TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS INFORMAÇÕES PARA INTRODUÇÃO ATIVIDADE

Por:   •  14/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

INFORMAÇÕES PARA INTRODUÇÃO

ATIVIDADE II

Orientadora:

Talita Ananda Corrêa

NOME DOS INTEGRANTES DA EQUIPE

1.ELIZAMA OLIVEIRA DOS SANTOS -UP19203169

2.MARIA ROSICLEIDEDOS SANTOS- UP19201554

3.REJANE DOS SANTOS CONCEICAO-UP19212328

4.ROSENI DE SOUSA RIBEIRO-UP19206205

5.SAMILA DA SILVA RODRIGUES-UP19213407

APRESENTAR

Título: OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO OESTE DO PARÁ.

Tema: AS DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DAS CRIANCAS RIBEIRINHAS.

O presente trabalho faz uma reflexão das possíveis realidades encontradas na educação de zona rural no contexto voltado para a Educação no Campo e as dificuldades de aprendizagem das crianças ribeirinhas, uma oportunidade de refletir sobre um tema relevante para a sociedade, em particular a Educação no Campo, onde no Brasil se desenvolve de maneira desigual. As comunidades ribeirinhas são aquelas que se situam as margens dos rios. Onde o acesso é por meio de embarcações, dessa forma as diversos tipos de assistência, seja voltada para a saúde ou educacional, são precários.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, artigo 205, “a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.” (Constituição Federal de 1988, artigo 205). O que mais se ouve é esse discurso em revistas, artigos e, outros documentos e principalmente na boca de políticos.  

A história nos relata que, as primeiras escolas do campo foram construídas e mantidas pelos pais e pela Igreja, tamanho era o descaso do estado para com os moradores destas regiões. Elas tiveram e têm o apoio de sindicatos, movimentos camponeses e outras pessoas que são simpatizantes e defensores da educação do campo.  A legislação apresenta a concepção de que o meio rural é um espaço de atraso e foi fortalecida a partir da primeira metade do século XX, com o surgimento de um discurso modernizador e urbanizador, que enfatizava a fusão entre os dois espaços, urbano e rural, por acreditar que o desenvolvimento industrial, em curso no Brasil, faria desaparecer dentro de algumas décadas a sociedade rural.

Segundo a ideologia da modernização, “o campo é uma divisão sociocultural a ser superada, e não mantida” (BRASIL, 2005, p.8). O homem do campo sempre foi visto com olhares preconceituosos, tanto no que se refere ao social como no econômico. A educação era ofertada de forma assistencialista. Na década de 50 surgem a Campanha Nacional de Educação Rural e o Serviço Social Rural que mudariam este conceito e se preocupariam com uma educação voltada para a realidade do campo e discutiria as suas necessidades para melhoria da qualidade de vida, (LEITE, 1999). A Constituição de 1988, em sua redação torna a educação direito de todos. A LDBEN 9394/96 faz menção a educação do campo em seus artigos 23,26 e 28, onde estabelece que nestas escolas deve-se haver um atendimento de acordo com a realidade e atender suas peculiaridades. Observa-se que mesmo com legislações tão importantes a educação no meio rural continua precária e não valorizando as especificidades da população.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (37.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com