TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OFICINAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  28/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.525 Palavras (19 Páginas)  •  936 Visualizações

Página 1 de 19

OFICINAS PEDAGÓGICAS

Gélica Sasso Galdino¹

Tutor Flex²

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (FLX 1002) – Seminário Interdisciplinar VII – 03/07/2021

RESUMO

No âmbito educacional, a articulação entre teoria e prática encontra na metodologia das oficinas pedagógicas um recurso oportuno. Este seminário caracteriza a oficina pedagógica como forma de construir conhecimento a partir da ação e da reflexão. Como instrumento de apoio pedagógico, as oficinas visam superar as dificuldades dos alunos de forma descontraída, sem a pressão da sala de aula, deixando o aluno mais à vontade para participar. A questão fundamental das oficinas é inovar e transmitir os conteúdos de uma forma mais simples e descontraída, trazendo o assunto escolar para o cotidiano dos alunos. Mostrando-os que o aprender e o ensinar não são práticas mecânicas, mais sim práticas prazerosas e divertidas. As brincadeiras, os brinquedos e os jogos são elementos peculiares do universo infantil e encontram-se interligados ao lúdico e ao mundo não só da criança, como também ao mundo do adulto. O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a importância das oficinas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem, o mesmo tem contribuído para a socialização, o aprendizado de regras e  a construção do conhecimento, constituindo-se em uma ferramenta pedagógica importante para o processo de alfabetização e desenvolvimento integral da criança.

Palavras-chave: Oficinas Pedagógicas. Ludicidade. Jogos e Brincadeiras.

  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido para a realização do seminário interdisciplinar VII, é Oficinas Pedagógicas, no qual a articulação entre teoria e prática é sempre um desafio, não apenas na área da educação. Entre pensar e fazer algo, há uma grande distância que, no entanto, pode ser vencida. Um dos caminhos possíveis para a superação dessa situação é a construção de estratégias de integração ente pressupostos teóricos e práticas, o que, fundamentalmente, caracteriza as oficinas pedagógicas.

Nas oficinas pedagógicas o lúdico é uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem, da Educação Infantil, é função da escola, planejar atividades lúdicas que promovam o aprendizado e o desenvolvimento integral da criança. Pois é através dos brinquedos, jogos e as brincadeiras que a criança vivencia fatos e desenvolve a sua cognição de forma prazerosa, numa interação com educadores e as outras crianças. A imaginação surge no mundo da criança, portanto, da ação que a mesma deseja realizar, de acordo com a sua realidade (VYGOTSKY, 2007). A essência do brinquedo é a formação de significados entre o mundo imaginário e o mundo real. Para o desenvolvimento da criança, os fatores mais importantes são as interações com os adultos, servindo como ponto de partida para a socialização com o meio em que vive

O presente trabalho está estruturado em Fundamentação Teórica, Metodologia, Resultados e Discussões, Considerações Finais e Referências.

  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
  1. O QUE É UMA OFICINA PEDAGÓGICA?

Oficina é uma forma de construir conhecimento, com ênfase na ação, sem perder de vista, porém, a base teórica. Cuberes apud Vieira e Volquind (2002), conceitua como sendo “um tempo e um espaço para aprendizagem; um processo ativo de transformação recíproca entre sujeito e objeto; um caminho com alternativas, com equilibrações que nos aproximam progressivamente do objeto a conhecer”.

Uma oficina é, pois, uma oportunidade de vivenciar situações concretas e significativas, baseada no tripé: sentir-pensar-agir, com objetivos pedagógicos. Nesse sentido, a metodologia da oficina muda o foco tradicional da aprendizagem (cognição), passando a incorporar a ação e a reflexão. Em outras palavras, numa oficina ocorrem apropriação, construção e produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma ativa e reflexiva.

A oficina pedagógica atende a duas finalidades: (a) articulação de conceitos, pressupostos e noções com ações concretas, vivenciadas pelo participante ou aprendiz; e b) vivência a execução de tarefas em equipe, isto é, apropriação ou construção coletiva de saberes.

        O professor ou coordenador da oficina não ensina o que sabe, mais vai oportunizar o que os participantes necessitam saber, sendo, portanto,  uma abordagem centrada no aprendiz e na aprendizagem  e não  no professor. Desse modo, a construção de saberes e ações relacionadas decorrem, principalmente, do conhecimento prévio, das habilidades, dos interesses, das necessidades, dos valores e julgamentos dos participantes.

A oficina, como qualquer ação pedagógica, pressupõe planejamento, mais é na execução que ela assume características diferenciada das abordagens centradas no professor e no conhecimento racional apenas. O planejamento prévio caracteriza-se por ser flexível, ajustando-se às situações-problema apresentadas pelos participantes, a partir de seus contextos reais de trabalho.

A partir de uma negociação que perpassa todos os encontros previstos para a oficina, são propostas tarefas para a resolução de problemas ou dificuldades existentes, incluindo o planejamento de projetos de trabalho, a produção de materiais didáticos, a execução de materiais em sala de aula e a apresentação do produto final dos projetos,  seguida reflexão crítica e avaliação. As técnicas e os procedimentos são bastante variados, incluindo trabalhos em duplas e em grupo para promover a interação entre os participantes, sempre com foco em atividades práticas.

        

  1. LÚDICO: LINGUAGEM E PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL

Os jogos constituíram sempre uma forma de atividade inerente ao ser humano. Entre os primitivos, por exemplo, as atividades de dança, caça, pesca, lutas eram tidas como de sobrevivência, ultrapassando muitas vezes o caráter restrito de divertimento e prazer natural.As crianças, nos jogos, participavam de empreendimentos técnicos e mágicos. O corpo e o meio, a infância e a cultura adulta faziam parte de um só mundo. Esse mundo podia ser pequeno, mas era eminentemente coerente, uma vez que os jogos caracterizavam a própria cultura, a cultura era a educação, e a educação representava a sobrevivência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (344.8 Kb)   docx (216.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com