TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A rotina do pedagogo

Por:   •  3/12/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.989 Palavras (8 Páginas)  •  681 Visualizações

Página 1 de 8

4. ESPAÇOS EDUCATIVOS DO TERCEIRO SETOR

O terceiro setor constitui-se na esfera de atuação pública não-estatal, formado a partir de iniciativas privadas, voluntárias, sem fins lucrativos, no sentido do bem comum. Nesta definição, agregam-se, um conjunto altamente diversificado de instituições, no qual incluem-se organizações não governamentais, fundações e institutos empresariais, associações comunitárias, entidades assistenciais e filantrópicas, assim como várias outras instituições sem fins lucrativos.

O terceiro setor é definido por Viriato como:

Um conceito abrangente e difuso, agrupando instituições da sociedade civil, sem fins lucrativos, não regidas pelas leis do mercado, caracterizadas em promover os interesses coletivos. ONGs, Fundações, Associações, Entidades, enfim, todas as instituições jurídicas que atuam em prol do “bem comum”, “sem fins lucrativos”, pertencem ao terceiro setor. (VIRIATO, 2004, p. 06).

As ONGs são instituições do terceiro setor que exercem papel importante complementação da educação formal realizada pelas escolas, assim como para a reestruturação familiar, além da conscientização e formação de cidadãos ativos socialmente. E o pedagogo aparece, de forma estratégica nesse contexto articulando, desenvolvendo projetos e organizando essas ações.

Dentro dessas instituições, o pedagogo participa da elaboração de projetos, de acordo com a realidade da comunidade onde as crianças estão inseridas; do planejamento pedagógico; das atividades de educação complementar como o reforço escolar trabalhando diretamente com as crianças, como recreador em reuniões com familiares e até mesmo na articulação com outras instituições ou empresas em busca de parcerias. Sobre a variada atuação do pedagogo, Libâneo (2010, p. 61) diz que:

[...] a variedade de níveis de atuação profissional do pedagogo, há que se convir que os problemas, os modos de atuação e os requisitos de exercício profissional, nesses níveis não são necessariamente da mesma natureza, ainda que todos sejam modalidades de práticas pedagógicas. De fato, os focos de atuação e as realidades com que lidam, embora se unifiquem em torno das questões do ensino, são diferenciados, o que justifica a necessidade de formação de profissionais da educação não diretamente docente. [...].

Nas ONGs o foco do pedagogo está voltado para crianças e adolescentes, nas suas atividades pedagógicas, onde percebe-se a presença de projetos com diferentes finalidades. Esses projetos podem ser de artes, inclusão digital, artes visuais, de complementação escolar e contra o trabalho infantil, dentre outros. Esses projetos visam integrar socialmente crianças e adolescentes em situação de pobreza.

O trabalho do pedagogo nas ONGs é direcionado a oportunizar novas experiências educativas a crianças, adolescentes, jovens e adultos, auxiliando no fortalecimento do vínculo familiar e comunitário, viabilizando a descoberta de novas potencialidades e fortalecimento a autoestima dos sujeitos.

4.1. IPCC – INSTITUTO PRÓ-CIDADANIA

Instituto Pró-Cidadania surgiu do antigo Provopar de Curitiba, é uma organização sem fins lucrativos nascida do interesse da sociedade organizada (empresários de diversos segmentos de atuação, voluntários e pessoas proeminentes da sociedade paranaense) em prol das famílias menos favorecidas da cidade.

O Instituto tem como missão promover o desenvolvimento humano sustentável e a inclusão social, garantindo às pessoas mais dignidade e cidadania. A idealizadora desse projeto é Ivete Ana Bonato Fruet.

O IPCC desenvolve atividades direcionadas aos fins assistenciais, culturais, educacionais e beneficentes. Seu objetivo é o resgate da cidadania da população em situação de risco e vulnerabilidade social, principalmente a crianças, jovens e adolescentes por meio do apoio a programas sociais de instituições governamentais e não governamentais.

Referente aos aspectos econômicos obtidos pelo Pró-Cidadania são utilizados para o desenvolvimento de programas sociais.

A sustentabilidade deste instituto é proveniente da renda obtida pela venda de material reciclado coletado pelo programa “Lixo que não é Lixo”, da prefeitura de Curitiba, que é processado na unidade de Valorização de Recicláveis (UVR) mantida no município metropolitano de Campo Magro e vendido a empresas gestoras deste material.

Outra fonte de recursos é proveniente dos “Bistrôs de Curitiba” e de produtos ofertados nas lojas “Leve Curitiba”. Esses pontos de comercialização estão instalados em parques turísticos da cidade e no Aeroporto Internacional de Curitiba.

O Instituto Pró-Cidadania atua nas áreas de educação, esporte e assistência social/saúde. Trabalha com vários tipos de projetos nos quais procura promover a formação integral na vida das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com atividades que favoreçam o desenvolvimento pessoal e social, suas capacidades e valores como participantes do seu próprio processo de crescimento.

Um desses projetos que é focado na área de educação é o Parceria Nota 10 que atende mais de 2 mil crianças e adolescentes/ano, através de implantação de metodologias para instituições, monitoramento, avaliação permanente das atividades, capacitação dos gestores e educadores e o repasse de materiais (escolares, de higiene, educativos, eletrônicos e esportivos) e agasalhos. Dentro do projeto, são realizadas oficinas de Formação Social e Pessoal; Inclusão Digital; Prevenção da Saúde e Cuidados Pessoais; Esporte e Recreação e Educação Ambiental.

No campo dos esportes o Projeto Jogo Limpo que existe desde 2009 e já atendeu cerca de 6 mil crianças e adolescentes. O projete fomenta o protagonismo infantil e a participação da família e da escola por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer. Proporciona o convívio social e de cidadania, permitindo a elevação da autoestima e o empoderamento dos envolvidos. Hoje, atende mais de 1.500 crianças e adolescentes/ano aos quais repassa materiais esportivos.

E na área da Saúde/Geração de renda o Projeto Curitibaninhos que repassa enxovais de bebês para mães em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelos Centros Referências de Assistência Social (CRAS) e Unidades de Saúde dos Núcleos Regionais de Curitiba e que participam dos grupos de convivência social. Além dos kits, o projeto oferece capacitações para as mães, através de palestras sobre os “Mitos da Gestação”, e explicações sobre a importância do pré-natal. Anualmente, o Curitibaninhos distribui mais de 800 enxovais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (122.5 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com