TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO FARMACOLOGIA

Dissertações: ESTUDO DE CASO FARMACOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  1.884 Palavras (8 Páginas)  •  1.040 Visualizações

Página 1 de 8

QUESTIONÁRIO FARMACOLOGIA

1 - A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) é uma doença progressiva, que se desenvolve lentamente, geralmente por vários anos, fazendo com que o coração fique cada vez mais fraco, com o volume aumentado (hipertrófico) e com frequência elevada. Seu tratamento freqüentemente inclui o uso de digitálicos cardiotônicos e de diuréticos. Entretanto, se não houver uma boa escolha dos fármacos e um bom acompanhamento do paciente, essa associação pode ser fatal, já que muitos diuréticos potencializam a ação dos cardiotônicos, produzindo intoxicação que pode ser fatal. Por outro lado, há um tipo de diurético que pode minimizar esse risco, sendo, portanto, bastante indicado para esses pacientes.

A) Qual é esse diurético? E) Inibidores dos canais de sódio

a)dirético de alça

b)diuréticos do túbulo distal inicial c)diuréticos osmóticos

d)antagonistas dos receptores de mineralocorticóides e)inibidores dos canais de sódio

B) Por que o diurético descrito acima não predispõe a intoxicação digitálica?

C) Como agem os cardiotônicos digitálicos?

a) Estimulam os receptores gabaérgicos dos neurônios da dor e dos miócitos

b) Bloqueiam os canais de sódio dos neurônios da dor e dos miócitos

c) Bloqueiam as bombas de sódio e potássio dos miócitos CORRETA

d) Estimulam os receptores de sódio dos neurônios da dor e dos miócitos

2 - Que tipo de diurético age por inibir a reabsorção de grande parte do sódio pelo néfron, sendo considerada entre todas as classes terapêuticas diuréticas a mais eficiente na redução da volemia?

A) Diuréticos da alça

a)dirético de alça

b)diuréticos do túbulo distal inicial c)diuréticos osmóticos

d)antagonistas dos receptores de mineralocorticóides e)inibidores dos canais de sódio

3 - Cite pelo menos um princípio ativo da classe terapêutica do diurético da questão anterior e determine quais dos seguintes efeitos adversos ele costuma apresentar: hipocalemia, hipercalemia, acidose metabólica ou alcalose metabólica?

R: Furosemida. Hipocalemia e Alcalose metabólica.

4 - A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, cujos principais fatores de risco são a idade avançada, o sedentarismo, o excesso de consumo de sódio e gorduras saturadas, a obesidade, o excesso de triglicérides e colesterol no sangue, entre outros. O sistema renina/angiotensina/aldosterona é um sistema hormonal que produz efeitos como vasoconstrição e retenção hídrica, que em conjunto ajudam a manter elevada a pressão arterial do paciente. Cite dois tipos de medicamentos anti-hipertensivos que atuam nesse sistema e descreva seus mecanismos de ação.

R: Losartan e Valsartan. Inibem a ação da angiotensina II, que é um potente vaso constritor.

5 - Além dos diuréticos e dos medicamentos que atuam no sistema renina/angiotensina/aldosterona, várias outras classes de medicamentos podem ser utilizados no tratamento da hipertensão arterial. Cite duas dessas classes e descreva seus mecanismos de ação.

R: Inibidores da enzima conversora da angiotensina (iECA) – agem inibindo a enzima que converte Angiotensina I em Angiotensina II.

Bloqueadores dos canais de cálcio – agem bloqueando a entrada de cálcio nos miocitos do coração e dos vasos.

6 - A lidocaína, além de ser utilizada como anestésico local, pode ser utilizada no tratamento de algumas arritmias. Entretanto, quando utilizada em excesso, e principalmente de forma sistêmica, pode causar arritmias fatais. Como age a lidocaína?

a) Estimulam os receptores gabaérgicos dos neurônios da dor e dos miócitos

b) Bloqueiam os canais de sódio dos neurônios da dor e dos miócitos CORRETA

c) Bloqueiam as bombas de sódio e potássio dos neurônios da dor e dos miócitos

d) Bloqueiam canais de potássio dos neurônios da dor e dos miócitos

e) Estimulam os receptores de sódio dos neurônios da dor e dos miócitos

7 - BDP, 45 anos, masculino, relata desde o final de semana sentir uma dor "estranha" na região retroesternal, que se estendeu para o braço esquerdo. Sendo diagnosticado com Angina pecturis, o paciente foi orientado a fazer uma série de exames, mas que desde já iniciasse o tratamento com um medicamento antianginoso. Cite pelo menos três classes terapêuticas usadas no tratamento da Angina Pecturis e descreva seus mecanismos de ação.

R: Nitritos e Nitratos (nitrovasodilatadores) – a ação se dá pela sua biotransformação no endotélio vascular, em oxido nítrico.

Betabloqueadores (antagonistas beta-adrenérgicos) – agem principalmente inibindo a ação inotrópica e cronotrópica positivas da norepinefrina sobre os receptores beta 1 do coração, diminuindo a atividade cardíaca e consequentemente a demanda de oxigênio.

Antagonistas ou bloqueadores dos canais de cálcio – agem principalmente bloqueando a entrada de cálcio para dentro dos miocitos do coração, que causa diminuição na contratilidade cardíaca e diminuição na demanda do órgão por O2.

8 - Por que a redução nos níveis séricos de potássio num paciente utilizando glicosídeos cardiotônicos pode ser fatal? Explique baseando-se no seu mecanismo de ação.

R: Pois há uma grande quantidade de potássio no MEC (bomba sódio-potássio)

9 - Vilma, 27 anos, relata desconforto na panturrilha, principalmente após dorsiflexão passiva do pé. A paciente é fumante e acaba de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com