TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Por:   •  8/11/2018  •  Tese  •  507 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO-  INCLUSÃO PARA TODOS.

Matéria: FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

ELENICE FERNANDES FUSTER

ESTÂNCIA TURÍSTICA DE PIRAJU

2018

RESUMO

O projeto “Inclusão para todos” tem como objetivo estreitar o vínculo escola/família, proporcionando uma mudança no conceito equivocado com relação à “inclusão social” existente em nossa cultura.

A metodologia proposta é atrair os pais/responsáveis para escola promovendo um debate informal, que consiste na troca de experiências entre o responsável do aluno deficiente e o responsável do aluno sem deficiência. Consiste também no auxílio de profissionais capacitados palestrando interativamente, com intuito de sanar quaisquer dúvidas relacionadas à inclusão social.

INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

O conceito de “Inclusão social” predominante em nossa sociedade mostra-se bastante carente de informações. Grande parte da sociedade, relaciona, ainda hoje, o termo “deficiência” com a visão equívoca de agressividade, um pensamento ainda medieval e preconceituoso. Assim, a abordagem que muitos pais tomam à respeito da Inclusão Social, têm caráter negativo. A não aceitação e a ausência de informações por parte dos pais/responsáveis, acaba refletindo na formação dos filhos, tanto nos filhos deficientes, já que a negação vinda dos responsáveis acaba impondo barreiras no desenvolvimento (cognitivo e social) da criança, quanto nos filhos não deficientes, defasando sua relação no convívio social.

Assim sendo, torna-se grande desafio do Pedagogo inserir os pais/responsáveis num contexto amplo porém conciso à o que se remete o termo deficiência, quebrando então os estereótipos que lhe foram empregados, e deixando evidente à necessidade de uma boa compreensão relacionada à Inclusão Social.

 

OBJETIVO

O propósito deste projeto é atrair os pais/responsáveis para uma maior interação referente ao convívio social entre pessoas deficientes/não deficientes, propomos então, trabalhar a inclusão social não com caráter obrigatório, mas sim pela necessidade de capacitar os mentores à proporcionarem uma formação à seus filhos, baseada no respeito às diferenças.

Para isto, propomos debates informais entre pais/responsáveis (de alunos deficientes/não deficientes), profissionais especializados referente às diversas deficiências, e a unidade escolar.

A ideia baseia-se em atrair os pais à escola através de uma confraternização, onde os pais/responsáveis de alunos deficientes possam compartilhar situações vivenciadas em seu cotidiano, deixando evidente as dificuldades enfrentadas e qual a importância particular que ele emprega à aceitação de fato do seu filho na rede regular de ensino. O enfoque, está na empatia- espera-se que o pai/responsável do aluno sem deficiência, passe à se colocar no lugar do pai/responsável do aluno com deficiência, proporcionando à ele uma outra forma de enxergar à inclusão social.

Proposto isto, consideramos também necessário a supervisão de profissionais especializados para sanar as dúvidas dos pais referente à questão- psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos- fornecendo consultoria de um profissional por reunião. Conforme o desenvolvimento do projeto, dinâmicas serão realizadas, para quebra da visão “formal” e para maior embasamento do público alvo. Ao fim das atividades, será oferecido um café da manhã, à principio ofertado pela unidade escolar, posteriormente, abrindo espaço para os pais/responsáveis que queiram contribuir com o projeto(não obrigatório).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com