TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS BEHAVIOR

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 8

Edilene Rodrigues Amâncio

6659432173

Gabriela Brandino dos Santos

6896534605

Jaqueline de Campos Martins

6661425549

Poliana Carolina Aizza de Deus

9938026640

Rina Mara Oliveira de Queiroz

6452336045

Thayne dos Santos Rosa

6685388120

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ATPS - BEHAVIORISMO

        

Edilene Rodrigues Amâncio

6659432173

Gabriela Brandino dos Santos

6896534605

Jaqueline de Campos Martins

6661425549

Poliana Carolina Aizza de Deus

9938026640

Rina Mara Oliveira de Queiroz

6452336045

Thayne dos Santos Rosa

6685388120

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

ATPS - BEHAVIORISMO

Trabalho apresentado à Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como exigência parcial da disciplina Psicologia da Educação, do 1º e 2º semestre do curso de Pedagogia, sob a orientação da Professora Christiane Araújo.


Behaviorismo: O estudo do comportamento humano.

John B. Watson, foi fundador do behaviorismo. Behavior, palavra originada do inglês, que tem por definição, "comportamento". Ele adotou um ponto de vista sobre o estudo dos seres humanos, que iria propagar por toda área da psicologia. Publicando seu primeiro artigo em 1913, com o título "Psicologia: como os Behavioristas a veem", e seu primeiro livro sobre o mesmo foi em 1919.

Watson seguia um parâmetro de que a psicologia deveria ser objetiva e não especulativa, para assim compreender os seres humanos. Foi considerado um ambientalista extremo pela conclusão de seus comentários, que ignorava completamente os fatores genéticos, (não sendo isso uma verdade absoluta) e aos fenômenos do pensamento.

"Se a psicologia quisesse se fortalecer no mundo da ciência seria necessário que ela repensasse seu objeto de estudo". – Watson, 1913.

Contexto Histórico

  • EUA – Forma utilitária e pragmática de lidar com a realidade e com o ser humano nela inserido.
  • Ciência – Sendo pensada em termos objetivos e o comportamento explicado pelo êxito das respostas.

Behaviorismo – Antecedentes

  • Influência do Darwinismo – Trabalho com animais.
  • Fisiologia – Comportamento condicionado Pavlov (1927) – Provocar comportamentos.
  • Funcionalismo – Adaptação ao meio e comportamento em relação ao meio.
  • Associacionismo – Teoria da aprendizagem.
  • Empirismo – Observação e experimentação para decidir o que é verdadeiro.

Behaviorismo Radical

É a linha de estudo fundada por Skinner em 1945, o nome definia a filosofia da Ciência do Comportamento. A maioria dos comportamentos humanos são aprendidos através do contato com um ambiente, onde a pessoa não é, ela está sabendo que todos os comportamentos estão abertos a mudanças. Segundo ele, comer, beber e reproduzir-se são comportamentos inatos do ser humano, chorar também, porém ele é um deles que pode se modificar com o tempo ou seja o individuo utiliza o choro para conseguir coisas, logo você aprende a chorar em determinadas situações, para buscar benefícios a si mesmo e dos demais ao redor.

O que é Comportamento?

Para o Behaviorismo o comportamento é a interação do organismo para com o ambiente frequentado. Sabemos que influencias afetam comportamentos, na maneira de se vestir ou falar, tudo é caracterizado pela genética (define potencialidades do organismo) e pode na maioria das vezes ser modificado pelo ambiente (interação).

Organismo + Ambiente

=

Comportamento

Skinner utiliza como base a formulação do comportamento operante, porém para chegarmos a ele é importante citar algumas noções do comportamento reflexo/respondente/condicionalmente clássico.

Comportamento Respondente

Chamado de não voluntário, é nele que são produzidas por estímulos do ambiente. Qual é a reação quando uma luz forte alcança os olhos? Ou quando chupamos limão?

[pic 1]

Este tipo de comportamento é uma interação com o estímulo-resposta, como citada acima, o ambiente + sujeito, onde o organismo oferece respostas de certa forma automática. Como próprio nome diz Comportamento Respondente que oferece respostas aos estímulos, sem se quer ter os aprendido a realizar-las, sabendo que nem todas as pessoas poderão produzir tais respostas por conta de sua genética. No entanto, também é usado o termo reflexo pelo fato de levar o organismo a responder estímulos que anteriormente não respondia, onde o organismo aprende a responder os mesmos através repetições.

Em 1930 Skinner inicia a teorização de seu estudo do comportamento operante através do comportamento respondente, que se tornou sua base de análise, logo como uma denominação de interações.

Comportamento Operante

Diferente do estudo anterior de Skinner, este inclui as atividades humanas com maior amplitude, onde é analisado as ações do bebê ao nascer e dos adultos com seus comportamentos mais requintados, no qual eles são exercidos de maneira voluntária, dependentes de aprendizagem como tocar violão, ler e escrever, seus estudos são definidos leis comportamentais.

[pic 2]

Esse tipo de comportamento é composto por dois fatores: resposta e estímulo reforçador. O estimulo é considerado a responsabilidade pela ação mesmo após o manifesto do comportamento. A interação ocorrida nesse estudo comportamental é denominada relação funcional, onde existe a ação do individuo e suas consequências.

Reforçamento

Uma das formas de fazer as seleções de comportamentos, isto é, selecionar consequências, é através do reforço.

O reforçamento pode ser tanto positivo, quanto negativo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (284.5 Kb)   docx (186.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com