TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A verdadeira história da Independencia

Por:   •  20/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 2

            Na verdade foi uma disenteria que levou Dom Pedro, e sua comitiva a parar nas margens plácidas do riacho ipiranga. Naquela tarde de 7 de Setembro de 1822.  Essa data foi um marco históricamente importante na Independência do Brasil, em relação a Portugal.
           Segundos livros de história, no final de agosto de 1822, Dom Pedro
I, então príncipe regente, deslocou-se junto de seu exército, a provincia de São Paulo para acalmar a situação depois de uma rebelião contra José Bonifácio. Dom Pedro recebeu uma carta das cortes de Lisboa exigindo seu retorno para Portugual. A tempos os portugueses insistiam nessa ideia pois, pretendiam o rei colonizar o Brasil e a presença de Dom Pedro impedia esse ideal.
            Porém Dom Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugual e proclamou: '' Se é para o bem de todos e felicidade geral da nossa nação, diga ao povo que fico''! Após isso Dom Pedro tomou uma série de medidas que desagradou a metrópole, pois preparavam o caminho para a Independência do Brasil. Dom Pedro convocou uma assembleia constituinte, organizou a marinha de guerra e obrigou as tropas de Portugual a voltarem para o reino. Determinou tambem que nenhuma lei de Portugual seria colocada em vigor sem a sua aprovação.
          Alem disso o futuro imperador do Brasil proclamava o povo a lutar pela independência.  Fez uma viagem de pacificação a São paulo, para acalmar os povos que estavam preocupados com os últimos acontecimentos, e achavam que poderia haver uma desestabelização. Dom Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a assembleia constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. E assim chegou a hora de cortar os laços que os uniam a Portugual. Dom Pedro precisava ser convenientemente informado sobre as decisoes que deveria tomar.
        Estas notícias chegaram as mãos de Dom Pedro quando este estava em viagem de Santos para São Paulo próximo ao riacho do Ipiranga levantou a espada e Gritou: Independência ou morte! E no mês de dezembro de 1822 Dom Pedro foi declarado Imperador do Brasil. Os primeiro países que reconheceram a independência do Brasil, foram os EUA e o México, Portugual exigiu do Brasil o pagamento de 2 milhoes de libras esterlinas  para reconhecer a independência de sua ex colonia. Sem este dinheiro Dom Pedro recorreu a um empréstimo a da Inlgaterra, embora tenho sido de grande valor esse fato histórico não provocou rupturas sociais no Brasil, o povo mais pobre se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência, a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão se manteve e a distribuição de renda continuou desigual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com