TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO ESPECIAL e ESCOLA INCLUSIVA

Por:   •  7/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE EDUCAÇÃO ESPECIAL ESCOLA INCLUSIVA

Sejam objetivos e claros nas suas respostas! Escreva seu entendimento, não copie textos da internet.


1- Leia o que a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva fala sobre a escolarização de pessoas com deficiências, e descreva as diferenças e semelhanças entre Educação Especial e Educação Inclusiva.

R: A Educação Especial e a Educação Inclusiva são peças importante de um mesmo processo educacional, no qual se coloca em foco a escolarização de alunos com deficiências, ambas primando pelo bem estar do aluno, os professores devem ser informados e atualizados sobre as novas tendências educacionais, primando pela acessibilidade. A diferença entre os dois conceitos reside no termo ‘inclusão’. A educação especial é destinada apenas às crianças com deficiências motoras e/ou neurológicas graves, ou altas habilidades, as turmas são exclusivas para alunos especiais, cada aluno tem o atendimento individual e especifico e o material utilizado é próprio para a deficiência do aluno, e possui notoriamente sua importância no desenvolvimento físico, psíquico e cognitivo destes alunos, sem deixar de contribuir significativamente no aspecto escolar envolvido, passando a integrar a proposta pedagógica da escola regular orientando o atendimento às necessidades educacionais dos alunos

    Já a educação inclusiva é uma proposta vigorada em lei, um sistema educacional que alia a educação regular com a educação especial, é responsável pela inclusão, as escolas devem disponibilizar o acesso de alunos com algum tipo de deficiências ou altas habilidades ao ensino regular, sem individualizar, para que não haja o comprometimento do rendimento escolar dessas crianças é necessária a estruturação física da escola e capacitação dos professores, o processo educativo passa a ser entendido como um processo social, onde todas as crianças (mesmo as portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem) têm o direito à escolarização, e permite que a criança se sinta inserida na sociedade, independente das suas limitações (sejam elas físicas ou cognitivas).

2- De acordo com Sassaki, (2012) os preconceitos em relação à inclusão poderão ser eliminados ou, pelo menos, reduzidos por meio das ações de sensibilização da sociedade e, em seguida, mediante a convivência na diversidade humana dentro das escolas inclusivas, das empresas inclusivas, dos programas de lazer inclusivo. Diante do exposto no vídeo “Wheels disponível em: https://youtu.be/pFuwUiHo-WI, elabore um texto reflexivo sobre a questão do preconceito e da adaptação da sociedade.

R: Atualmente devido as inclusões nas escolas, e as campanhas nas mídias e as redes sociais, as pessoas passaram a ver com outros olhos a pessoa com deficiência e a entender melhor que o deficiente tem seu espaço e pode conviver como qualquer outra pessoa, respeitando suas necessidades e limitações. A sociedade está conseguindo viver um momento contrário à discriminação àqueles que apresentam "diferenças". Fazendo com que a demanda cresça por uma sociedade mais inclusiva.

    Sabemos que a inclusão é um direito de todos, mas saber o que é e trabalhar a inclusão é viver a experiência da diferença e vencer os preconceitos, valorizando assim o que é e o que cada um pode ser. A inclusão deve proporcionar possibilidades sem o ranço do preconceito, da discriminação, das rotulações, das segregações e dos estigmas.

3- De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Nº 13.146, DE 6 DE JULHO DE 2015) disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm , elabore um texto de até 15 linhas

R: A pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual (mental), ou sensorial (visão e audição), que gere limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade, em igualdade de condições com as demais pessoas, sendo que as pessoas com deficiência fazem parte da diversidade humana, com os mesmos direitos e deveres dos demais cidadãos.

    Todo deficiente tem o direito de estudar e trabalhar, por isso existe escolas inclusivas, com a função de aprimorar o sistema educacional, visando garantir condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem por meio da acessibilidade promovendo a inclusão plena, e capacitar o aluno com deficiência a interagir com o meio social escolar, dando condições aos funcionários e adaptando o ambiente escolar para recebe-los, tratando a todos com igualdade. Deve se envolver a família, alunos e funcionários na adequação desta inclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com