TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS E RECONHECIMENTO DE NOMES PRÓPRIOS

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

METODOLOGIA DE ENSINO DA ALFABETIZACAO E LETRAMENTO

GLEICIELY CARDOSO EFFGEN - 1110297

LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

PROFESSORA: AMANDA CRISTINA MARTINS RAIZ

BURITIS/RO

2015

     

PROJETO

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, UTILIZANDO MATERIAIS DIFERENCIADOS E RECONHECIMENTO DE NOMES PRÓPRIOS

PÚBLICO ALVO.

Esse projeto tem publico alvo e destina se aos alunos do segundo ano do ensino fundamental.

OBJETIVO

Ensinar aos alunos os diferentes gêneros de textos, que podemos ser encontrado dentro e fora da escola, também ensinar sobre a importância de reconhecer essas diferenças e suas principais utilizações.

OBJETIVOS ESPECIFICOS;

  • Alfabetizar os alunos no mundo letrado;
  • Ensinar aos alunos a  reconhecer alguns gêneros textuais;
  • Efetuar leitura de diversos gêneros de textos;
  • Ensinar os alunos a reconhecer o seu próprio nome e também de seu colega;
  • Ensinar aos alunos a retirar de materiais diversos palavras conhecidas por eles.

       

CONTEÚDO E METODOLOGIA

        Esse projeto se inicia ao fazer o pedido para os alunos para que tragam de suas casas materiais de leitura, como por exemplo: revista culinária; gibis; jornais; livros infantis; receitas médicas; bulas de remédio; revistas informativas; revistas de esportes; avisos; cartas; convites, entre outros. Quanto maior variedade melhor. A idéia e apresentar a esses alunos os mais variados gêneros de texto, e a importância de saber a distinção entre eles, como por exemplo: “ao receber uma receita médica se dirigir a uma farmácia e não a um supermercado”, é esse o principal objetivo desse projeto.

        No dia marcado para iniciar a primeira etapa, caberá ao professor antes do inicio pedir aos seus aluno que escrevam seus nomes com letras legíveis no material trazido por eles(caso algum aluno ainda não consiga escrever, deverá o professor ajudar a escrever.) após terem feito, o professor começará a leitura dos materiais (lembrando que se trata dos mais diversos materiais possíveis). Todos os materiais serão lidos, porem a ordem de leitura será discutido com os próprios alunos, por exemplo: se acontecerá pela ordem da lista de chamada; na ordem da fila; sorteio etc. o importante é que todos os materiais sejam lidos.  A cada material o professor deverá ler e perguntar aos alunos se eles reconhecem do que se trata, a fim de estimular os conhecimentos já adquiridos por eles, alem, dos reconhecimentos do texto a utilidade, caso ninguém saiba cabe ao professor explicar.

         A intenção desse projeto é alfabetizar os alunos letrando nas mais diversos materiais impressos. Certamente a leitura de todos os materiais levará mais que uma hora/aula, assim, deverá o professor dividir a quantidade para que se enquadre dentro do cronograma. Observando que a leitura de todos os materiais levara mais que um dia, todos esses materiais deverão ficar guardados com o professor e no dia seguinte pedir para eles procure os seus materiais através de seus nomes, assim, estimular o reconhecimento de seus próprios nomes. Ao finalizar toda a leitura, deverá o professor pedir para que seus alunos troquem de materiais, porem essa troca que o fará é professor que recolherá os materiais e distribui aos seus alunos( lembrando que todos os materiais estão marcados com os nomes). Nessa atividade os alunos deverão procurar nos materiais recebidos palavras que já reconhecem, e transcrever essas palavras para o caderno, a idéia é trabalhar a leitura e a escrita.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com