TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALFABETIZAÇÃO E NOSSA RESPONSABILIDADE COMO FUTUROS EDUCADORES

Por:   •  16/4/2015  •  Dissertação  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

Dissociar alfabetização e letramento é um equívoco porque, no quadro das atuais concepções psicológicas, lingüísticas e psicolingüísticas de leitura e escrita, a entrada da criança (e também do adulto analfabeto) no mundo da escrita ocorre simultaneamente  por esses dois processos(...). (SOARES, 2003, p.14).

Letramento e Alfabetização: As muitas facetas

ALFABETIZAÇÃO E NOSSA RESPONSABILIDADE COMO FUTUROS EDUCADORES.

Não tem como falar de alfabetização sem dar ênfase ao que vivemos nos dias atuais: a educação no Brasil.Vemos diariamente nos jornais, televisão, revistas e até no computador, notícias que nos faz refletir  no quanto o país precisa acordar e despertar para contribuir com o crescimento e aperfeiçoamento de nossas escolas. Nós, futuros professores precisamos assumir um papel não só de profissionais da educação, mas de transformadores  e levar á sala de aula nossa experiência e conhecimento e ajudar de alguma forma, nossas crianças para que elas tenham acesso digno á alfabetização e letramento.

Alfabetizar, não é uma tarefa fácil e vai além de decorar letras e colecionar cartilhas, como se fazia anterior aos novos métodos.  É um trabalho que requer disciplina e dedicação. Acredito muito na forma de pensar de Emilia Ferreiro (psicóloga e pedagoga), quando ela diz que, para uma criança ser alfabetizada, não precisa forçar ou fazer com que decore e estude cartilhas do começo ao fim. Basta mostrar, incentivar, aguçar, provocar na criança a vontade de conhecer coisas novas e o processo de aprendizagem acontece naturalmente. E esse é um papel fundamental dos professores (as), ter criatividade e trabalhar de forma mais leve e que tenha resultados positivos para o crescimento cognitivo e intelectual do aluno (a). Temos que assumir nosso papel perante á sociedade e trabalhar da melhor maneira possível, colocando sempre em primeiro lugar, o aprendizado e desenvolvimento do aluno (a).

Essa é uma tarefa que envolve toda a sociedade, é responsabilidade de todos nós. Sabemos que a Educação no Brasil é falha, porém se todos nós (pais, alunos, professores, diretores) , se cada um fizer seu papel com vontade de mudar, conseguiremos um lugar melhor para nossas crianças aprender a ler e escrever de forma satisfatória. Conseguiremos juntos, mudar ou melhorar nossa educação atual. Podemos assumir essa responsabilidade. Basta querer. E isso refletirá no futuro de nossos, filhos, netos e bisnetos. Queremos um futuro melhor. Queremos que a educação alcance todos. E isso depende exclusivamente de nós. Não basta culpar  ou delegar nosso papel. Precisamos assumir e colocar sempre em primeiro lugar, nosso aluno (a). Pois ele (a) será o cidadão do futuro.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com