TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTES E RECREAÇÃO

Por:   •  15/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.647 Palavras (11 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 11

Anhanguera – UNIDERP

[pic 1]

MARIANA DAS GRAÇAS DE SOUZA MUNIZ Ra 6580273905

JOSIANY DE FATIMA DOS REIS NEVES RA 6509235812

LESLIE APARECIDA SILVINO RA 6785372978

ROSANGELA DE AZEVEDO G. SILVA RA 6581320643

 

 Arte, Criatividade e Recreação

Atividade Pratica Supervisionada ATPS

 6ª Série

Arte, Criatividade e Recreação

Professora/ Tutora a distância Maria Clotilde Barbosa

São José dos Campos-SP

Setembro 2015

Introdução

Com estas pesquisas observamos que ao longo da vida, somos rodeados por diversas criações artísticas, sendo assim o ser humano fica limitado ao que já existe não o usa, desta forma acaba por reprimir seus sonhos e fantasias.

Desta forma é preciso que o professor incentive as crianças a criar seus desenhos, brincadeira e também a compor músicas, onde ela possa imprimir suas características.

Sendo assim o professor será o mediador do conhecimento transformando a maneira de educar levando o aluno a ter consciência de que ele é capaz de criar e produzir e acima de tudo observar algumas características que são próprias de quem criou a obra.

Relato da aluna Josiany de Fátima dos Reis Neves

Em meus tempos de escola lembro-me que a professora era muito atenciosa, na época era trabalhado muito com gesso, fazíamos muito imãs de geladeira, confeccionávamos cesta de jornal lembro que tudo que confeccionávamos colocávamos para vender para arrecadar verba para a escola ou usávamos para brinde de algum evento da instituição. As aulas de educação artística era sempre uma felicidade, na escola havia teatro também que era apresentado em dias de festivas na escola. Enfim já faz um bom tempo, mas o pouco que eu lembro faz toda diferença para os dias atuais.

Relato da Aluna Rosangela de Azevedo Gomes Silva

É bom lembrar do tempo de infância, as maneiras de ensino dos professores eram diferentes dos dias atuais. Quando começamos o ensino fundamental a disciplina de Arte era chamada de educação artística.

Aprendemos coisas básicas como fazer contornos em desenhos, margens nas folhas de sulfite, cores primarias e segundarias, com tinta guache.

 Em datas comemorativas sempre fazíamos cartões, mascaras, cartazes utilizávamos algum material diferente como algodão, lantejoulas, palitos de sorvete, a professora entregava para todas as crianças o mesmo desenho mais cada criança coloria e enfeitava o seu do seu jeito, mais sempre respeitando as orientações da professora.

No ensino fundamental a professora sempre trazia a parte teórica e completávamos a atividade com a realização da atividade que era avaliada.

Mesmo não tendo adquirido muitos conhecimentos a respeito de arte essa disciplina nos ajudou a desenvolver a coordenação motora na utilização de cola, tesoura a traves das pinturas com lápis, giz e nos traços utilizando a régua.

Naquela época a atividade de educação artística era muito limitado ao que era proposto pela professora, hoje pudemos compreender que a melhor maneira de se ensinar é através de estimulo apresentando um ponto de partida por onde a criança possa começar tendo sempre o cuidado na hora de orientar e não impor ao aluno que faça da mesma maneira que os colegas sempre deixando os livres para compor suas próprias criações e expressar suas emoções.

Relato da aluna Mariana das Graças de Souza Muniz

Lembro –me muito pouco das aulas de artes, porém tive duas professoras que marcaram muito a minha época de escola.

Lembro que as professoras eram carinhosas, atenciosas, mas o que mais me chamou atenção foram alguns trabalhos sobre Portinari e Tarsila do Amaral. Alguns trabalhos desenhos expressando nossas expressões. Teatro, danças, isso sempre tive na escola nas aulas de artes, viagens a museus.

Relato da aluna Leslie Aparecida Silvino

Lembro me que as aulas eram normais, observávamos as imagens e depois as reproduzíamos. Teve uma professora que nos ensinou música, em especifico Flauta Doce, foi onde eu gostei e resolvi a me aprofundar.

 

Passo 2

     Com efeito em nossa autobiografia, acreditamos que cada experiência é válida e favoreceram muito para o desenvolvimento de expressão e da nossa criatividade além do divertimento. A infância é uma fase de descobertas, aventuras, é nessa fase da educação infantil que elas terão seus primeiros contatos com a linguagem das artes, então cabe a nós professores valorizar os conhecimentos, a criatividade que cada aluno traz para a sala de aula, pois o que realmente importa a elas é brincar aprendendo.

    Devemos trabalhar a arte como contribuição para a construção do conhecimento sensível da criança, ajudando assim os alunos a ampliar sua leitura de mundo. O professor deve propiciar ao aluno uma visão de aprendizado ajudando a sentir prazer para desenvolver suas habilidades.

     As crianças sentem prazer em desenhar, pintar, rabiscar, cortar e criar é através dessas atividades que elas irão se expressar, usando sua imaginação para inventar ou transformar desenhos, criando o novo, o diferente. O professor deve proporcionar momentos para que as crianças se revelem por meio de manifestações expressivas, de criação, compreensão, imaginação, e fundamental que o professor observe os limites da criança na arte de desenhar e também a importância de a criança criar seu próprio desenho.

     E necessário que o professor ofereça diversos tipos de materiais tais como: papel, isopor, sucata, tinta, argila e deixar que a criança descubra a utilidades que cada coisa tem, para que ela possa usar seu imaginário para criar e recriar.

     Chegamos à conclusão de que é necessário educar desde a educação infantil, possibilitando atividades que possam levar a criança a querer conhecer, analisar a arte não só como pintura mais como uma história, que irá despertar a conhecer outras épocas, culturas, outras formas de expressão isso cabe a nós como professor fazer com que a criança compreenda o mundo em que vive, situando-a em diferentes contextos socioculturais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (177.3 Kb)   docx (45.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com