TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO

Por:   •  13/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.215 Palavras (5 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL

DE RONDÔNIA  - UNIR

POLO CHUPINGUAIA - UAB

[pic 2]

DISCIPLINA: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DO ENSINO DA ARTE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 

PROFESSOR (A): Dr.ª MARIA DO CARMO DOS SANTOS

ACADÊMICAS:

DIANA DOS SANTOS BIZI.

MARIA CLAUDIA PEREIRA RODRIGUES JULIO

MARCIA MARQUES NOGUEIRA

TÂNIA HELENA JULIO

ARTES VISUAIS E EDUCAÇÃO

CHUPINGUAIA 05 de AGOSTO 2014.

1ª) ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA SOBRE O VÍDEO OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES.

Primeiramente, exibem-se somente a trilha sonora do vídeo Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore.

Após, são feitos questionamentos aos alunos acerca da mesma.

Questões norteadoras:

1. Sobre o que trata o filme?

2. O que você sentiu ao acompanhar o som?

3. O que você imagina que aconteceu?

Após exposição dos alunos quanto a emoções e sentimentos vividos, todos assistem ao vídeo completo, ou seja, tanto a trilha sonora quanto o texto imagético vencedor de melhor curta-metragem de animação do Oscar 2012.

Em seguida, apresenta-se uma breve explicação sobre o que é uma obra de arte. Os alunos devem se manifestar, dirigindo-se ao quadro e expondo as diferentes manifestações artísticas existentes na sociedade.

O filme ressalta a importância da leitura, deixando claro que uma pessoa que não mantém uma relação constante com os livros é considerada quase que desprovida de vida.

Destacar, na oportunidade, a literatura como obra de arte e evidenciar que a manifestação da emoção intensa pode ser realizada (para que se produzam formas significativas) através do seguinte material: som, cor, espaço, movimento do corpo humano, linhas e palavras. Se a manifestação (descarga) da emoção dominadora (vivência) for feita através de sons, tem-se como resultante a música. A música é a forma pela qual se apresenta a descarga da vivência. Se, entretanto, a descarga for através de cores, tem-se como resultante a pintura. Se for a massa, a escultura. Se, o movimento do corpo, a dança. Se a palavra, a poesia. Se o espaço, a arquitetura.

Inspirado no universo fantástico de Alice no País das Maravilhas e O Mágico de Oz, o filme apresenta um jovem apaixonado pela literatura, que descobre um mundo novo após um furacão, uma verdadeira homenagem à Literatura, reforçando a idéia de que ler é como dar “asas” para a imaginação.

O grande trunfo do filme está na sua bela e emocionante trilha sonora, além dos sons feitos pelas ações dos livros voadores do senhor Morris. Há uma beleza, também, na seqüência em que o personagem tenta ser um “cirurgião das palavras” e utiliza instrumentos inusitados para salvar um livro.

Este exercício foi elaborado para os alunos de 3º ao 5º ano com faixa etária de idade dos 8 a 10 anos.

2ª) ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA SOBRE O VÍDEO OS FANTÁSTICOS LIVROS VOADORES.

Na Escola Girassol, comemora-se a “Semana da Criança” com uma gincana, que traz sempre um tema diferente a cada ano.

Para essa gincana, foi escolhido o tema “Aqui, o Sol brilha para todos”, abordando o respeito à diversidade e ressaltando as diferenças na literatura, na música, no esporte, no lazer, nas brincadeiras, nas artes visuais e no jeito de ser de cada um. Na Escola, também é desenvolvido um projeto chamado À Hora Literária, no qual as crianças se envolvem com a leitura de diferentes gêneros textuais.

Sendo assim, a professora Diana oportunizou aos alunos de 6 a 8 anos o desenvolvimento de produções literárias, envolvendo-os no tema da gincana.

Para esse trabalho, as crianças do 1º ao 3º ano assistiram ao curta-metragem intitulado “The fantastic flying books of Mr Morris Lessmore” (2011), com a tradução “Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore”. 

A partir desse vídeo e do interesse pela leitura dos livros da Hora Literária, surgiu no grupo do 3º ano A, o desejo de representar no mural da escola os livros mais apreciados.

Com isso, os alunos “soltaram” a imaginação e produziram capas de livros dos diversos gêneros literários, a fim de mostrar que a leitura é uma viagem que leva a pessoa a muitos lugares, a bordo das mais variadas emoções.

1ª) ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA SOBRE O VÍDEO “A MENINA QUE ODIAVA LIVROS”

Esta atividade foi desenvolvida para crianças do 1° ano, os alunos com faixa de idade entre 05 e 07 anos.

Justificativa: Estimular a leitura na vida das crianças de modo prazeroso.

Objetivos: Desenvolver atividades para gerar conhecimentos, estimular a leitura, auxiliar na construção da identidade e do vocabulário.

Os conteúdos: Apresentação de livros, revistas, vídeos, gibis e outros, roda de leitura, formação de duplas para realização das atividades, confecção e apresentação de um livro e painel sobre leitura.

 Foram distribuídos materiais aos alunos para confecção de livros e painéis, os alunos assistiram á um vídeo sobre leitura, após os alunos fizera uma pequena demonstração dos seus livros.

Recursos de ensino: Livros, revistas, jornais e gibis.

Avaliação: A avaliação foi feita durante a confecção e apresentação dos livros feitos por eles, os critérios utilizados foram: relacionamento com o colega, cuidado com os materiais, ilustração e escrita do livro, apresentação, sendo avaliada de forma que se respeitasse a particularidade de cada um.

2ª) ATIVIDADE INTERMEDIÁRIA SOBRE O VÍDEO “A MENINA QUE ODIAVA LIVROS”

Tudo que foi observado no texto, traz de forma clara e objetiva qual a importância do conhecimento lingüístico na vida do ser humano.

A participação do educador é fundamental, desde que este saiba respeitar seu aluno como ser pensante e capaz.

Como vimos, é característica marcante do ser humano resistir a novas experiências e se contentar em se manter em sua zona de conforto.

Cabe aos educadores a busca por meios alternativos capazes de incentivar seus alunos a descobrirem prazer nas leituras e demais tarefas que lhe são propostas, a resistência inicial do aluno é natural, cabendo ao educador superar esta resistência também de forma natural e paliativa, dando oportunidade ao educando de conhecer a nova atividade proposta, fazendo com que o aluno experimente prazer no desenvolvimento da atividade, sem sequer perceber a diferença que antes lhe impunha resistência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com