TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AA de Português

Por:   •  5/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.686 Palavras (11 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 11

Atividades de Aprendizagem – AA

Nome do Acadêmico: Luana Cardoso de Freitas               Polo: Pedra Azul

Disciplina: Fundamentos e Metodologia da Língua Portuguesa Aplicada a Ed. Infantil

Professora Formadora: Luciana Freitas Montanha

1) O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (BRASIL, 1998) propõe o trabalho com diferentes linguagens em sala de aula, posto que música, movimento, artes visuais se constituem como importantes formas de expressão e interação da criança com o mundo. Considerando o RCNEI, apresente 3 (três) argumentos favoráveis ao trabalho com o movimento, a música e as artes visuais com crianças da Educação Infantil.

 _ Os gestos e as posturas desempenham papel importante no processo de percepção e representação e, nesse sentido, é a impossibilidade de mover se ou de gesticular se que pode dificultar o pensamento e a manutenção da atenção. Assim, a exigência de rigidez pode gerar, de um lado, uma atitude de passividade nas crianças e, por outro lado conduz a um clima de hostilidade em que o professor tenta a todo custo,  conter e controlar as manifestações motoras infantis .

_ O RCNEI lembra que a música está presente em todas as culturas, sendo que, por seus aspectos sensíveis, afetivos, estéticos, cognitivos, de interação e de comunicação social, a música assume um caráter significativo – o que justifica sua presença na escola e nos processos educativos.

_ Conforme o RCNE, as artes visuais expressam, comunicam, possibilitam atribuir sentido à realidade, às sensações, sentimentos e pensamentos por meio da pintura, desenho, cultura, gravura, arquitetura, brinquedos, bordados, entalhes etc. Ao rabiscar e desenhar, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos, pedras, carvão ), ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo a criança pode utilizar se das artes visuais para expressar experiências sensíveis .

2) Ao discutir o ensino da oralidade, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ RCNEI (BRASIL, 1998) afirma que não há consenso sobre os processos de aprendizagem da linguagem oral pelas crianças. Assim, de um lado, a linguagem oral é vista como um processo natural, que ocorre em função da maturação biológica; por outro lado, acredita-se que a intervenção direta do adulto é necessária e determinante para a aprendizagem da criança. Discuta as críticas que o RCNEI apresenta para essas duas abordagens.

O RCNEI afirma que, nas instituições de educação infantil, o trabalho com a linguagem oral tem se limitado a algumas atividades, entre elas as rodas de conversas. Ao discutir essas práticas, o referencial lembra que, apesar de serem organizadas com a intenção de desenvolver a fala, em geral, as rodas de conversa caracterizam se como monólogo, em que as crianças são chamadas a responder perguntas, mas a atividade é centrada na professora. Em relação ao aprendizado da linguagem escrita, o RCNEI considera que as concepções são semelhantes às que são desenvolvidas no trabalho com a linguagem oral, sendo que a ideia de prontidão para a alfabetização está presente em várias práticas.

3) Em relação ao aprendizado da linguagem escrita, o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/RCNEI (BRASIL, 1998) discute a ideia de prontidão para a alfabetização, que se encontra presente em várias práticas educativas desenvolvidas na Educação Infantil. Discuta o que seja prontidão e aponte as críticas tecidas a essas práticas.

Sabe se que a alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. Para que isso ocorra é necessário um período de preparação a que chamamos de prontidão. A prontidão para a alfabetização compreende o momento de preparo do aluno para iniciar o processo da função simbólica que é a leitura e sua transposição gráfica que é a escrita. Utilizar recursos como os exercícios visomotores e as atividades lúdicas no período de prontidão desperta o interesse do aluno pelo método aplicado e contribui para o desenvolvimento psicomotor. O referencial tece críticas a essas práticas, posto que orientadas por uma concepção tradicional, que considera a aprendizagem da linguagem escrita como simples aquisição de um sistema de codificação, transforma unidades sonoras em unidades gráficas. As atividades realizadas com as crianças se organizam por sequências que visam facilitar a aprendizagem, baseado na definição do que é considerado fácil ou difícil, do ponto de vista do professor.

4) Pillar (2012) compreende o desenho como o trabalho gráfico, que não é resultado de cópia, mas de construção e representação. Nesse sentido, apresente dois argumentos que confirmem a importância das práticas de desenho na Educação Infantil.

Duarte (2007) lembra que o neurologista Antônio Damásio usa o termo representação como sinônimo para imagem mental, padrão mental ou padrão neural. Dessa forma, a representação mental pode ser compreendida como ausência da materialidade do objeto, ao mesmo tempo em que este se faz presente na consciência do sujeito. A representação simbólica passa a existir quando o sujeito estabelece conexões entre significantes e significados. Isto é, quando a criança demonstra ser capaz de distinguir, por exemplo, o desenho de uma casa (significante) de sua própria casa (o objeto significado).

Ao discutir o desenho infantil, Goldberg, Yunes e Freitas (2005) afirmam que, a partir de sua produção gráfica, a criança poderá organizar informações, processar experiências vividas e pensadas e revelar seu aprendizado, sendo possível desenvolver um estilo de representação singular do mundo.

5) Ao discutir a evolução do desenho infantil, Greig (2004) considera que, por volta do 18º mês, ocorrem mudanças importantes na produção gráfica da criança. O que significa esse momento na evolução gráfica da criança?

É por volta dos 18 meses que o olho da criança acompanha o movimento das mãos, sendo que, por volta dos 2 anos começa o controle visual do traçado. Esse é um momento fundamental da evolução gráfica, posto que, enquanto o olho não segue a mão, o procedimento gráfico não tem início verdadeiramente.

6) Diferentes autores discutem a produção gráfica da criança como um sistema de representação, que se constitui como mecanismo de expressão utilizado para externalizar sentimentos, percepções, sentidos captados da realidade. Considerando os estágios de desenvolvimento defini- dos por Luquet, classifique os desenhos abaixo e apresente pelo menos 3 (três) características que confirmem a classificação feita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (680.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com