TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Por:   •  31/10/2022  •  Seminário  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  74 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1] 

Ciências, Meio Ambiente e Sustentabilidade

Nome: Maria Jéssica Lima Alves                                                                Matrícula: 045790

Curso: Pedagogia____________________       __________________Data: 20/06/2022

Escreva as respostas abaixo

Sabendo da importância da pesquisa envolvendo a relação do homem com o meio ambiente e todas as formas possíveis de conservação, as atuais disciplinas de Ciência, Meio Ambiente e Sustentabilidade, têm papel fundamental na discussão, reflexão e ação, podendo ser vistas como pessoas que são auto e formadores de opinião (professores). Portanto, no processo de aprendizagem desse assunto, além de chamar minha atenção, há dois conceitos que desconheço: um é alfabetização ecológica e o outro é o método de ensino do projeto.

A alfabetização ecológica está relacionada à maneira como os alunos leem, interpretam e descrevem seu ambiente. É importante ressaltar que os professores buscam ampliar o conhecimento ecológico para que os alunos compreendam as causas ambientais e compreendam a importância da sustentabilidade para respeitar e proteger o meio ambiente como um todo. O ensino baseado em projetos é um método de ensino que se diferencia do tradicional, baseado no currículo, em que o ensino e a aprendizagem devem ser abordados de forma estratégica, permitindo que o aluno aprenda coisas novas e seja capaz de mudar a realidade ao seu redor, aconteça o que acontecer, é análise, pesquisa, crítica, pensamento etc. Portanto, os professores devem primeiro prever as ações, depois determinar os objetivos e, finalmente, encontrar as ferramentas necessárias para alcançá-los. Na educação ecológica, portanto, a abordagem baseada em projetos no ensino de ciências é um importante exemplo de desenvolvimento do pensamento crítico e de aproximação dos alunos.

Em resumo, esses dois conceitos discutidos no texto são muito importantes quando pensamos no ensino de ciências nas escolas, o significado que é criado pelos alunos sobre a proteção e sustentabilidade do meio ambiente, mas também para desenvolver os alunos ser crítico como pessoa, além de respeitar o meio ambiente, também entender sua importância fora do ambiente natural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (97.7 Kb)   docx (591.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com