TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE A EXIBIÇÃO DO FILME ''COLCHA DE RETALHOS''

Por:   •  25/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.233 Palavras (5 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS- LÍNGUA PORTUGUESA

ATIVIDADE AVALIATIVA SOBRE A EXIBIÇÃO DO FILME ''COLCHA DE RETALHOS''

BELÉM-PA

2017

Retire do filme ''Colcha de Retalhos'':

1. Os momentos das memórias relatadas que mais lhe despertaram a atenção. Justifique.

R: Alguns momentos felizes e tristes da vida das personagens foram marcantes ao longo do filme, pois a produção do longa-metragem conseguiu expor a verossimilhança (semelhança com a verdade/realidade), nas cenas inspiradas em situações e mulheres reais. Quando Finn lembrou de seu noivo e os momentos de amor que passaram enquanto ele reformava o apartamento, a sintonia dos dois e a culpa dela quando o traiu com outro rapaz. O amor entre sua avó e tia é a pura expressão do amor fraternal e os momentos inesquecíveis foram quando elas lembraram de uma traição no passado e das alegrias que viveram na vida (e que superaram o trauma). Ademais, é interessante perceber a realidade americana no passado, a segregação econômica (consequência) nos relatos da secretária do lar da família de Finn e é perceptível a resistência negra contra as opressões da sociedade como, por exemplo, criar uma filha sozinha.

2. Que lições de vida podem ser extraídas do filme para sua vida pessoal e profissional. Comente.

R: Em primeira análise, diversas lições podem ser adicionadas em minha vida pessoal, pois as histórias das costureiras da ''Colcha de Retalhos'' são de mulheres que lembram de memórias ao longo da vida, lembram de fases, fases essas que já passei e ainda passarei. Ver cada história é tirar uma lição, um conselho e evitar cometer os mesmos erros em relações interpessoais. Ao assistir a produção fílmica, percebe-se que o amor reside em diversas pessoas e/ou situações. É necessário entender que na vida as ações geram consequências positivas ou negativas. Uma traição, um amor não correspondido, um casamento mal sucedido são alguns momentos que podem ocorrer na minha vida, mas sei que não serão dores eternas e que necessito(rei) me reerguer e perceber que antes de tudo o amor precisa residir em mim para poder estender-se. Em segunda análise, grandes lições profissionais podem ser extraídas, principalmente, em relação a protagonista Finn que está escrevendo um trabalho acadêmico importante, assim como eu e minha turma do Curso de Letras do IFPA-Belém estamos escrevendo, no caso o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). A persistência, a responsabilidade e a dedicação da pesquisadora Finn são inspirações marcantes, pois a caminhada da mesma foi difícil. Ela precisou mudar de cidade para ter a tranquilidade necessária para escrever. Sempre foi paciente e respeitosa com as pessoas que fizeram parte da pesquisa. Teve humildade para ouvir todos os relatos das participantes do estudo. Apesar de uma situação inesperada (Furacão) não desistiu e conseguiu prosseguir em sua caminhada científica. Portanto, a sua história de vida foi de fundamental valor em minha jornada acadêmica, especificamente, nos momentos finais do curso e serviram para me motivar a continuar com a produção do TCC e com o andamento do curso. Agradeço, imensamente, à Profaª. Ermelinda Melo pela excelente contribuição ao apresentar esse filme à turma.

3. Como você compreende que a colcha de memórias de sua formação humana dentro do seu Curso de Licenciatura poderá contribuir para a clareza das diversas determinações e busca contínua de sua identidade pessoal como suporte para a sua identidade profissional.

R: A ''Colcha de Retalhos'' de minha vida antes de adentrar ao ensino superior no IFPA campus Belém foi essencial para construir minha identidade pessoal e profissional. Em primeiro, agradeço pela minha formação humana aos meus pais, aos meus professores, a espiritualidade que sigo e as pessoas que passaram pela minha vida ou que ainda permanecem nela. A construção de um ser humano é complexa, pois demanda tempo, recursos financeiros, conversas, repreensões, afeto, erros e acertos. Os valores da vida social precisam ser apresentados desde a infância e mesmo assim não é garantia da constituição de um adulto de bom caráter, pois existe o livre arbítrio. Mas, sem dúvidas, conhecer princípios e segui-los desde cedo me fez ser uma pessoa mais responsável, respeitosa e empática. Possuo muitos defeitos e será um aperfeiçoamento constante as minhas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com