TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A psicologia da educação

Por:   •  13/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.553 Palavras (7 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 7

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Situa-se o surgimento da Psicologia da Educação por volta de 1903, quando foi lançado o livro de Thorndike, o qual nomeou, pela primeira vez, esta área de estudos e lhe deu corpo doutrinário. Na edição de 1913 e 1914, Thorndike concluiu que todo conhecimento da psicologia que tivesse a possibilidade de ser quantificado podia ser aplicado à educação. (Goulart, 2000)

Com a existência da psicologia da educação tratando como uma área de conhecimento e de saberes teóricos e práticos, segundo Coll (2004) tem sua origem na crença de que a educação e o ensino podem melhorar sensivelmente com a utilização adequada dos conhecimentos psicológicos. Tal convicção, que tem suas raízes nos grandes sistemas de pensamento e nas teorias filosóficas anteriores ao surgimento da “psicologia científica”. Existem profundas discrepâncias quanto aos princípios que devem ser aplicados, em que aspecto ou aspectos da educação devem ser usados e, de maneira muito particular, o que significa exatamente aplicar de maneira correta à educação os princípios da psicologia.

Para Goulart (2000) o especialista em psicologia educacional está preocupado com o universo que tangencia a educação. Segundo a autora jamais será possível atingir o objetivo de melhorar a educação se, em nome de uma abordagem multidisciplinar, se descaracterizar cada uma das disciplinas relacionadas à educação.

"A Psicologia da Educação compreende, pois, a utilização de conclusões obtidas em diversas áreas das ciências psicológicas sobre assuntos que interessam especificamente à educação e à investigação de problemas relacionados às pessoas sob ação educativa." (Goulart, 2000, pág. 14)

Compreende-se de psicologia da educação como "uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, entre a psicologia e a educação" (Coll, 2004, p. vii) cujo objeto de estudo é os processos de mudança que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais. Trata-se de um acontecimento independente da idade e outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se circunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar (Coll et al., 2004).

SUB CAMPOS DA PSICOLOGIA

Psicologia Geral- busca determinar o objeto,os métodos, os princípios gerais e as ramificações da ciência.

Psicologia Filosófica- investiga o papel que eventos e estruturas fisiológicas desempenham no comportamento.

Psicologia do desenvolvimento- estuda o desenvolvimento ontogenético, isto é as mudanças que ocorrem no ciclo vital de um indivíduo.

Psicologia Jurídica- aplica os conhecimentos da psicologia no campo do Direito.

Psicologia Animal ou Comparada- estuda o comportamento animal com objetivo,de comparando-o ao ser humano, melhor compreendê-lo e também busca a compreensão do comportamento animal entre si.

Psicologia Social- investiga todas as situações em que a conduta humana é influenciada e influencia a de outras pessoas e grupos.

Psicologia Diferencial- busca estabelecer as diferenças entre os indivíduos em termo de idade, classe social,raças, capacidades,sexo.

Psicopatologia- preocupa-se com o comportamento anormal: psicoses, neuroses.

Psicologia Aplicada ao Trabalho- através de informações psicológicas é possível viabilizar um maior rendimento no trabalho.

Psicologia Aplicada a Medicina- auxilia os profissionais da saúde em suas tarefas de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças.

Objeto da Psicologia da Educação

O objetivo da psicologia é trabalhar com a subjetividade. A psicologia aborda isso através do estudo dos comportamentos, das expressões, das emoções, da construção de uma racionalidade. Embora existam diversas áreas e linhas de atuação, a Psicologia busca o conhecimento e o desenvolvimento humano individualmente ou em grupo.

Segundo Beltrán et al. (1990), tratando-se de uma “ciência intermédia” entre as ciências psicológicas e as ciências da educação, propõe-se uma “flexibilidade temática em torno do núcleo essencial definição que é o processo ensino-aprendizagem” (pp.23-24).

A psicologia também tenta prever o comportamento do ser humano. O objetivo da previsão da psicologia é determinar quando um indivíduo fará suas escolhas saudáveis ou não saudáveis, ou como esse indivíduo irá atuar no ambiente e com estímulos. Considerando as vantagens de prever se um educando vai ser bem sucedido numa certa universidade, através da base do seu comportamento passado em um ambiente similar. Embora a previsão não seja infalível, ela permite que instituições e indivíduos façam escolhas com mais informações sobre seu futuro.

Para maioria dos autores o processo ensino-aprendizagem trata como o objeto fundamental desta ciência ou o estudo científico da aprendizagem e do ensino, principalmente quando se trata de formação de professores. Contudo, importa também abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo ensino-aprendizagem não se limita ao aspecto puramente cognitivista, sendo também afetivo-motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar (Barros & Barros, 1996).

O principal objeto de estudo da psicologia é o ser humano mais não podemos afirmar que é somente ele, mas considera-se como principal.

PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Para alguns autores ainda parecem duvidar desta possibilidade, vejo a impressão de que a maior parte dos estudiosos admite atualmente que a aplicação de certos conhecimentos psicológicos para a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem do aluno não fica apenas possível, mas altamente desejável, para não dizer indispensável.

Segundo Travers (1972), por exemplo, mostra-se bastante otimista quando analisa as possíveis contribuições da Psicologia à Educação. Referindo-se especificamente à influência da Psicologia da Aprendizagem no ensino escolar, afirma:

Desde há muito tempo, a Psicologia da Aprendizagem tem sido considerada como tendo a chave para melhorar a educação. A esperança era a de que, com o desenvolvimento de uma ciência da aprendizagem, as crianças

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (58.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com