TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APLICATIVO ONLINE PARA LAVA RÁPIDO

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.771 Palavras (12 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 12

 BULLYING NA ESCOLA: COMO INTERVIR E PREVINIR

                                                                                           Tânia Silva Monteiro[1]

RESUMO

É sabido que cenas de violência na escola crescem consideravelmente no mundo e influenciam fortemente no processo de ensino aprendizagem. Diante disso, é de grande relevância discussões sobre o tema para contribuir com estudos e pesquisas que auxiliam no combate às agressões entre aluno e professor e na maioria das vezes entre alunos. Essa violência é definida por alguns autores, como Bullying, e merece atenção especial. Sendo assim, este artigo tem como objetivo abordar os efeitos desse tipo de agressão no contexto escolar para que educadores conheçam essa problemática e quais as conseqüências dela no processo de ensino aprendizagem, para assim interferir de maneira satisfatória no combate do Bullying , uma vez que seus efeitos são devastadores na vida das vítimas.

Palavras-Chaves: Agressão. Bullying. Conseqüências, vítimas e Agressores.

INTRODUÇÃO

O termo Bullying foi adotado para explicar todo o tipo de comportamento agressivo, cruel, proposital e sistemático inerente às relações interpessoais, é reconhecido como todas as manifestações de agressivas e violentas fisicamente e verbalmente de maneira intencional. O seu efeito é devastador causando angustias e traumas. Quem o pratica o faz principalmente para intimidar ou agredir outra pessoa que não tem possibilidade ou capacidade de se defender, acontecendo dentro de uma relação desigual de forças ou poder.

          Essas agressões independem do contexto para acontecer podem ocorrer na escola, faculdade, família, no trabalho, ou entre amigos e vizinhos, no entanto, neste trabalho abordaremos as ocorrências desse fenômeno dentro do ambiente escolar. Vale lembrar que o problema não existe somente no Brasil, ele é um problema mundial, mas o que tem exigido mais atenção dos especialistas e educadores é a manifestação de bulliyng nas escolas. Muitas vezes os educadores não admitem a ocorrência do problema entre seus alunos ou desconhecem o problema e se negam a enfrentá-lo.

         Sendo assim, este artigo tem como objetivo abordar um pouco sobre essa problemática no contexto escolar com intervir e prevenir, bem como suas conseqüências no processo de ensino aprendizagem. Além disso, proporcionar momentos de reflexão acerca da postura do educador e de todos da escola diante do problema. Pretende-se também discutir as situações que se caracteriza como bullying para que o educador saiba como identificar tais situações e agir imediatamente.

Nesse sentido, na primeira parte, realizamos uma breve abordagem sobre o tema no cotidiano escolar.  Na segunda parte apresentamos estudos sobre o fenômeno, como ocorre e como identificá-lo, ou seja, como acontece o bulling e o que a escola pode fazer para minimizar interferências de fatores que determinam essa violência, pois discutir as questões ligadas à prática do bullying com toda a comunidade escolar é importante, porque proporciona a reflexão e evita que novos casos ocorram. Este trabalho serve como estudo para alunos, pais e responsáveis, buscando medidas educativas que combatam as ações de violência na escola.

            Dessa forma, pretendemos contribuir com as pesquisas sobre o problema do bullying no ambiente escolar e certas da relevância desse trabalho, esperamos também que este venha contribuir para estudos futuros e para uma possível conscientização por parte de todos envolvidos no processo de ensino aprendizagem, preparando-os para aquisição de uma nova postura, frente a um mundo em constantes desafios.[pic 1]

DESENVOLVIMENTO

Todos os dias nos depararam com pessoas fisicamente e psicologicamente diferentes. Cada qual tem seus gostos e manias particulares, que podem até ter algo idêntico ou similar, mas com certeza o todo é diferente. Mas infelizmente essa heterogeneidade gera preconceitos e conflitos, no entanto muitas atitudes de grosseria e agressividade não estão ligadas somente ao preconceito, mas também ao caráter do agressor. A atitude de preconceito e/ou intolerância está na direção oposta do que se requer para a existência de uma sociedade democrática. As relações entre os indivíduos devem estar sustentadas por atitudes de respeito mútuo, diálogo, solidariedade e justiça. Mas é sabido que as demonstrações de violência têm aumentado e é hoje uma das principais preocupações da sociedade. Tais manifestações acontecem nos mais diferentes contextos sobretudo na escola.

A escola tem sido alvo de atitudes agressivas e violentas na maioria dos casos entre alunos ou entre alunos e professores. Especialistas explicam que em todo o tipo de comportamento intencionais agressivos verbais ou físicos o agressor quer demonstrar superioridade física para intimidar a vítima que geralmente são indivíduos considerados mais frágeis. Para explicar tais atitudes foi utilizada a terminologia BULLYING que é derivada do verbo inglês bully que significa usar a superioridade física para intimidar alguém. Infelizmente assim está o retrato da violência e da covardia que acontece diariamente em muitas escolas.

Como então identificar as atitudes que representam manifestações de bullyimg? Geralmente a vítima sofre várias formas de agressão que Ana Beatriz Barbosa Silva define como verbal física e material, psicológica e moral. Vale ressaltar que para a autora tais agressões contribuem para a exclusão social, evasão escolar, transtornos de ansiedade, de pânico, fobia escolar, social, depressão, anorexia e caso mais gravem como homicídios e suicídios. Os atos agressivos e violentos que presenciamos nas escolas em que alunos passam por situações de "humilhação, gozações, ameaças, recebem apelidos constrangedores, são chantageados e intimidados tornou-se algo comum nos espaços educacionais, provocando cada vez mais atitudes violentas, tantos dos agressores, como das vitimas. Esses alunos na maioria dos casos se sentem intimidados e permanecem em silêncio, por se sentirem envergonhados ou com medo de novas agressões. Além disso, atos como chutes, roubar pertences da vítima, excluir, passar bilhetes entre colegas de caráter ofensivo, fazer intrigas, fofocas muito comum entre meninas, e por fim o abuso sexual, tudo isso também se caracteriza como bullying.[pic 2]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com