TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Colcha de Retalhos

Por:   •  14/6/2016  •  Resenha  •  1.078 Palavras (5 Páginas)  •  6.543 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Disciplina - Teorias e Sistemas: Fenomenologia Existencialismo e Humanismo

Professor(a): Maria de Jesus

ANÁLISE DO FILME “Colcha de retalhos”

Considerando:

Fenomenologia, Existencialismo e Humanismo.

Alunos:

Caio César Lopes Coelho

Tainara

Ilary

Fernando

Eduardo

O filme “Colcha de Retalhos” (How to Make an American Quilt), produzido em 1995 sob a direção da australiana Jocelyn Moorhouse, trata de um drama inspirado no romance de mesmo nome escrito por Whitney Otto. Apesar de o longa não deixar claro onde e quando exatamente está ambientado, é possível presumir que se passa aproximadamente na mesma data de sua produção (1995), passeando, através de flashbacks, por diversos momentos anteriores a este.

Colcha de retalhos conta a história de Finn, interpretada por Winona Rider, cuja história central acaba por se conectar às histórias das demais personagens, Jaci, Gladi, Ana, Mariana, Sophia, Constance e “Em”, confeccionadoras da colcha de retalhos do título. A história começa quando Finn, no ano que fora pedida em casamento, se refugia na casa da tia avó durante três meses a fim de concluir uma tese enquanto seu apartamento está sendo reformado pelo noivo. Durante o tempo que permanece na casa da sua tia avó Gladi, a jovem Finn acaba conhecendo da história de sete mulheres, mais velhas, com quem ela passa a conviver. Essas mulheres, com quem Finn já tivera convívio desde a infância, têm o hobby de produzir colchas de retalhos, e no transcorrer do filme estão dedicadas à elaboração de uma peça, a qual pretendem presenteá-la. Ainda confusa em relação à possibilidade do casamento, Finn acaba conhecendo a história de vida de cada uma dessas mulheres relacionadas ao tema que escolheram para a colcha: “onde mora o amor”. Neste contexto repleto de perspectivas acerca do amor, do sentido da vida, da liberdade e da morte é possível abrir caminhos para análise dentro dos conhecimentos fenomenológicos, humanistas e existenciais.

O filme começa com uma menininha contando como desde muito nova via sua tia e avó, junto de outras senhoras, que todos os anos se reuniam para costurar um colcha feita de retalhos. Logo no inicio do filme a menina, Finn, conta que sempre sentava debaixo do bastidor de costura e imaginava que a colcha era uma floresta cheia de árvores, e que os bordados eram mensagens gigantes escritas no céu. Segundo Husserl, a investigação fenomenológica busca a consciência do sujeito através da expressão das suas experiências. Em um outro momento do filme, Finn discute com o noivo, Sam, por associar as experiências vividas por Sofia ao seu relacionamento com o futuro marido teme que o mesmo a abandone assim como o marido de Sofia. A fenomenologia busca a interpretação do mundo através da consciência do sujeito formulada com base em suas experiências. No caso de Finn, com base nas experiências vividas por Sofia. Quando a mãe de Finn lhe diz que vai se casar novamente com o seu pai, Finn fica frustrada porque alega que a mãe passou 20 anos de sua vida dizendo que casamento era uma bobagem. Um fato que causou em Finn uma insegurança em relação ao seu casamento com Sam.

Humanismo por exemplo pode ser definido como um conjunto de ideais que valorizam as ações humanas e valores morais. Encontramos várias valorizações dos conceitos humanistas começando com a Finn, a personagem central, sendo ela uma jovem que está dividida entre o amor e a sua liberdade, conceitos do humanismo. Outro momento que podemos notar a ação humanista é a de solidariedade, a tia avó de Finn, permitindo que Jaci more com ela apesar de tudo que Jaci já fez no passado, quando teve um caso com o esposo de Gladi. O respeito, outro conceito humanista, é abordado com mais ênfase na história de Mariana, quando mesmo tendo se envolvido com muitos homens, conseguiu amar este que ela não poderia ter devido ao respeito dele por sua esposa. O filme por completo tem uma grande valorização do conceito humanista de amor, desde o tema principal que é fazer uma colcha de retalhos com cada uma das mulheres colocando onde fica o amor para elas, valorizando assim os sentimentos de todas as histórias contadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (99.8 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com