TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS Avaliação Educacional

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  1.465 Visualizações

Página 1 de 5

 UNIVERSIDADE PAULISTA-UNIP

RELATÓRIO

APS- AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

“INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVA”

“NOVOS MEIOS DE AVALIAR: INTERVENÇÃO.”

 

NOMES: GABRIELA RODRIGUES CRUZ         RA: B78JDB-8

LETÍCIA CAVALCANTE ALMEIDA            RA: B48ABB-2

SÃO PAULO
2015

RELATÓRIO

Atividade Pratica Supervisionada – Avaliação Educacional

Trabalho de Atividades Práticas Supervisionadas do 6º  Período
de Pedagogia, apresentado a Universidade Paulista – Unip.

Orientador: Prof. Anna Vencato

SÃO PAULO

2015

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO...................................................................................................04

2- DESENVOLVIMENTO......................................................................................05

3- CONCLUSÃO....................................................................................................06

5-BIBLIOGRAFIA.................................................................................................07

INTRODUÇÃO

 O trabalho em termos mais específicos propõe aos alunos matriculados no quinto e sexto períodos do Curso de Pedagogia a realizar uma pesquisa bibliográfica para fundamentação teórico do projeto “INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE REFLEXIVAno sentido de que ele possa compreender que:

a educação: não mudou apenas os métodos de ensino, que se tornaram ativos, mas  incluir também a concepção de avaliação. Antes, ela tinha um caráter seletivo, uma vez que era vista apenas como uma forma de classificar e promover o aluno de uma série  pra outra ou de um grau para outro. Atualmente, a avaliação assume novas funções, pois  é um meio de diagnosticar e de verificar em que medida os objetivos propostos para o pr ocesso ensino-aprendizagem estão sendo atingidos (Haydt, 1988, p.14).

Assim, a avaliação assume uma dimensão orientadora, cooperativa e interativa, onde os resultados obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e, também reorientar o trabalho docente e a construção dos projetos pedagógicos.

Além do levantamento bibliográfico, o aluno deverá entrevistar um professor dos anos iniciais do ensino fundamental com a intenção de saber como ele avalia seus alunos e quais instrumentos ele utiliza para esse fim.

DESENVOLVIMENTO

A avaliação sempre fez parte e faz ainda de nossa vida, estamos sempre sendo avaliados e avaliando, por exemplo quando elogiamos alguém, é o resultado de uma avaliação, em diversas situações avaliamos varias coisas.

Na escola, a avaliação é algo necessário e sempre foi usado para “medir” de forma individual, através de provas, e assim era o processo de rotulação dos alunos, separavam os bons, os ruins e os que “ não tinham jeito”. Até poucos anos atras, era  usado somente uma prova para cada matéria para medir o aprendizado do aluno, e ele só tinha essa maneira de ser avaliado, e o restante das competencias do aluno era deixado de lado sem chance de ser avaliado para ter uma boa nota. O modelo de avalição era autoritário, que sempre deixava os alunos nervosos, pois servia até de ameaça, fazendo com  que eles não se saissem bem na prova, ou devido qualquer outro problema, esta era a única chance que eles tinham.

Segundo Ana Maria Avelã Saul, podemos considerar:

 "A avaliação está se tornando o centro da aula, em torno do qual tudo gira. Só que em vez de centralizar a ação nos processos de produção de conhecimento, de ensino-aprendizagem que envolvem as pesquisas e as relações professor-aluno, tudo é voltado para a avaliação."

Esta visão mudou somente depois da Lei de Diretrizes e Bases, lei 9.394 de 1996, que foi possivel avaliar o aluno de forma diferente, levando em considerção todo o seu potencial, o seu envolvimento nas atividades educacionais elaboradas fora e dentro da sala de aula, responsabilidades com entregas dos trabalhos e tarefas de casa, podendo assim somar isso a nota do aluno, e assim a avaliação se torna um processo contínuo durante todo o período escolar.
Anexamos uma tabela como  imagem 1, com nove instrumentos mais comuns da avaliação na escola, feito pela pedagoga Ilza Martins Sant’Anna e a consultora Heloisa Cerri Ramos, são diversas maneiras e não há certo ou errado, mas sim qual pode ser adaptado a cada situação didática, além disso, o professor deve combinar com seus alunos e explicar cada meio de avaliação e ensina-los  a fazer, como se pode pedir uma pesquisa ou um seminário mostrar  a eles como deverão realizar? é preciso que o professor demonstre isso em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (152.3 Kb)   docx (281.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com