TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ETINIAS RACIAIS

Por:   •  11/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.822 Palavras (8 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 8

 FACULDADE E UNIVERSIDADE UNIPLAN ARAÇATUBA

UL20112353 - TAMIRES BOLANDIN TOCCHIO

UL20121462 – KASSILA ALVES DE FREITAS

UL 20112979 – ELAINE CRISTINA SOARES CHAGAS

UL20103891 – BRUNA A. S. FRANÇA

UL20116193 - DANIELLE TRAVASSOS

PROJETOS NO ENSINO INFANTIL

Com crianças de 7 a 10 anos

Araçatuba – São Paulo  4º semestre / 2021

UL20112353 - TAMIRES BOLANDIN TOCCHIO

UL20121462 – KASSILA ALVES DE FREITAS

UL 20112979 – ELAINE CRISTINA SOARES CHAGAS

UL20103891 – BRUNA A. S. FRANÇA

UL20116193 - DANIELLE TRAVASSOS

PROJETOS NO ENSINO INFANTIL

Com crianças de 7 a 10 anos

Projetos e Práticas de Ação Pedagógica – Curso de Graduação – Licenciatura em Pedagogia apresentado à comissão julgadora da UNIPLAN, sob a orientação da professora Vanessa Onofrillo Oliveira.

BANCA EXAMINADORA

[pic 1]

Prof. Esp. Vanessa Onofrillo Oliveira

Araçatuba – São Paulo 4° semestre / 2021

DEDICATÓRIA

[pic 2]

AGRADECIMENTOS

Agradecemos a Deus à nossa família e a cada integrante do grupo, mesmo com todas dificuldade e distancia, a paciência e compreensão sempre se manteve, estivemos sempre unidos e dedicados a realizar este excelente projeto. Agradecemos também as orientações e atenção da professora Vanessa Onofrillo.

RESUMO

Esse projeto tem como objetivo principal a transformação dos alunos que tem o convivo com os projetos durante o ensino fundamental, tornando eles cidadãos mais ativos , preparando eles para o mundo, estimulando eles a trabalhar em grupos, terem o convívio com outras pessoas de outras raças , cores , diminuindo até as discriminações, tornando nossas crianças, pessoas que saberão se portar diante de uma sociedade, dentre esses benefícios do projetos , teremos benefícios não só social tecnológicos, cultural, mais também ambiental, como a reciclagem dos lixos.

SUMÁRIO

.

  1. Tema        7
  2. Situação Problema        7
  3. Justificativa        7
  4. Embasamento Teórico        .....8
  5. Público Alvo        9
  6. Objetivos Gerais e Específicos        9
  7. Percurso Metodológico.        10
  8. Recursos.        11
  9. Cronograma        12
  10. Avaliação        13
  11. ProdutoFinal.        13
  12. Referências Bibliográficas        13

  1. TEMA

Pedagogia de projeto no ensino fundamental

  1. SITUAÇÃO-PROBLEMA

Ao realizar esse projeto, tivemos a preocupação de criar uma simples situação. Realmente o trabalho de projeto no ensino fundamental da resultado? Vemos durante essas aulas, a união dos alunos, o interesse em debater sobre o tema desse projeto, como vão trabalhar para tornar um problema em uma solução, assim como citamos o exemplo do lixo reciclável, vemos um coleguinha cobrando o outro para que separe os lixos da maneira correta.

Concluímos que esse trabalho ajuda não só ao meio ambiente, mais fazem dos nossos alunos cidadãos melhores e tornando nosso mundo com menor índice de discriminalidade.

  1. JUSTIFICATIVA

É importante o trabalhar com projetos, pois o mundo está em constante mudança e é necessário que façamos uma mudança na maneira de ensinar. O trabalho com projetos vem contribuindo significativamente para a educação.

Proporcionando um ensino-aprendizagem que abrange várias maneiras de aprender.

 Pois ele envolve um processo de construção, cooperação, respeito muito, tolerância e formação da cidadania que é tão importante a sociedade no momento.

  1. EMBASAMENTO TEÓRICO

Trabalhar com projetos nos anos iniciais do ensino fundamental é essencial, para uma educação transformadora.

Com a pedagogia de projetos os estudantes vão expandindo seu intelecto através de uma aprendizagem significativa, que tenha realmente sentido, e seja contextualizada.

Com esse tipo de ensino os educandos podem trabalhar baseado em suas vivências e situações de seu cotidiano. O educador vai estar ali para orientar e mediar diante das situações, seja elas de conflitos, dúvidas e etc...

Dessa forma o educador pode levantar alguns temas e situações importantes e até mesmo criar problemáticas para que os alunos possam sair da zona de conforto e procurar resolve-los. Dessa maneira os alunos se tornam cidadãos mais ativo. Desenvolvendo ações em grupo faz com que eles aprendam no dia a dia respeitar o outro e suas opiniões, regras de convívio, dividir, esperar a vez e várias outras coisas.

O mais importante de trabalhar a pedagogia de projetos já no ensino fundamental porque isso possibilita os conhecimentos para TODOS. Muitas crianças estão apresentando vários tipos de déficit, transtornos e deficiências. E trabalhar dessa maneira proporciona um conhecimento mais amplo, não só por ser lúdico, mas por trabalhar várias áreas do cognitivo como a memória, percepção e raciocínio lógico. É você pegar um tema que quer ensinar e criar várias possibilidades de aprendizado em cima daquele tema. O quanto antes iniciar com essa prática mais chances os educandos tem de adquirir esses conhecimentos e estar mais ativo diante da sociedade.

Com essa proposta de ensino a intenção é de atuar com atividades pedagógica e de práticas interdisciplinares.

A equipe pedagógica que for atuar com esses educandos terá que traçar o objetivo do projeto e a relação desta com competências e habilidades a serem desenvolvidas, em várias disciplinas do currículo, de acordo com a série que estiver trabalhando. Também é fundamental que o educador saiba qual é o processo de aprendizagem do aluno, e ter clareza na sua intencionalidade pedagógica.

Talvez alguns professores tenham dificuldade de trazer isso para a prática do dia a dia, devido ter estudado e aprendido para realizar de maneira formal. Mas é muito importante essa transformação no ensino-aprendizagem. Por isso a importância de estar sempre buscando novos conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (97 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com