TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIL DIETÉTICO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO

Por:   •  23/9/2015  •  Artigo  •  5.925 Palavras (24 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 24

FACULDADE DOM BOSCO

PERFIL DIETÉTICO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM OBJETIVO DE OTIMIZAÇÃO HIPERTRÓFICA

CURITIBA

2015

PERFIL DIETÉTICO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM OBJETIVO DE OTIMIZAÇÃO HIPERTRÓFICA

Trabalho de pesquisa apresentado como requisito parcial para Conclusão do curso de Educação Física – Bacharelado na Faculdade Dom Bosco.

CURITIBA

2015

PERFIL DIETÉTICO DE PRATICANTES DE MUSCULAÇÃO COM OBJETIVO DE OTIMIZAÇÃO HIPERTRÓFICA

 

RESUMO

Para que uma dieta seja satisfatória, esta deve ter um tanto em macronutrientes quanto em micronutrientes, para que possa suprir as necessidades energéticas durante o exercício físico, a fim de minimizar os efeitos da fadiga muscular. Por conseguinte, a presente pesquisa teve por objetivo determinar a ingesta de macro e micronutrientes na dieta de praticantes de musculação de ambos os sexos. A amostra foi composta por 09 indivíduos de ambos os sexos, sendo 5 homens com idade mediana de 32 anos, e 4 mulheres com idade mediana de 23 anos, praticantes de musculação no mínimo há seis meses. Para obtenção das variáveis nutricionais, foi utilizado o inquérito alimentar de três dias, sendo um dia de final de semana, independentemente se o aluno treinou ou não. Com base nos dados obtidos, pode-se concluir que os homens apresentaram um perfil dietético hiperproteico e hipoglicídico e as mulheres, hiperproteico, hipoglicídico e hiperlipídico. Sobre os micronutrientes o grupo masculino estava abaixo das recomendações em vitaminas B2, cálcio e acima para vitamina B3, B12, equilibrada em sódio e o grupo feminino apresentou inadequação em todos os micronutrientes avaliados.

Palavra – Chaves: Musculação; Macronutrientes; Micronutrientes

ABSTRAT

A satisfactory diet involves adequate intakes of macronutrients and micronutrients in order to supply the energetic demand during the physical exercise and minimize the effects of the muscular fatigue. The aim of this study was to estimate the dietary intakes of macronutrients and micronutrients of male and female subjects involved in resistance training programs. The sample was composed of nine subjects of both genres (five men median age of 32 years old and 4 women median age of 23 years old) involved in resistance training for at least 6 months. A three-day dietary inquiry was applied and all the subjects were instructed to choose two weekdays and one weekend day rather they have trained of not. Obtained data showed that male subjects had a hyperproteic and hypoglycemic diet while female subjects had a hyperproteic, hypoglycemic and hyperlipidic diet. When micronutrients intake were analyzed, data showed that male subjects consumed less B2 vitamin and calcium than recommended and more B3 and B12 vitamin than recommended although the sodium intake was adequate. The female group showed inadequate intake of all micronutrients evaluated.

Key-words: Resistance Training; Macronutrients; Micronutrients


INTRODUÇÃO

As academias de ginástica surgem como prestadoras de serviços das mais diferentes práticas de atividades físicas, passando de um mero status de ginásio para um espaço de convivência e lazer para a sociedade contemporânea (MARCELLINO, 2003). Percebe-se que a disseminação da realização de exercícios físicos em academias, vem ganhando notoriedade, graças às mídias sociais, sejam elas faladas, escritas ou televisivas, que evidenciam os benefícios conseguidos por uma prática assistida de exercício físico (TAHARA et al., 2003).                         

Em se tratando da modalidade musculação e seus praticantes, observa-se que estes sujeitos, estão deixando de lado o objetivo estético, e focando em uma melhora ou manutenção da saúde (ANDRADE et al., 2014). Em relação aos benefícios promovidos pelo exercício físico, é inegável a melhora da saúde em relação aos efeitos nocivos ao qual o organismo está sujeito e em especial a diminuição do perfil lipídico (SILVA et al., 2010).                                                Ainda sobre a melhora da saúde, Pereira Junior et al. (2013) e Fett e Fett, (2014), afirmam que no tratamento da obesidade,  a musculação e a educação alimentar parecem ser, as principais formas de tratamento não medicamentoso para esta patologia. Para Matsudo e Matsudo (2006), o problema da obesidade está correlacionado a um balanço energético positivo, ocasionado por um aumento na ingestão de energia ou uma diminuição do gasto energético.

A fim de comprovar os benefícios da relação entre exercício físico e dieta alimentar, Garcia et al. (2012), avaliaram vinte mulheres em pré-menopausa, divididas em dois grupos, reportou-se que o grupo que realizou exercício e dieta além de perder gordura corporal manteve ou aumentou sua massa muscular. Os mesmos autores, concluem em seu estudo advogando que o exercício físico em parceria com uma dieta controlada parece ser uma boa estratégia para redução de gordura corporal e preservação de massa magra, bem como o aumento da taxa metabólica de repouso.                                                                                 De acordo com a American Dietetic Association (2009), uma baixa ingestão de energia pode resultar em perda de massa magra, disfunção menstrual, perda ou uma incapacidade em se ganhar densidade óssea, aumento do risco de lesões, enfermidades, bem como em um processo de recuperação mais longo.                         Sobre uma adequada ingestão de macronutrientes, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (2009) estima valores de 60% a 70% de carboidratos, proteínas de 10% a 15% e lipídios um valor de 30% (10% saturados, 10% polinsaturados, 10% para monoinsaturados). Para os micronutrientes, a mesma sociedade recomenda a ingesta de 500 a 1500 mg/dia para vitamina C, mínimo de 1000 mg/dia de cálcio, para o ferro o valor de 15 mg/dia para as mulheres e de 10 mg/dia para os homens, e em reposição hídrica os valores para sódio são de 0,5 até 0,7 g.L.                                                                                                Ao realizar uma busca da literatura sobre o assunto, associado a praticantes de musculação  e dieta alimentar, percebe-se que os dados não são conclusivos, quando os objetivos destes participantes, dizem respeito a redução dos níveis de gordura e ganhos hipertróficos. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa foi de determinar a ingesta de macro e micronutrientes na dieta de praticantes de musculação de ambos os sexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (402.5 Kb)   docx (33.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com