TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Diversidade Biológica Dos Protostomados.

Monografias: AD1 - Diversidade Biológica Dos Protostomados.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2014  •  1.470 Palavras (6 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 6

AD1 – Diversidade Biológica dos Protostomados.

Respostas:

1° Questão:

As esponjas ou espongiários do filo porífero são animais que não possuem tecidos bem definidos e não apresentam órgãos e nem sistemas. São aquáticos, a maioria marinhos, mas existem algumas espécies que vivem em água doce, vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colônias de coloração variada, podem ser encontrados desde as regiões mais rasas das praias até profundidades de aproximadamente 6 mil metros .Exibem formas variadas, chatas, em forma de vaso, ramificadas, globulares, como de crostas finas, apresentam simetria radial, sendo a maioria assimétrica, pois se pode dividir o corpo em metades parecidas, por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal. O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. Alimentam-se de restos orgânicos ou de microrganismos que capturam filtrando a água que penetra em seu corpo, pois são animais filtradores, retirando dela alimento e gás oxigênio, eliminando a água com resíduos do metabolismo por meio de uma abertura denominada ósculo e também servem de alimento para algumas espécies de animais, como certos moluscos, ouriços-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.

A água viva ou medusas, do filo cnidária é exclusivamente marinho. Os cnidários são os primeiros animais a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo, essa cavidade digestiva permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células e primeiros também na escala evolutiva a apresentarem tecidos verdadeiros, embora ainda não cheguem a formar órgãos. Com base no aspecto externo do corpo, os cnidários apresentam simetria radial, pois o corpo pode ser dividido em metades parecidas, por mais de dois planos passando pelo eixo longitudinal, possuem organização tecidual, existe uma boca, circundada por tentáculos e uma cavidade gastrovascular. No filo cnidário existem basicamente dois tipos morfológicos de indivíduos: as águas vivas ou medusas, que são natantes e os pólipos, que são sésseis. Eles podem formar colônias, como é o caso dos corais (colônias sésseis) e das caravelas (colônias flutuantes).

A planária que representa o fito Platyhelminthes, são vermes de corpo achatado dorso-ventralmente,com simetria bilateral, pois o corpo pode ser dividido em duas partes .proporcionais e por um plano que atravessa o corpo do animal longitudinalmente pelo centro. São acelomados  e triblásticos. Possuem simetria bilateral. A ectoderme dá origem ao revestimento externo, a mesoderme dá origem à musculatura e ao parênquima, que é um tecido que preenche todo o espaço entre o intestino e a parede do corpo. A endoderme dá origem ao intestino e seu revestimento. Existem aproximadamente 20 mil espécies descritas de platelmintos. Podem ser parasitas ou de vida livre, estes podendo ocorrer nos mares, água doce ou em ambientes terrestres úmidos.

Com relação a simetria de esses animais estarem correlacionadas com a forma de vida deles.

Os animais que possuem simetria bilateral possuem um maior poder de movimentação do que os animais que possuem simetria radial, o que pode ser indicado como um fator evolutivo. Esses atributos possibilitou maior exploração do ambiente, aumentado a capacidade de adaptação do grupo no local aonde vive. Portanto podemos relacionar o modo de vida livre da planária ou o parasitismo de outros animais do filo platyhelmintes com a simetria bilateral com seu modo de explorar o ambiente. A maioria dos animais que tem simetria bilateral são predadores e buscam alimentos. Já planária a simetria bilateral consentiu o desenvolvimento de uma cabeça que dividiu o corpo da planária em parte anterior e posterior, na parte anterior há contato com o ambiente antes do resto do corpo e é nessa parte que estão os órgãos sensoriais, permitindo uma eficiência maior desse animal em nível de exploração do ambiente. Animais com simetria bilateral têm lados direito e esquerdo, faces ventral e dorsal e extremidades anterior e posterior, existe também um plano sagital, que divide o animal em duas partes paralelas. Esta simetria também é distinguida como um modo de vida de ir à busca de um alimento de uma forma mais prática.

Filo Porífero e Cnidário são animais que apresentam simetria radial, em sua maioria são fixos a substratos ou movimentam-se lentamente. Possuem formas desiguais ou passar por seus corpos diversos planos verticais de simetria que passam pelo eixo central longitudinal, com sistema nervoso difuso ou sem sistema nervoso. Por isso possuem modo de vida um pouco mais tranquilo do que os animais com simetria bilateral.

2° Questão:

Os recifes de coral verdadeiros são de extrema importância para o ambiente marinho, para a manutenção dos mesmos, servem de abrigo e de alimento para muitos animais, também para a reprodução de algumas espécies que buscam um ambiente seguro para se reproduzir.

O recife é constituído por algumas espécies de corais que pertencem ao filo do cnidário e classe anthozoa, que são apropriados para secretar um exoesqueleto calcário, que junto as algas calcárias, produzem lâminas finas de carbono de cálcio, que se acumulando e se fixando, formam a estrutura do recife. Os corais que constituem o recife vivem em simbiose com algas zooxantelas que vivem dentro de seus tecidos, são pequenas e unicelulares, através dessa relação, a alga libera grandes quantidades de matéria orgânica produzida por sua fotossíntese que é necessária para o coral. Há a necessidade da temperatura alta da água, pois só assim ocorre a secreção de carbono de cálcio pelos corais e pelas algas calcária,pois é um processo muito importante para a construção do recife, sendo necessário que a profundidade seja em volta de 50 metros, devido à necessidade que de boa penetração dos raios luminosos para que aconteça a fotossíntese das zooxantelas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com