TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A utilização de ofertas de partes do discurso

Ensaio: A utilização de ofertas de partes do discurso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  Ensaio  •  813 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Observe as passagens de um texto.

"Com a pesquisa, ficou claro que essas deficiências também provocam a perda de competitividade do país em relação a economias com as quais disputa o mercado global." Tradução: enquanto a educação brasileira não der um salto qualitativo, o país continuará patinando - e comendo poeira dos rivais.

“Não se pode ignorar a revolução educacional pela qual o Brasil passou nos últimos anos”. Até poucas décadas, vivíamos num país de analfabetos, no qual educação era luxo. Hoje há mais de 40 milhões de crianças na escola. Cerca de 5 milhões delas entram no sistema todo ano. O feito, porém, é insuficiente para sustentar o crescimento numa economia globalizada, cada vez mais dependente de conhecimento e de inovação e na qual os parâmetros de comparação ignoram fronteiras. No jogo da competitividade mundial - um jogo que define o sucesso das empresas e do próprio país -, a má qualidade do ensino e sua incapacidade de entregar ao mercado os profissionais que ele demanda transformam-se num veneno mortal. Isso fica evidente na dificuldade que empresas de quase todos os setores vivem para recrutar em larga escala seu bem mais precioso - capital humano de boa qualidade. Esse é exatamente um dos grandes desafios das economias que perseguem o crescimento sustentável: garantir o suprimento de massas de pessoas qualificadas.

1)(NCE- Promotoria- 2007) Na expressão "esforço hercúleo", o adjetivo "hercúleo" corresponde à locução adjetiva "de Hércules". Tendo em vista o contexto, todos os adjetivos das expressões abaixo também podem ser substituídos por locuções adjetivas, EXCETO:

a) "educação brasileira" b) "revolução educacional"

c ) “competitividade mundial" d) "veneno mortal"

e) “um dos grandes desafios”

2)(NCE- Promotoria- 2007) Leia o fragmento:

"Isso fica evidente na dificuldade que empresas de quase todos os setores vivem para recrutar em larga escala seu bem mais precioso - capital humano de boa qualidade. Esse é exatamente um dos grandes desafios das economias que perseguem o crescimento sustentável: garantir o suprimento de massa de pessoas qualificadas." (linhas 57-60).

Considerando o emprego dos pronomes destacados, analise as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) O pronome isso não apresenta um referente nesse fragmento.

( ) O pronome seu refere-se à expressão "os setores”

( ) O pronome todos encontra-se modificado pela palavra "quase".

( ) O pronome esse recupera a expressão “capital humano de boa qualidade".

( ) O pronome que recupera a expressão "grandes desafios".

A seqüência correta é:

a) F V F V V; b) V F F V F; c) F F V F V;

d) V F V F F; e) F V F F F;

3)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com