TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROVAS PROJETIVAS

Por:   •  3/9/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 13

FAVENI

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

ALZIRA ALVES COST A

GESTÃO INTEGRADA: GESTÃO ESCOLAR E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DE INTEGRAÇÃO E INCLUSÃO

JACUNDÁ- PA

2021

RESUMO Esta pesquisa propôs como tema de estudo a gestão integrada: gestão escolar, coordenação pedagógica na perspectiva integração e inclusão no ambiente escolar. O intuito desta pesquisa foi investigar a teoria, e a observação das atribuições entre Gestor Escolar e o coordenador nas suas funções práticas escolares em relação a inclusão no ensino. Desta forma, compreender as atribuições específicas de cada um; apresentar a contribuição desses profissionais para uma educação significativa e inclusiva de qualidade; demonstrar a relevância da integração entre ambos para alcançar o êxito educacional. Para o desenvolvimento deste estudo, foi feita uma revisão bibliográfica para descrever teorias que abordassem a integração entre coordenação escolar no apoio da inclusão, tanto no apoio aos professores como da comunidade escolar, de modo a entender como se dá essa integração na prática. A pesquisa bibliográfica levantada serviu de fundamento para observação nos estágios, que teve por finalidade descrever aqui a metodologia adotada e contribuir para a produção do conhecimento do tema. Essa pesquisa foi bibliográfica, com observação das atribuições desses profissionais nas escolas estagiadas no município de Jacundá. Estágios realizados no primeiro semestre de 2018 em escolas municipais. O trabalhou proporcionou maior conhecimento entre a teoria e a atribuições práticas entre esses dois profissionais da educação é a relevância do papel deles na integração e inclusão.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão escolar. Integração escolar. Gestão Escolar. Coordenação Pedagógica

1.INTRODUÇÃO

A finalidade desse artigo é entender a função dos coordenadores pedagógicos e gestores escolares em suas respectivas atribuições e a educação inclusiva, pois a educação inclusiva tem sido motivo de muita discussão no meio educacional. Dessa forma, o estudo enfatiza o entendimento dos conceitos de integração e de inclusão no espaço escolar e os papeis do gestor e do coordenador na educação inclusiva.

A equipe gestora, coordenador pedagógico e gestor escolar, tem em sua definição histórica, na busca constante por uma proposta pedagógica que dê conta de responder aos anseios da comunidade escolar. Com essa finalidade, esta pesquisa aborda: como a equipe gestora da escola atuam na prática dentro das escolas, e suas reforços para que estas escolas consigam exercer sua função social na educação inclusiva.

Primeiramente, é preciso compreender as transformações no sistema educacional brasileiro, para atender à Educação Inclusiva, depende de diversos fatores que envolvem o contexto social, político, econômico e cultural em que se implanta na escola, as concepções e representações sociais relativas à deficiência e os recursos materiais disponíveis à escola. A escolarização regular de crianças e jovens com deficiência têm gerado fortes aflições acerca dos modos de desenvolver o processo inclusivo. Em alguns casos, percebe-se que certo tipo de inclusão acontece por imposição das políticas públicas, no esforço de cumprir a legislação.

Dessa forma, faz-se relevante refletir sobre o entendimento do que são integração e inclusão, o papel da equipe gestora da escola no contexto educativo, de modo que através desse entendimento se tenha condições de oferecer aos educandos um ambiente escolar acolhedor com uma educação de qualidade e significativa para todos.

2. O PAPEL DA EQUIPE GESTORA PARA A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA INCLUSIVA

Antes de adentrar no assunto específico é importante conhecer o que é administrador escolar e gestão educacional, como surgiu e qual a formação desse profissional, existem distinções entre essas duas figuras educacionais. Para se entender o assunto abordado, é relevante saber diferenciar esses dois profissionais, pois este trabalho será abordado o gestor escolar e seus parceiros orientadores educacionais e coordenadores pedagógicos.

O diretor e o coordenador devem ser o principal revigorador do comportamento do professor que demonstra pensamentos e ações cooperativas a serviço da inclusão. É comum que os professores temam inovação e assumam riscos que sejam encarados de forma negativa e com desconfiança pelos pares que estão aferrados aos modelos tradicionais. O diretor é de fundamental importância na superação dessas barreiras previsíveis e pode fazê-lo através de palavras e ações adequadas que reforçam o apoio aos professores. (SAGE, 1999, p. 138)

O termo gestão escolar foi criado para se diferenciar da expressão Administração Escolar e trazer para o contexto educacional elementos e conceitos básicos para aumentar a eficiência dos processos institucionais e aprimorar o ensino.

Sendo assim, conforme destaca a especialista em educação (Heloisa Luck, 2011, p. 45).

A gestão escolar relaciona-se a uma atuação que foca em promover a organização, mobilização e articulação das condições essências para garantir o avanço do processo sócio educacional das instituições de ensino e possibilitar que elas promovam o aprendizado dos estudantes de forma efetiva.

Para discorrer da equipe gestora é preciso perceber o papel que a escola tem adotado desde a promulgação da LDB 9394/96. A escola, após essa lei, passou a ser compreendida como um espaço social, no qual se produzem e se transmite saberes que devem ser socializados a todos. A equipe gestora da escola passou a ser entendida como gestão democrática a qual se define como “[...] a participação consciente do coletivo escolar em busca de uma identidade para a instituição educativa que responda aos anseios da comunidade”. A gestão escolar, precisa ser debatida com base nas conotações sociais que a permeiam, pois sofre coações externas visto que está inserida em uma sociedade capitalista. Dentro de uma visão política, destaca-se a questão do currículo escolar, visto que os saberes que são selecionados para serem transmitidos privilegiam interesses de grupos ou classes dominantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (107.6 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com