TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARTES VISUAIS

Por:   •  8/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.412 Palavras (6 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 6

ARTES VISUAIS

ROMERO BRITTO

Trabalho de Pedagogia. apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Organização e Didática na Educação Infantil, Arte, Educação e Música, Ludicidade e Educação, Prática Pedagógica Interdisciplinar- Infância e sua Linguagem, Seminário Interdisciplinar IV.

Orientador: Prof. Edilaine Vagula, Laura Célia Cabral Cava,

Marlizete Steinle, Rosely Montagnini, Cyntia Simioni.

Teresópolis

2014

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho iremos mostrar a importancia de despertar nas crianças o interesse pela apreciaçao de imagens artisticas descobrindo suas linhas,formas e cores.

Se inspirar nestas imagens para manisfestar espontaneamente suas expressões e impressões.

O grupo escolheu o Romero Britto porque o modo dele trabahar a arte,é sempre dotado de alegria.

Ele consegue expressar através das cores e formas em sua obra,um sentimento de liberdade.

Isso pode contribuir para a capacidadede “ler o mundo”com sensibilidade e criatividade.

Romero Brito é um pintor e um artista plástico brasileiro, nasceu no Recife em 06 de outubro de 1963.

Começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco.

Ele diz ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras caíram no gosto das celebridades por sua alegria e sua cor.

Iniciou o curso de Direito na Universidade Católica de Pernambuco, mas depois viajou aos Estados Unidos e lá estabeleceu-se como artista de sucesso até hoje.

Começou seu interesse pelas artes na infância, quando usava sucatas,papelões e jornais para executar a sua criatividade. Eram tempos de pobreza e muitas limitações na cidade de Recife.

Começou nessa época a usar a grafitagem, o que foi de grande influência em seu trabalho.Radicado em Miami,nos EUA, ficou conhecido pelo seu estilo alegre e colorido,por apresentar uma arte pop, despojada da estética clássica e tradicional.

É muito influenciado pela estética cubista, e tem Picasso como um grande mestre. Seu estilo vibrante alegre, com cores fortes e impactantes fez com que sua obra tivesse forte ligação com a publicidade. É considerado um dos artistas mais prestigiados pelas celebridades americanas e o pintor brasileiro mais bem sucedido fora do Brasil.

O artista já mostrou o seu talento pintando para uma campanha publicitária da marca de vodca sueca Absolut, para as latas de refrigerante da Pepsi Cola, e redesenhou personagens de Walt Disney.

Dentre outras realizações, a criação dos selos postais que levam o nome de Esportes para paz, sobre as olimpíadas de Beijing. Outra criação importante é uma pirâmide que esteve instalada no Hide Park, em Londres, com uma altura similar a de um prédio de quatro andares.

A obra deverá ser encaminhada para o museu da criança, na cidade do Cairo,no Egito.

Várias celebridades admiram suas obras, elas estão presentes em diversas galerias do mundo inteiro, estão em importantes aeroportos do mundo inteiro, como os de Washington DC, Nova York e Miami.

Sua história, o colorido e a alegria de sua obra , inspirou a escola de samba carioca Renascer homenagea-lo no desfile de carnaval de 2012.

Hoje, Romero Brito vive em Miami, cidade na qual possui grande identificação. É casado e tem um filho.

Desenvolvimento:

Neste trabalho o grupo pôde ter uma experiência muito rica, pois tivemos que saber lidar com a coletividade e a individualidade ao mesmo tempo.

Na reeleitura da obra nós trabalhamos sempre fazendo com que todos deixassem sua marca expressada.

Mesmo tendo uma visão mais ampla,do que uma criança que ainda está formando sua própria criatividade,nós tivemos alguns momentos de discussão na hora de montar a obra.

Cada integrante do grupo ficou responsável pela montagem das partes da obra.

O grupo foi se adaptando aos poucos,coma ideia de saber respeitar o espaço e a individualidade do outro, a obra de Romero Britto nos deu liberdade na hora de expressar nossos sentimentos através das cores e formas.

Para a elaboraboração de um trabalho bem feito ,nós pesquisamos várias tecnicas para utilizarmos a mais apropriada para fazer uma boa reeleitura.

Considera-se que o aprendizado estetico,artistico e visual pode ocorrer desde os primeiros anos escolares com a realização de atividades diversificadas e mescladas com dialógos e discussões sobre os processos e resultados encontados,mas essas ações precisam se atrelar ás concepções de arte do professor e ás sua opções metodologicas para que proposição e pratica tenham coerência e o professor possa fazer mudanças e acrescimos nas atividades com foco nas suas percpções sobre educação estética.

Estamos no século da visualidade: televisão,cinema,outdoor,fotos no celular,mas para aguçar a percepção da cultura visual em que estamos inseridos é precis promover a experiencia estética,oferecendo condições para vivencias e leituras das expressões culturais de modo crítico e reflexivo.

No excercio da educação estética,nos procedimentos de apreciação reflexão e produção,aluno e professor têm a oportunidade de vivenciar a potencia da cultura visual,de construir conhecimentos sensiveis carregados de significados .Professor,aluno,no contato com a arte mediados pela educação estética,tem chances de discutir e apropriar de códigos visuais para ampliação das percepções de seu mundo e contexto. Por isso é de grande importancia deste tipo de experincia dentro do espaço escolar.

Mas a percepção das dimensões estéticas provenientes de imagens artisticas ou não comumente é ignorada.

Dentro e fora da escola há um cotidiano que abarca uma rede de produções e significados. Podemos notar que a experiencia estética visual já é desfrutadapelo individuo antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com