TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filme Colcha de Retalhos

Por:   •  13/6/2016  •  Resenha  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  1.347 Visualizações

Página 1 de 2

Colcha de Retalhos, filme lançado em 6 de outubro de 1995 e dirigido por Jocelyn Moorhouse. Conta a história de Finn, jovem de 26 anos, que precisa terminar sua tese de mestrado, e se encontra confusa com o recente pedido de casamento de seu noivo.

Ela tem dúvidas se deve se casar ou não, pois se pergunta como viver em casal e ter espaço para si mesmo. Finn é uma jovem ligada no mundo racional, e está com dificuldades em terminar sua tese, pois busca perfeição e quando ver que não irá conseguir, troca o tema. Trocou de tema já algumas vezes e agora será sobre história de mulheres, de diferentes culturas, que realizam trabalhos manuais. Sendo assim, resolve ir passar um tempo na casa de sua avó, onde um grupo de mulheres confecciona uma colcha para presenteá-la, e o tema escolhido por todas elas é “onde mora o amor”.

A colcha de retalho é cheia de histórias de amor, cada uma representando uma lembrança, uma vivência, um momento. E enquanto vai sendo elaborada, Finn fica conhecendo as histórias e segredos de cada uma daquelas senhoras, e isto serve para que ela vá, aos poucos, refletindo sobre o que realmente quer de sua vida.

Durante o filme a força do vento mudou tudo de lugar, espalhando as folhas da tese por todo o lugar, o que foi um grande desafio para Finn, sobre desistir mais uma vez ou lutar para recuperar. E quando ela resolve lutar pela tese que já tinha escrito, podemos perceber que realmente amadureceu, e agora poderia encarar uma relação duradoura, que exige muitas reconstruções durante a vida.

O filme retrata conflitos, construções, trazendo o diálogo feminino entre gerações que abordam o fazer e desfazer de nossas vidas, os pedaços que nos formam. E nos faz pensar que, de uma forma ou outra, nós somos cobertos, desde o nosso nascimento pelas colchas tecidas com as experiências, mitos, tradições, permissões e proibições que, ao longo de várias gerações, vão marcando nossos caminhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com