TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONOMICO E MOTIVACIONAL DOS PRATICANTES DE DANÇA DE SALÃO EM MARINGÁ-PR.

Por:   •  5/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  6.297 Palavras (26 Páginas)  •  105 Visualizações

Página 1 de 26

ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONOMICO E MOTIVACIONAL DOS PRATICANTES DE DANÇA DE SALÃO EM MARINGÁ-PR.

*Gilmara Viviane Ramos

**Mara Cecilia Rafael Lopes

[pic 1]

RESUMO

O presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o perfil socioeconômico e motivacional dos praticantes de dança de salão em Maringá – PR, por meio de uma pesquisa descritiva. A amostra foi selecionada de forma intencional, contando com cerca de 40 praticantes, de ambos os gêneros em diferentes faixas etárias. Para coleta de dados foram realizados por meio de aplicação de um questionário contendo dezoito questões mistas fechadas para obtenção de informações fornecidas pelos alunos da seguinte maneira: Questionário 1: para a análise dos conhecimentos prévios dos praticantes na parte socioeconômico.Questionário 2: para a análise dos conhecimentos motivacionais adquirido na aula de dança, realizado em 2 (duas) academias de Maringá-Pr. Verificando o resultados, observou-se que os praticantes de dança de salão a maioria do sexo feminino, que estão entre 17 a 30 anos e a maioria está cursando uma graduação, que começaram a praticar a dança de salão com o motivo de reduzir o estresse de trabalho e uma outra forma foi melhorar o aumento da auto-estima. A pesquisa apontou também que a dança de salão ajudar aumentar o bem estar corporal e psicológico, e a maioria dos praticantes escolheram o samba como uma preferência na da dança de salão. Ao verificar os resultados, pode-se concluir que os praticantes de dança de salão são pessoas que procuram uma atividade no qual possa sentir prazer, a convivência em grupo que traz a sensação de liberdade, na sua vida em geral.

Palavras-chave: Motivacional e Dança de Salão.

ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONOMICO E MOTIVACIONAL DOS PRATICANTES DE DANÇA DE SALÃO EM MARINGÁ-PR.

ABSTRACT

O presente estudo foi realizado com o objetivo de analisar o perfil socioeconômico e motivacional dos praticantes de dança de salão em Maringá – PR, por meio de uma pesquisa descritiva. A amostra foi selecionada de forma intencional, contando com cerca de 40 praticantes, de ambos os gêneros em diferentes faixas etárias. Para coleta de dados foram realizados por meio de aplicação de um questionário contendo dezoito questões mistas fechadas para obtenção de informações fornecidas pelos alunos da seguinte maneira: Questionário 1: para a análise dos conhecimentos prévios dos praticantes na parte socioeconômico.Questionário 2: para a análise dos conhecimentos motivacionais adquirido na aula de dança, realizado em 2 (duas) academias de Maringá-Pr. Verificando o resultados, observou-se que os praticantes de dança de salão a maioria do sexo feminino, que estão entre 17 a 30 anos e a maioria está cursando uma graduação, que começaram a praticar a dança de salão com o motivo de reduzir o estresse de trabalho e uma outra forma foi melhorar o aumento da auto-estima. A pesquisa apontou também que a dança de salão ajudar aumentar o bem estar corporal e psicológico, e a maioria dos praticantes escolheram o samba como uma preferência na da dança de salão. Ao verificar os resultados, pode-se concluir que os praticantes de dança de salão são pessoas que procuram uma atividade no qual possa sentir prazer, a convivência em grupo que traz a sensação de liberdade, na sua vida em geral

.

Palavras-chave: Motivacional e Dança de Salão.

[pic 2]

* Acadêmico do Curso de Educação Física Bacharelado

** Professora especialista do Curso de Educação Física

1. INTRODUÇÃO

A dança desde os primórdios da humanidade tem sido utilizada para expressar os desejos, necessidades e anseios o homem e da própria sociedade. É por meio do corpo, que o homem ou a mulher manifestam-se com seus pares, haja vista que tratamos aqui de um corpo histórico, presente e falante, que manifestam à linguagem do movimento para expressar suas emoções e dialogar com o universo que o cerca. Pois é a linguagem corporal, a gestualidade que permitem um livre expressar, o sentir, o tocar, e essa relação com o corpo são muitas vezes expressa por meio da à dança. A dança tem sido considerada, ao longo dos anos, uma manifestação sócio-cultural, que assumiu varia forma e vem se transformado ao longo do tempo, assim, como a cultura, pois é criada por seres que pertencem a meios particulares, contextualizados sociocultural e historicamente (DINIZ, 1997).

A dança é uma forma de expressão humana que permite explorar a própria corporeidade, idéias e desejos que são traduzidas por uma linguagem corporal que leva ao comunicar-se, com uma forma de expressar a vida, de sonhar e de brincar com o corpo, descobrindo sentimentos, e com isso a dança trabalha com a musculatura, o organismo e, enfim, de possibilitar uma totalidade em direção à descoberta do novo, do outro e de nós mesmos.

Dança é a arte mais antiga e a única que só depende do próprio corpo e da vitalidade humana para cumprir sua função, tendo um papel importante para desenvolvimento motor, pois trabalha a coordenação motora, a agilidade, o ritmo e a percepção espacial, desenvolve a musculatura, melhora a auto-estima promove a quebra de bloqueios psicológicos, possibilita o convívio social e aumenta o rol das relações sociais (FLORES 2002).

