TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APOSTILA DE ESTUDO BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA

Por:   •  19/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.311 Palavras (6 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 6

A EDUCAÇÃO INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

A educação infantil é fundamental na vida da criança, pois ela é a base, o alicerce educacional durante toda sua existência, pois é desde cedo que o aluno aprende sobre regras, combinados e disciplinas, e isto o seguirá para toda a vida.

Pois é nesta fase que a criança copia os adultos, e através das brincadeiras elas deixam transparecer tais atitudes, por isso, foram criados os cantos, onde elas podem se identificar e reproduzir aqueles que fazem parte do seu mundo. E é brincando que ela mostra sua cultura e aprende a do outro. E é  através do lúdico que elas interagem e compartilham suas vivências e  conhecimentos.  Porque  para a criança, brincadeira é coisa séria, e também muito contribui  para seu desenvolvimento, e é na Educação Infantil que ela aprende a  obedecer  regras, respeitar os colega, a ter lateralidade, a ser competitivo. Também ajuda a trabalhar o lado cognitivo e a coordenação motora.“ É pelo brincar que a criança aprende expressar ideias, gestos, emoções, a tomar decisões, a interagir e viver entre pares, a conhecer e integrar-se no seu ambiente próximo a elaborar imagens culturais e sociais de seu tempo e, em decorrência, desenvolver-se como ser humano dotado de competência simbólica.” (CIPRIANO, 2004, p.11-20)Auxiliando na construção do saber e facilitando a aprendizagem.

Antigamente as crianças tinham uma liberdade maior para brincar; com mais espaço e mais tempo nas ruas e praças. Onde podiam corre, jogar e aprender uns com os outros. “Os jogos tradicionais infantis aparecem de forma mais abundante no cotidiano dos agrupamentos infantis de tempos passados, marcados por um ritmo de vida mais lento”. (Kishimoto 2004, p. 81) Atualmente, no mundo contemporâneo, no século XXI, com a presença diária de novas tecnologias, novos conceitos, novas atrações, não só para as crianças, mas também para os adultos, onde  a facilidade por busca do prazer da criança pelo lúdico vai se desgastando, perdendo a essência.

Contudo, está cada vez mais óbvio que a educação Infantil é extremamente indispensável para a criança, pois é onde ela aprende não só a brincar, mas a ter uma atenção maior, mais aguçada que facilita no desenvolvimento do aprendizado  da mesma. A tomar suas próprias decisões, o que requer    autonomia, a ter um entendimento  maior de mundo, tanto na vida escolar quanto num todo. E nada melhor do que estar  cercada pela sua família. E não podemos esquecer o quanto o adulto é importante na educação da criança desde pequeninos.  Devemos também ressaltar que há um grande peso carregado pel pelos seus modos de vidas e o quanto a desigualdade está em nosso meio social e escolar. E que a dimensão da educação Infantil, apesar do mundo globalizado, ainda faça a mesma  ter a sua essência, ter seus sonhos, suas brincadeiras, suas alegrias, pois a infância é uma fase de extrema relevância e magnitude na vida deste ser tão precioso. E com o passar dos anos, novas fases têm surgido e não se deve pular  etapas.  é o início  dos sonhos, e expectativas  desses educandos, e isto será levado para toda vida.  

O adulto, o professor, tem um papel importante na construção dessa infância, na educação infantil, pois são responsáveis por essa formação da criança. A humanidade futura depende, segundo Fortuna (2005), dos cuidados dedicados a infância hoje, garantindo os adultos de amanhã. Outro fator importante é a participação da família, pois a criança precisa de amparo, de guia, para que possa se desenvolver. Para Aroeira (1996), o conceito de infância se dá de acordo: Com a classe social a que nos referimos, porque a criança é um ser social e histórico, não é abstrata não é um modelo teórico de desenvolvimento, para conhecê-la melhor é necessário sempre levar em conta suas condições reais de vida a origem social a cultura, pois é a partir desse contexto que determinamos que ela construa seu conhecimento (AROEIRA 1996, p.22.) Convivendo em um mundo com  diversas, constantes mudanças o papel da escola tem grande valor na vida dessa criança.

Apesar da aglomeração do mundo tecnológico, a origem, a estrutura da criança, a verdadeira educação Infantil está na escola. Onde ela terá esse encontro todos os dias resgatando a sua infância, o seu desenvolvimento, a socialização, o lúdico, permitindo impulsos, estímulos, invenção.. O professor tem que trazer a essência dos seus alunos, possibilitando uma educação e aprendizado melhor. “Resgatar uma infância com alma, com essência com significado, aquela na qual os pequenos e simples momentos, gestos, atitudes, saberes, brinquedos, contos, historias, pinturas produções toques e olhares sejam significativos, valorizados (FRIEDMANN, 2005, p. 11)onde, “as escolas de educação infantil necessitam de uma organização pedagógica que vise às experiências infantis, as especificidades e diversidades, que valorize e invista em uma docência de qualidade e eficaz, [...]” (OLIVEIRA, 2005, p.170).”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (158.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com