas normas da ABNT.

É importante utilizar várias fontes de pesquisas, lembrando-se que em um trabalho acadêmico as informações devem apresentar carácter cientifico. Utilize pelo menos 4 referências diferentes.

Para auxiliar seu entendimento sobre a formatação do trabalho, seguem algumas dicas de acordo com as normas da ABNT atualizadas para o ano de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (241 Kb)   docx (232.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com