          A dança de salão evoluiu, e o homem que até então era visto como um simples cavalheiro que acompanhava a dama pelo salão, passa a ser mais participante mais receptivo e começa a se expressar. Entrar no cobiçado mundo da dança de salão não é tarefa simples. Ela rompe as portas do século XXI, englobando os vários ritmos com uma diversidade rítmica e uma variação de  andamentos que atende desde as necessidades dos mais jovens que precisam gastar as suas energias acumuladas, aos anseios de uma população que anseia por uma vida plena e feliz.

Conzaga (1996) aborda que, dançar estreita as relações, pois ao dançar com outra pessoa você romperá as barreiras do relacionamento fisco, ou seja, o individuo terá que tocar em outra pessoa. Observa-se então, que a necessidade de relacionar a dança com a própria ou ate mesmo com um mundo imaginado, com experiências e individualidades de cada um, faz dessa arte um excelente meio de conscientização corporal, que leva o individuo a descobrir a si mesmo, as suas possibilidades de movimento e também de entender e sentir mais o outro, contribuindo desta maneira para sociabilizarão do individuo, bem como no aspecto físico, afetivo, motor e psicológico.

            A dança tem movimentos naturais e sua seqüência de criação colabora com a variedade de estilos que no leva o ser humano a descobrir e desenhar o corpo no espaço, levando a experiências de caráter emocional que expressam o nosso íntimo. Diante de muitos avanços e modificações fisiológicas, concordamos que a ciência não e capaz de prolongar o limite de vida natural do homem, mas a meta deve ser manter as pessoas ativas pôr mais tempo, melhorando as condições no desenvolvimento humano, (LOBO 1973).

          Na dança de salão apresenta uma mudança significativa de comportamento e motivação nas pessoas trazendo mais confiança, sensação de bem estar psicológico no trás um equilíbrio emocional, motivar em relacionar com as pessoas ao seu meio que vive. 
           O comportamento motivacional é explicado pelas necessidades humanas, que obedecem a uma hierarquia, ou uma escala de valores, coloca em forma da importância e influência, como as necessidades fisiológicas, de segurança, social, status e estima, e de auto-realização. A motivacional eficaz é a identificação e a remoção das barreiras significativas aos esforços para as mudanças, e o respeito às razões pessoais de modo consciente ou inconsciente, que levam o indivíduo a buscar atingir metas. Conforme LOBO (1973), a motivação é um dos componentes mais importantes para o sucesso, ou seja, o sucesso de uma equipe vai depender das motivações que estiver recebendo.

A motivação é um fator e processo que levam as pessoas a agirem em diversas situações e que as mantém em uma determinada atividade por um longo período de tempo (BERGAMINI 1990). Existem diferentes concepções que tentam explicar a motivação, pois este é um termo muito amplo e, neste sentido, ela vem sendo discutida, com os autores considerando que, por trás da motivação, estão presentes questões como idade e os estágios de desenvolvimento que depende da interação de fatores pessoais (intrínsecos) e ambientais (extrínsecos).

A motivação é assim um processo funcional que envolve muitos outros fatores, no qual existe uma relação de pessoas com o meio que vive isso levam ou ate mesmo conduzem o individuo a perseguir certas metas desejadas. Neste sentido, parecem os motivos que levam as pessoas a agir, ou a praticar uma determinada atividade física, que vai trazer benefícios psicomotores, cognitivos e afetivos.

Bergamini (1990), a motivação cobre uma grande variedade de aspectos comportamentais. A diversidade de interesse percebida entre os indivíduos permite aceitar, de forma razoavelmente clara, que as pessoas não fazem as mesmas coisas pelas mesmas razões.

         Alguns autores afirmam que a motivação é um processo dinâmico e não estático, que depende das interações entre o indivíduo e o meio e exige constante troca entre ambos. A motivação pode ser orientada à aprendizagem, e nesse sentido apresentará a necessidade de autonomia e controle pessoal da ação. Isso significa dizer que, quando o sujeito realiza tarefas sem que nada o obrigue, por decisão própria e interesse pessoal, não só parece que a atividade custa menos trabalho, como também sai mais bem executada e resulta em algum aprendizado para o indivíduo.

Tendo então estas definições surge-nos a seguinte questão: qual o perfil socioeconômico e motivacional dos praticantes de dança de salão de Maringá?

Essa pesquisa vislumbra saber se há possibilidades da prática de dança de salão pode motivar as pessoas a ter uma vida ativa prazerosa desempenhando em qualquer ambiente e sentir bem.

Assim, o interesse na realização desse estudo se deve pelo conhecimento teórico e prático já nos proporcionados, e por acreditar que a dança de salão pode intervir na vida cotidiana de cada qualquer pessoa, a fim de integrá-la em qualquer ambiente que possa ter dança de salão e incentivar os praticantes todas às vezes, mas á praticar como uma forma lúdica, divertida, prazerosa e dessa forma contribuir para o desenvolvimento dos aspectos motores, físico e social dos praticantes.

      Portanto, temos como objetivo analisar o perfil socioeconômico e motivacional dos praticantes de dança de salão em Maringá - Pr.

2. Revisão Bibliográfica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (373.9 Kb)   docx (433.9 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com