TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARTES VISUAIS

Por:   •  16/4/2018  •  Resenha  •  522 Palavras (3 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 3

O QUE E ARTES VISUAIS:

DEFINIÇÃO: E o significado dado ao conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que tem como a visão a principal forma de avaliação.

        Baseado no RCNEI, artes visuais e a maneira que a criança tem de expressar, comunicar, atribuir sentido  as sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles, linhas, formas e pontos; de forma simples as artes visuais esta presente no dia-a-dia da criança, seja no rabiscar, no desenhar em muros, no chão, na areia e com diversos materiais.

        A presença das Artes Visuais na educação infantil com o tempo demonstra desencontros entre teoria e pratica, em muitas propostas as Artes Visuais eram vistas como pratica meramente decorativa ou passatempos sem significados.

        Mas através de pesquisas de vários cientistas em diversos campos das ciências humanas, trouxeram dados importantes para o desenvolvimento da criança e sobre as artes de diversas culturas. No encontro com a antropologia, da psicanalise,  da filosofia, da critica da arte, da psicopedagogia e das estéticas da  modernidade, surgiram autores que desenvolveram princípios inovadores para o ensino das artes, da musica, da dança e do teatro, esses princípios eram reconhecidos como uma maneira da criança se expressar, uma forma de ter liberdade de expressão, um meio que tem para observar o desenvolvimento da criança.

        Essas orientações veio trazer um processo de criação para a criança, onde a própria poderia criar sua capacidade, sem ninguém interferir nisso, ela faz do jeito dela, dentro de suas possibilidades e limitações.

        Apesar da complexidade da arte em aprendizagem, desde cedo a criança consegue se expressar por sua espontaneidade e autonomia,  a época, tempo histórico revela sua suas ideias, o movimento da expressão, sensibilidade de sentimentos, pensamentos e realidade pode vir a ser explorado através da arte.

        As condições de desenvolvimento e aprendizagem e importante na educação infantil, sendo observado em cada faixa etária o nível de desenvolvimento,  pois a criança tem sua criação individual, nesse processo o objeto concreto e muito importante, pois e no contato com eles que acontece o desenvolvimento artístico, seja leitura, simbolização, pintura, cores.

        O desenho e muito importante, para observar  desenvolvimento, quando passa dos rabiscos para garatuja ela passa a fazer registros naturais, ou ate mesmo imaginário, mais não deixa de ser original e um meio de se expressar.

ATIVIDADE DE 4 A 6 ANOS:

Tema: Pintura livre

Objetivo Geral: Desenvolver o auto conhecimento e sensibilidade de cada um.

Objetivos específicos:

Explorar os seus sentimentos e capacidade.

Fortalecer os dedos, trabalhando assim a coordenação motora.

Valorização do trabalho de cada um.

Procedimentos e recursos: Fazendo um passeio pela escola explorando o jardim, o pátio e as demais paisagens, e em seguida, em um muro onde possa ser pintado pelas crianças, propor que eles desenhe o que eles quiserem desenhar, usando apenas tinta guache e os dedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com