TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CONTEXTUALIAZADA COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO

Por:   •  23/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

O idioma brasileiro é uma grande dificuldade para os imigrantes

Muitos são os desafios dos imigrantes que vêm para o Brasil em buscas de novas oportunidades de vida, uma delas é o idioma, tendo que o Brasil como um país onde a maioria da população não domina outro idioma, a língua é uma barreira para a comunicação e compreensão dos emigrantes.

O fator de existir essa barreira na comunicação, traz atrasos nos atendimentos básicos. Levando em consideração que a comunicação é muito importante e necessária para compreensão entre os interlocutores, exista dificuldade com a socialização, inserção social e aplicação de políticas públicas aos imigrantes principalmente aos que precisam de atendimento em locais públicos. E muitas das vezes para que haja algum tipo de diálogo, procuram o uso de outras alternativas como a comunicação não verbal como por exemplo, expressões faciais, e mimicas, levando em consideração o conhecimento de mundo e relações pessoais.Com a situação dos imigrantes no País observamos a importância da comunicação e uso da linguagem e que ambas não estão restritas somente ao uso das palavras, podendo observar elementos não verbais e que exigem o reconhecimento de signos diversos, ocorrendo verdadeiros processos comunicativos.

Apesar de existir essa forma de comunicação é preciso existir políticas públicas voltadas na melhoria do sistema de acolhimento desses estrangeiros, trazendo qualidade de vida e fornecimento de serviços básicos como por exemplo a entrada deles na escola, e assim dominar a língua padrão do país o português. A cidade de São Paulo aderiu para o atendimento desses refugiados lojas da confidencie Câmbio que contam com profissionais que que falam Criolo, um dos idiomas falados no Haiti, para melhoria da comunicação verbal e oral desse grupo. Sabendo que esse é um dos grandes passos para melhoria no atendimento desses imigrantes é a comunicação é preciso de mais assistência para que esses imigrantes tenham acesso e domínio da língua portuguesa e que possam usufruir de uma vida de qualidade que eles tanto buscam em nosso país isso se faz com programas de acolhimento, projetos socais e escolas voltadas para esse determinado grupo de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com