TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento na Primeira Infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância

Por:   •  17/11/2018  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  466 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha

DIAS, I. S.; CORREIA, S.; MARCELINO, P. Desenvolvimento na primeira infância: características valorizadas pelos futuros educadores de infância. Portugal: Revista eletrônica de educação.

Sara Costa Pereira1

       Em um país onde a formação de professores não é prioridade, porém as exigências do mercado de trabalho desses profissionais são rígidas. E essa qualificação fica a cargo do profissional, que busca soluções alternativas para se qualificar de acordo com as necessidades da escola/creche.

       O presente artigo trata de uma investigação sobre: o desenvolvimento das crianças na primeira infância, de 0 a 3 anos, valorizando suas características: físicas, motoras, lingüísticas, cognitivas, sociais e principalmente a formação qualificada do pedagogo (a), para proporcionar um desenvolvimento saudável.

       O cronômetro do desenvolvimento humano começa a contar desde a barriga da mãe e só para com a morte. Esse intervalo de tempo é repleto de mudanças, que se dão através da interação com o outro. O autor observa as etapas de desenvolvimentos das crianças de uma forma transformadora, que só é possível pela necessidade de adaptação ao ambiente, começa desde o controle do movimento do próprio corpo, a fala, a percepção. Apesar dos pontos específicos são sempre respeitadas as individualidades de cada uma.

       A creche como primeira instituição formal, que a criança entra em contato, tem como função apoiar o desenvolvimento saudável dos pequenos. Através do ambiente, materiais, profissionais qualificados para relacionar-se com essas crianças, de modo que haja progressos positivos em seus desenvolvimentos, pois é na infância que a criança conhece a si mesma, o mundo e as coisas que a rodeia como finalidade troná-las cidadãs para assumirem seus respectivos futuros.

       Ao analisar esse artigo levei em conta vários fatores aos quais adicionados às informações que já tinha, cheguei a conclusão, de que os autores poderiam ter sintetizado melhor e organizado as informações, há ideias vagas, repetidas e até mesmo desconectadas. O artigo é ótimo, rico em informações, mas poderia está melhor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com