TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Educação Especial

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.399 Palavras (10 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

ADRIANA RODRIGUES: 394434

KEILA CORDEIRO MENDONÇA CARTAXO: 399303

SANDRA MARIA PEREIRA SILVA: 392719

A ESCOLA É PARA TODOS

SOBRADINHO-DF

2015

EDUCAÇÃO ESPECIAL

                     

ADRIANA RODRIGUES: 394434

KEILA CORDEIRO MENDONÇA CARTAXO: 399303

SANDRA MARIA PEREIRA SILVA: 392719

                 “Atividade Prática Supervisionada     (ATPS) apresentada ao                                                Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina: EDUCAÇÃO ESPECIAL sob a supervisão da tutora presencial Profª JANETE BORGES.”

SOBRADINHO-DF

2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO-----------------------------------------------------------------------------4

O QUE É INCLUSÃO---------------------------------------------------------------------5

 QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DE UMA ESCOLA INCLUSIVA?-------------------------------------------------------------------------------6 e 7

CARACTERIZAÇAO DE PESSOAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS---------------------------------------------------------------------------------8

PERFIL DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO AS PRÁTICAS INCLUSIVAS?---------------------------------------------------------------------------------------------------9 e 10

CONSIDERAÇÕES FINAIS-----------------------------------------------------------11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS-------------------------------------------------12

INTRODUÇÃO

A educação especial tem que ser vista com grande atenção e responsabilidade, já que temos que trabalhar na expectativa que somos todos iguais. O presente artigo tem como objetivo demonstrar, através de inúmeras pesquisas científicas, o grande avanço ocorrido nos estudos a respeito da Educação Especial e da pessoa com necessidades educativas especiais, o que fortaleceu o movimento de expansão da inclusão e possibilitou a unificação do ensino regular e especial, rumo a práticas cada vez mais inclusivas. Este trabalho procura, também, relacionar questões conceituais referentes à pessoa com necessidades educativas especiais, de maneira a esclarecer alguns termos construídos socialmente, sendo que esse estudo remonta, de forma generalizada, a um histórico da educação especial, fazendo um viés na legislação inclusiva que proporcionou a garantia de direitos sociais e, por fim, fortalecendo a inclusão da pessoa com necessidades. E para o professor entender as diferentes etapas de desenvolvimento da criança, sua forma de pensar, e consequentemente planejar sua intervenção, para auxiliar e encorajar seu aluno no desenvolvimento, ele precisa conhecer como se processam essas etapas de desenvolvimento, buscando sempre especializações.

 

O que é inclusão?

         Inclusão escolar é o acolhimento de todas as pessoas, sem distinção de cor, classe social, condições físicas e psicológicas. É um tema de grande relevância e vem ganhando espaço cada vez maior. Com um caminho longo a ser trilhado e com novos conhecimentos produzidos para superar os desafios da inclusão. Sabendo dessa importância da inclusão escolar para o desenvolvimento da pessoa com deficiência, a Educação Especial ganha um sentido amplo, que significa educar, sustentar, acompanhar, orientar e conduzir.

A nossa Constituição desde 1988, no art. 208, inciso III diz que o dever do estado garante o atendimento educacional para portadores com deficiência, preferencialmente na rede escolar de ensino, com a Lei nº 7853, de 05/03/3004 instituiu o programa de complementação especializado às pessoas portadoras de deficiência. Onde os mesmos devem receber atendimento especializado, e que não substitui o ensino regular. Apesar das dificuldades, a inclusão só pode ser possível se trabalhado em conjunto, com os pais, os professores das escolas regulares e o atendimento especializado, pois os professores não estão preparados em termos práticos e técnicos, e ainda alguns pais que não acreditam na importância da socialização da criança, e a família tem um papel fundamental nesse processo, é na família que se aprende as necessidades básicas como agir e se comportar, sendo a família a identidade do aluno.  As pessoas com deficiência nos proporciona o conhecimento da sua identidade, a partir dai buscar um aprendizado.  

         Assim sendo, em 1990, com o apoio de diversas associações e profissionais de várias áreas, surgiu o Estatuto da Criança e do Adolescente, com a Lei nº 8.069, denominando como filosofia à proteção dos direitos da criança e do adolescente, seguindo, em relação aos portadores de deficiência dessa faixa etária, a mesma linha da Constituição Federal. Descentralizando seu trabalho de forma a assegurar tais direitos, esses conselhos são organizados em diversos níveis - federal, estadual e municipal - e contam com a participação popular na fiscalização e controle de possíveis casos de desrespeito a suas determinações legais.

 Quais as principais características de uma escola inclusiva?

[pic 2]

Fazer valer o direito à educação para todos não se limita cumprir o que está na lei e aplica-la em situações discriminadoras, esse assunto merece um atendimento mais profundo da questão da justiça, uma escola justa e desejável que atende as desigualdades naturais (produzidas pela natureza) e desigualdades sociais (produzidas pelas relações de domínio econômico, espiritual, político). Pois para ter uma condição de igualdade nas escolas não se concebe igualdade em tudo, temos que considerar essas desigualdades. A inclusão compreende um valor constitucional que, em si, deve concretizar a aceitação da diferença humana e respeitar a diversidade cultural e social. Não deve a inclusão, apenas, continuar proliferando boas intenções, pois, em muitos casos, vem travestida de atitudes de caridade, indignação e piedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (322.1 Kb)   docx (618.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com